3D&T ALPHA E SUAS CARACTERÍSTICAS EM CRUZ

novembro 20, 2018 Vekariel 0 Comments


         Ah um certo tempinho nosso querido Burp o Mont Cook do sistema Alpha publicou junto à Jambo o incrivel Manual do Defensor reinventando o jogo e trazendo varios conceitos que eu ja estava batendo na tecla a muito tempo no sistema Alpha.

Mas não foram somente regras e coisas que eu ja falava na comunidade, ele trouxe novas formas de ver regras e coisas que sempre tivemos duvidas, e ele me convenceu de algo que eu sempre tive problemas, ele explicou da melhor forma o que seria a Habilidade, e aqui eu me proponho a filosofar um pouco em cima disto e falar que as características basicas do Alpha são na verdade uma Cruz...

Uma pedra no sapato da maioria das pessoas que começa a jogar 3D&T Alpha é como a característica Habilidade funciona e sua extensão milagrosa aglomerando inteligencia, destreza, agilidade e carisma tudo em um lugar só.
         Eu mesmo demorei horrores para entender como deveriam ser interpretados os atributos basicos do sistema, e com as materias do Burp e o manual do Defensor finalmente eu chegaria a um consenso final sobre o controverso sistema.

         Acontece que os atributos do jogo funcionam em uma especie de sistema de Cruz, como assim? Vamos lá, raciocina comigo.

         Bem no centro do sistema esta a polèmica Habilidade, que de acordo com as palavras do proprio Burp, não representa simplesmente uma bagunça entre agilidade e inteligencia e sim representa realmente Habilidade, ou seja a base do personagem tudo aquilo que é inerente e bruto pra ele, é um número que fala do personagem em todos os ambitos seria o centro da Cruz e o ponto de partida, alguém de habilidade alta tem talento para aprender e ir longe em qualquer área do sistema, na Cruz ela seria o meio. 
         Pense na H como o bonus de ataque do Mutantes e Malfeitores, ele representa tudo que o personagem sabe militarmente ou seja usando qualquer arma de qualquer tipo, simples assim, depois para especializar o personagen temos varios feitos que refinam este bonus por valores mais baixos por serem mais especializados.
         Isto é a H, um atributo que é o bruto do personagem tudo aquilo que ele sabe fazer por sua base, depois para especializa-lo mais seguiremos para as vantagens e os outros atributos que ajudam a moldar de forma eficiente o personagem.

         Um erro muito comum que vejo nas mesas é as pessoas tentando dar funções sobre o que são os atributos, mas eles devem ser interpretados apenas mecanicamente para definir o que o personagem pode fazer em termos de jogo os potenciais deste personagem. Como ele deve fazer é totalmetne função do jogador definir. 
         Uma H 5 para um mago pode ser facilmente referente em combate a sua capacidade magistral de usar seus paineis misticos defletores para desviar de ataques sem precisar dar uma cambalhota, que ele definido pelo jogador nem saberia como fazer. Por isto se aconselha a partir de certo ponto ter pelo menos 2 pontos em H, mas entupir H de pontos também começa a partir de certo ponto ser muito prejudicial elevando em muito os custos necessários para se manter o personagem equilibrado, ai é necessário partir para a outra parte de nossa matéria.

         No outro escopo dos atributos básicas estão as outras 4, que diferente da H, são atributos especializados e antagonicos entre si, aqui entra o conceito de cruz que eu disse logo ali em cima, porque ao criar um personagem é comum ver o jogador especializar para uma das extremidadas da cruz como mostro abaixo.

         Força e Poder de Fogo - são completamente opostos, ao se pensar um personagem clarametne é vantagem irmos para um dos lados deixando o outro como secundário ou mesmo nem pondo pontos nele, ter lutadores marciais e atiradores muito especializados pode ser o segredo do sucesso do grupo, esta é uma das hastes da Cruz podendo ir para a direita ou esquerda na formação do personagem.

         Resistêcia e Armadura - Esta poucas pessoas pensam como antagonicas, mas principalmente em pontuações mais baixas sempre se faz escolhas por uma das duas, e elas são realmente bem diferentes entre si e o jogador pode sim escolher uma para se especializar, ou tu aguenta levar muita pancada (Resistência), e ai é bom investir em coisas como muitos pontos de vida extra também, ou consegue evitar e mitigar este dano (Armadura) e assim comprando varias vantagens de defensa para aumentar suas vantagens com Armadura. 
         Formando assim o eixo cima baixo da cruz, sendo que perícias e várias vantagens servem para se especializar a Habilidade em si. 

         Pensando nisto vemos agora caminhos bem mais claros para se criar personagens em grupos funcionais e como o Burp realmente estava certo em sua dissertação sobre como Habilidade nunca foi esta aberração que todos falam, na verdade pensando assim em atributos antagonicos e um central que irradia para todos o sistema passa a tomar uma elegancia toda nova, apenas mudando o ponto de vista.

         Vejamos por exemplo o personagem de Tormenta abaixo:

Orian Michel (12 pontos/Nigen)
F0; H4, R1. A3; PdF3
Arcano, 
Assombrado,
Código de Honra (cavalheiros, redenção, heróis)

         Orian claramente tem muita habilidade, mas veja ele tem Arcano e nenhuma perícia, a partir dai podemos construi-lo como um mago extremamente habilidoso, podendo realizar magias espantosas até 20 PM, mas não tendo tanta saude para isto tendo apenas 10 pontos de magia, com o tempo e experiencia ele que ja é uma lenda deveria pensar  em uns pontos de magia extra pra resolver seu problema.
         Neste caso vemos como ele se infiltrou na cruz que eu disse, o centro é muito forte com H4, ele tem uma base muito boa em tudo que vai fazer é um personagem muito focado (vejam bem esta é minha interpretação para este personagem, outros personagens ou pessoas poderiam falar da habilidade dele de formas muito diferentes), sendo mago ele pos todas suas apostas em suas magias basicas a longa distância indo para PdF no lugar de Força se especializando como mago, para representar varias magias diferentes eu recomendaria adaptador também mais para frente, e para terminar ele tem muito mais A que R, demonstrando que mesmo não sendo um touro ele depende de suas defesas magicas para rechasar ataques e esta ai um mago com muito potencial mas que precisa melhorar sua saude para aguentar mais poder magico e conseguir usar seus conhecimentos brutos como deveria, muito focado ele também se vale de seus escudos arcanos para combater e proteger os mais fracos.

         Viram que apenas interpretando o conceito da cruz ja da pra se fazer muitos personagens legais e especializados sem paranóias da importancia exagerada em Habilidade e que magos Bruce lee, sáo até possíveis, mas apenas se tu assim o desejar. 

         Nas próximas semanas quero trazer personagens prontos para Tormenta Alpha que tenham a ver com minha colonia em Arton, para serem usados como quiser, sempre pensando nesta maravilhosa característica do 3D&T de te entregar o que tu quer com qualquer combinação de numeros.

Arte da Publicação

0 comentários: