UMA QUESTÃO DE DADOS!

fevereiro 06, 2023 Vekariel 0 Comments


 

         Uma reclamação enorme ao usar Mutantes e Malfeitores para jogos de outros tipos que não sejam de super heróis, mais focados e pé no chão, é de que ele nao funciona em niveis de poder mais baixos. Principalmente por causa de suas heranças com o sistema D20, e pelo fato de ele mesmo usar dados de vinte lados. Mas sera que podemos mudar isto?


         Pois bém, o que primeiro vou deixar claro aqui é que eu uso os suplementos da segunda edição para trazer luz a problemas que enfrento na terceira, o que faz sentido porque a terceira edição é a segunda com adições de regras que vieram em suplementos, tanto que se consegue emular a terceira na segunda edição sem problema algum.

         Mas vamos falar de nosso objetivo, testes em NP baixo. Um grande problema em NPs menores é que a curva de probabilidade rasa do dado de 20 lados meio que inutiliza os bônus menores de Nps menores que 5 tornando o jogo em algo muito aleatorio e muitas vezes mortífero. Mas podemos lidar com isto mudando o dado do jogo. Regra esta prevista na pagina 8 e 9 do Manual do Malfeitor da segunda edição, ali o texto fala sobre usar mais dados para forçar uma curva de Gaus, ou seja para que os resultados sejam mais medianos que os extremos do D20. Temos a sugestão de 2d10 e 3d6.

         Caso opte, é bom pensar nas dificuldades dos testes, diminua elas em mais ou menos 20% que fica bom para se jogar. O jogador pode testar outras combinações, como algumas mais malucas usando dois tipos de dados, mas lembre-se cada combinação vai ter uma particularidade matemática e deve ser testada com cuidado.

Aqui especificamente vamos falar de uma em especial para jogos de NP baixo como 3 ou 6...


MÉTODO 2D6 DE SE JOGAR DADOS

         Usar 2 dados de seis faces para jogos de baixo NP exige um pouco mais de cuidado por sair muito da proposta de rolagem de 20 possibilidades do sistema, aqui temos que pensar muito principalmente no combate que pode ficar muito irreconhecivel. Uma rolagem destas gera resultados entre 2 e 12, ficando a media ali entre 5 e 7, pensando nisto vamos ver o que aprontamos.

         Primeiros vamos dar uma olhada na dificuldade media, o classico escolher o 10. Essa deve ser a dificuldade media que tu deve pensar ao impor desafios aos personagens. Nesta dificuldade eles conseguem escolher o mediano como vou chamar agora e nao precisar testar apenas levando mais tempo. Lembre-se estamos lidando com personagens de NP 3-6, então teremos pericias rondando entre 4 e 12. Pense em um valor de 5 para os testes, a mediana de 2d6 seria 6. A dificuldade de alguem com 5 pontos de pericia precisaria para precisar de um 6 ou mais seria 11, entao para arredondar pegue um 10. 

10 é nosso valor medio de estudos então vamos guarda-lo.

         Agora para elaborar os testes não tem muito segredo, a questão e o pulo do gato é que o personagem passa a ser mais central que a propria dificuldade, vamos abstrair um pouco. Pense no quanto quer dificultar para o personagem. A maioria dos testes deve atingir mediana, 3 pontos paracima ja torna o teste dificil, 5 pontos o que daria um 16 ja é um negocio hiper epico, e do outro lado ja conta... 3 pontos para baixo ja nem vale a pena pedir mais testes.

Agora o combate, como podemos fazer com o combate?

         Bem primeiro vamos entender como se chega na base 10 de defesa e 15 de dano... oras, esta não é dificil... 10 é a mediana do D20 e '5 é 50% a mais para garantir combates mais rapidos, então fica facil calcular quando mudamos o dado...

Toda vez que houver troca de dados no sistema a base de Defesa é a media geral da parada de dados e o valor base de dano fica 50% acima arredondado para cima.

         Essa observação pode ser usada para qualquer setup de dados que forem usados. Claro esta longe de ser perfeita e precisa de muitos testes, mas é uma ótima premissa para começar a trabalhar. No caso de 2d6 chegariamos aos seguintes numeros:


BASE DE DEFESA: 6+DEFESA
BASE DE DANO: 10+DANO DO ATAQUE

         Veja bem que arredondei o dano para 10 para dar combates mais rapidos, mas nada impede que fique em 9 que seria 50% acima do bonus de defesa. 

         Bem acredito que com estas regras ja ajuda a trabalhar dados diferentes na base do sistema, eu falei do 2D6 porque ele casa muito bem com combates de baixo NP, como NP 3 ou 4... a partir do 5 o D20 começa a fazer o trabalho dele. Mas agora ficamos com a conversa, como vcs adaptariam seus dados?

Vale a pena mudar tão radicalmente o core do sistema? Ou o D20 sempre faz o trabalho?
Vamos discutir.

Arte da Publicação
Sem ideia do dono do Broche,
Homenagem carinhosa ao Tio Nitro e seu +2D6

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