SURTOS DE PODER

setembro 29, 2023 Vekariel 0 Comments




         Revisitando a Dragão Brasil que falava sobre o 3DeT de Rodoviária e tinha uma das primeiras prévias do jogo pronto, me deparei com uma regra que era muito desbalanceada, mas que me deixou intrigado a ponto de revisita-la neste texto.


Esta regra, fazia o personagem recuperar 1 ponto de ação toda vez que seus dados caiam valores iguais na rolagem mesmo não sendo seis. 

         Por motivos óbvios isso causava combos quase infinitos dependendo da sorte do jogador porque ele gastava seu ponto de ação para ter o ganho de 1Dado, com 3 Dados a chance de cair dois valores iguais é bastante grande, onde o jogador novamente gastava este ponto de ação e assim o combo ia longe. Claro que esta versão não entrou nem no Play Test que temos em mãos..

IMPORTANCIA DO GANHO

         A importância do ganho hoje, de ter mais um dado para se jogar, apesar de realmente fazer uma diferença no jogo me deixa com uma sensação de que falta alguma coisa, e acredito que mais opções de vantagens que podem acontecer durante este momento tão importante no jogo a ponto de ser alardeado como uma das principais características do jogo merece algum carinho a mais..

GASTO ALTO DE MANA

         Ainda continuo a acreditar que o jogo anda gastando Mana demais em seus poderes o que deixa os jogadores na obrigação de segurarem os dedos e não utilizarem de forma mais livre suas habilidades durante o o dia a dia. de aventura.

Pensando nestas duas realidades eu cheguei em uma forma de aproveitar a regra descartada, em um modo talvez muito mais divertido e imprevisível, que pode transformar suas mesas em um verdadeiro caos de diversão… 

Pensando nisso cheguei aos

.

SURTOS DE PODER

         Um surto de Poder é uma manifestação espontânea do personagem de poder bruto o permitindo usar mais vezes suas habilidades mais poderosas e ocorre toda vez que dois dados caem com o mesmo número em um teste de conflito. Cada vez que for fazer um teste que use mais de um dado observe os resultados, toda vez que os dados se repetirem o evento ocorre.

         Sempre que um surto de poder ocorrer o jogador e mestre devem anotar o numero sorteado, no próximo turno do personagem ele tera aquele número como pontos de mana extra que só poderão ser usados naquele turno para baratear qualquer poder ou mesmo zerar seu custo.

         Só pode ocorrer um surto por Turno, qualquer outros testes que derem valores assim serão perdidos. Qualquer teste pode abrir o surto, tanto iniciativa, quando ataque, defesa ou testes para resistir a algo, apenas precisa arremessar dois ou mais dados.

         Um surto não pode ser guardado para outros turnos, caso o jogador não possa usar a mana naquele turno ela será perdida. A mana sorteada pode ser distribuída a vontade nos usos do turno, mas nunca deixar um gasto negativo ou seja você nunca vai ganhar MANA por uma vantagem ou técnica que tenha ficado mais barata que zero. Mas também qualquer excedente de mana pode ser usado para melhorar mais ainda o poder como qualquer ponto de mana.

         O jogador também esta livre para gastar sua própria mana para somar mais ainda ao pool do turno.

         Um surto de poder também ocorre apenas na primeira jogada de cada teste. Qualquer Vantagem ou técnica que permite rolagens adicionais não valem para surtos de poder.

         Número 6 nunca entram para surtos de poder, eles são sempre acertos críticos. Em contrapartida números 1 que não conflagrem uma falha critica contam para surtos de poder (veja bem esta situação ocorre apenas em jogadas de 3 dados ou seja com perícia ou ganho porque com 1 Dado não se consegue um surto e 2 Dados seria claramente uma falha crítica.

 A IMPORT NCIA DO GANHO

         Aqui nesta situação testes com ganho e perícia passam a ser mais importantes ainda, por ser muito mais facil se conseguir estas combinações jogando 3 dados no lugar de 2 e não existem surtos em testes feitos com apenas um dado.

         Desta forma ter ganho é algo muito mais desejado, mas não vai garantir que tu consiga se manter fazendo testes seguidos com ganho eliminando o antigo problema..

ALGUNS EXEMPLOS

         Dama Vulture ataca com seu poder para convencer Draco Bonfoy a desistir de comprar o Atol das Coroas… ao jogar seu teste de poder Vulture com a perícia adequada joga 2D+3 (seu poder sem bônus algum), ela consegue 3+3 (+3 de poder), ela consegue atacar com um 9, bom o suficiente para conseguir .fazer algum estrago, mas o mais importante do turno foi seu 3+3, que é um surto de poder e vai fornecer em sua proxima rodada 3 PONTOS DE MANA que Dama vai precisar gastar durante todo o turno ou os perderá se tentar guarda-los.

         Draco Bonfoy joga sua iniciativa para  conflito e tira um 6+6 pontos. Ele não consegue um surto pois 6 é sempre acerto critico e não permite surtos de poder.

         Mas Dracon Bonfoy ao defender um dos ataques de Dama Vulture com Ganho por ter usado vantagens tira (5+5+3) +(4 de sua resistência) conseguindo uma defesa de impressionantes 17 pontos, e com o incrível bônus de possuir agora para a próxima rodada 5 pontos de mana livres graças ao Surto de Poder  que acaba de acontecer.

FINALIZANDO

         Esta regra pode deixar o jogo maravilhosamente caótico, mas como sempre precisa de uma confiança maior entre jogadores e  mestres. Sendo que os mesmos precisam estar alinhados com esta decisão e se divertirem com as reviravoltas malucas que podem acontecer em um jogo com surtos de poder.

Divirtam-se


Arte da Publicação
Fanarts de YuYu Hakusho e Xenogears


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