UM DADO NOVO PARA VOCÊ! UM DADO HERÓICO

dezembro 08, 2022 Vekariel 0 Comments

 



         Existe um assunto que sempre me deixou incomodado. E tem a ver com o fato do jogo considerar personagens de 12 pontos muito mais poderoso que os 10 pontos. Nunca vi isto em numero, então fui levantar dados... muitos dados...


         O manual do defensor trouxe um ar novo e várias formas de se jogar defensores Alpha, renovando um sistema que já estava fazendo certa idade.

         Alguns de seus novos sistemas alternativos eu adotei logo de primeira. Mesmo porque já os vinha defendendo a anos como o sistema que foi padronizar todos os testes de jogo e transformar todos os testes do jogo em jogadas contra dificuldade.

         Mas está decisão me trouxe outra consequências, assim como outra regra interessante e que mata um problema que me incomodava a muito tempo. Estou falando da regra de se jogar dois dados e o crítico duplo que foram base para a confecção do Victory. Basicamente ele acrescenta outro dado para jogadas de FA e FD, além de tornar todo 6 um crítico podendo assim conseguir multiplicadores bem altos.

No inicio eu vi estas regras como curiosidade, mas com o tempo eu acabaria que adotando elas como canon em minhas mesas. E com o lançamento das Dragão Brasil falando do 3DeT Victory continuei pensando sobre paradas de dados, jogar montões de dados e a falta de coerencia que determinava 12 pontos ser tão mais poderoso que 10 sem proposito. E tantos pensamentos assim me levaram para as reflexões abaixo.


MAS VOCE NAO TA MAIS PODEROSO


Se observarmos a explicação da regra ela meio que põe um ponto de quebra entre personagens de 10 e 12 pontos. Além de descritivo isso nunca entrou na minha cabeça porque a diferença de 2 pontos também era a mesma de 8 para 10 pontos. Só que agora tudo me faz sentido.


UMA QUESTÃO DE DADO 


         Aqui vem o pulo do gato. Sabe o dado a mais que a tal regra alternativa que eu trouxe acima? Aquela de usar dois dados para testes? Simm está mesma.

         Vamos dar um nome pomposo para este dado, ele se chamará DADO HERÓICO! Passando a ser utilizado advinha onde? Quando o personagem atingir 12 pontos e ser considerado um herói poderoso. O dado funcionará exatamente como está no manual do defensor inclusive sobre críticos. A diferença é que ele é um recurso que precisando parar de 12 pontos. Sempre que o personagem enfrentar personagens menores com 10 ou menos pontos ele terá um dado a mais que fará muita diferença.

         Pronto assim a tal diferença de poder está mais que explicada tornando personagens com 12 ou mais pontos ainda mais poderosos sem apelar para escalas.

Está escolha ainda traz uma nova vantagem que é ampliar os resultados possíveis e aguentar também valores de FA e FD muito maiores sem perder a relevância. Acredito que ele consiga segurar até FAs básicas de 15 a 20 (FA básica é H+F ou PdF). E mesmo que a curva de resultados fique mais equilibrada os críticos devastadores vao fazer a emoção da galera.

         Agora se tu quiser transformar o jogo em verdadeiro Dice building…. Um jogo onde procuramos cada vêz mais o maior número de dados seguem umas regrinhas opcionais abaixo.


DADO LENDÁRIO


         Caso vc queira da para se acrescentar mais um dado para FA e FD chamado dado lendário assim que o personagem assume SUGOI ou ultrapassa os 25 pontos de personagem. Aconselho parar por aqui com este tipo de dado porque 3 Dados são o bastante para testes altíssimos e as outras diferenças a própria escala já dá conta do resultado.

         Uma boa alternativa também é usar o Dado lendário assim que o personagem atingir os 25 pontos independente de alcançar Escala ou não. Assim a busca pela escala seria outra conquista.


PERÍCIAS VICTORYANAS 


         Perícias em testes contra dificuldade dão +4 para quem as está testando. Caso queira por mais dados ainda em suas jogadas faça que nem o 3DeT Victory, no lugar do bônus acrescente um Dado a mais ao teste, não se preocupe que 1D é equivalente ao +4 de todo jeito. A diferença é que está dado influência em críticos e se um personagem também estiver usando dado lendário, bem serão 4 Dados assim e se utilizar a regra abaixo então…  meus deuses…


DADOS FURIOSOS


         A mesa pode dar um passo a mais em seu baldinho de dados. Com esta regra o jogador pode gastar 2 pontos de XP e acrescentar um DADO FURIOSO a seu teste, a um único teste. Ele pode continuar a progressão sempre dobrando o custo para cada dado a mais… 2, 4, 6, 8 e por aí vai para… 1, 2, 3, 4 Dados e haja baldinho para jogar isso tudo.


SE TUDO DER ERRADO CONVERTA DADOS


         Agora se tu ainda quiser jogar dados seu maníaco da para converter bônus e vantagens em dados. Cada +4 de bônus pode se transformar em +1D e cada +7 se torna 2D. Essa conversão é muito boa para transformar bônus muito altos de Ataque Especial e Dados de FA. Aqui cabe a mea combinar se estes dados dão crítico e o que pode ou não ser convertido. E quais vantagens entram na dança.

CONCLUINDO OS DADOS

         Pois bem, com as regrinhas aqui conversadas acredito que primeiro passamos a ver uma diferença realmente grande ao se atingir 12 pontos no personagem e também alimentamos a sanha maníaca ops pera… a necessidade genuína que todo Rpgista tem de jogar muitos dados. Com estas diretrizes também dá para pegar um pouco do gostinho do 3DeT Victory no 3DeT Alpha sem a restrição de serem 3 Dados, aqui os dados voam à base da Bacia da.


MAS CUIDADO


         Um último disclaimer aqui é que tenha cuidado ao usar estas regras que por mais que sejam legais podem levar o jogo a uma corrida armamentista de dados infinitos que a jambo não aguentará de tanto pedido de dados e sua mesa surtada com tantos mundos destruídos.

         No mais experimente e se divirta é a regra mais sagrada do RPG, não importa se vocês jogam 1 ou 348,5 dados. O que importa são as risadas e as histórias para contar aos amigos depois.


ARTE DA PUBLICAÇÃO
Material de Divulgação da HQ Holy Avenger Paladina


0 comentários: