NP NÃO É NÍVEL! E NÃO INSISTA!

março 03, 2023 Vekariel 0 Comments

 



Outro dia me deparei com uma polêmica que volta e meia surge na cena do MeM. Trata-se da questão de confundir Nível de Poder com Nível de Personagem, um conceito encontrado em outros jogos de RPG, como Dungeons and Dragons e seus clones D20.


         Considerando que MeM utiliza um sistema D20 e surgiu da mesma licença que seus primos distantes, é compreensível que haja essa associação entre os níveis e o jogo. No entanto, é importante destacar que Nível de Poder e Nível de Personagem não são a mesma coisa.

         Às vezes, ao tentarmos explicar essa diferença, acabamos nos perdendo em comentários sobre o cenário da campanha e não explicamos de forma clara e direta como funciona o Nível de Poder em termos mecânicos e de poderes. Isso pode levar a uma aplicação errônea e, consequentemente, prejudicar a experiência de jogo dos participantes.

NP SÓ SE PREOCUPA COM O DANO!

Vamos falar sobre o elefante na sala? O NP, ou Nível de Poder, é um recurso utilizado para regulamentar os limites de Ataque, Dano e Defesa do jogo. Esse limite serve para equiparar os jogadores e fazê-los funcionar igualmente em situações de ação. Porém, o NP não engloba nada além desses limites. Aqui reside a diferença em relação a jogos com níveis, como Mutantes & Malfeitores.

SUPER PERÍCIAS

Tomemos as perícias como exemplo. O bônus máximo de uma perícia é igual ao NP + 10. Esse valor pode ser excessivo para NP baixo, como 1 ou 2. Jogos com níveis costumam regular esse tipo de discrepância, mas isso não faz parte da proposta do MeM.

COMBOS DE VANTAGENS

Outro ponto importante é sobre as vantagens. O NP só regula o Dano, as Defesas e o Ataque. Todas as vantagens que não se enquadram nesses valores não são limitadas pelo NP.

O INFERNO MORA NOS EFEITOS…

Aqui está o centro do jogo e também os maiores problemas dessa abordagem. Como mencionado anteriormente, o NP limita apenas o Dano, o Ataque e as Defesas, deixando todo o resto do sistema sem limites. Isso pode levar a inconsistências absurdas, como personagens extremamente rápidos, imortais, capazes de viajar no tempo enquanto sao meros escudeiros para cavaleiros reais. Isso porque não discutimos os Extras ainda. 

Se um Extra não estiver relacionado a dano ou resistência, a única limitação será a quantidade de pontos. Imagine aflições, como controle mental ou Dano Direto, nível 1, com um Extra de área aplicado, como um nível 10, apenas para expandir o raio de ação do nível 1 para cobrir uma cidade inteira. "Ah, mas a resistência seria muito fácil", você pode dizer.

  No entanto, lembre-se de que um cidadão comum de uma mesa do MeM tem NP 1 ou ZERO, algo que a maioria das pessoas esquece. Lembre-se de que o NP se refere ao combate e o Sr. José da esquina não é, de forma alguma, um guerreiro. Essas pessoas possuem praticamente defesas +0 em sua totalidade, o que significa que um simples poder de nível 1 garante uma CD 11 para resistir, com uma probabilidade de 50%. Imagine se metade das pessoas de São Paulo caísse em um sono profundo por um minuto ... isso seria um desastre. 

E só piora com o Dano 1, que possui CD 16. Um dano mínimo como esse enviaria um grande número de pontos para o hospital imediatamente. Qual campanha suportaria essas inconsistências?

MAS EO QUELO E QUELO…

Se, mesmo assim, você quiser um NP tão baixo quanto 1 ou 2, converse com sua mesa e exponha os problemas. Tente ver se os jogadores podem contribuir em suas fichas para não apelar nos efeitos. Mas, também converse sobre outros fatores, como a variação excessiva

QUE NP VOCE ACONSELHA TIO?

Um bônus para você, jovem que vai à padaria (Padawan). MeM tem NPs que funcionam muito bem para você planejar suas campanhas. O jogo foi pensado para NP 10, mesmo porque histórias de super-heróis possuem praticamente nenhuma evolução de poder. Mas além disso, todo o jogo segue a máxima de +2 e +5 de valores para calcular o que é mais fácil e mais difícil em seus testes. Seguindo essa linha de raciocínio, podemos encontrar dois NPs mais para cima e abaixo de 10 que ficam melhores para jogar o jogo.

Para baixo, temos o NP 8 (-2 níveis) e o 5 (-5 níveis), e para cima, o 12 (+2) e o 15 (+5). Ao planejar seus jogos, esses intervalos trabalham mais facilmente com todas as mecânicas, embora eu aconselhe a evitar NPs muito maiores que o 10 por praticidade.

PONTUAÇÃO É UMA SUGESTÃO

Um último detalhe para ajudá-lo a planejar suas campanhas em NPs variantes é sobre a pontuação por NP. Ela é somente uma sugestão para manter o equilíbrio. Um personagem não se torna NP necessariamente só porque ganhou 15 pontos. O mestre deve definir quando o NP aumenta. E os próprios pontos por nível também variam, permitindo que o mestre tenha campanhas de NP 5 e 100 PPs, que na 2ª edição, inclusive, era usado para os James Bonds da vida.

CONCLUINDO

Bem, a ideia desta singela matéria era realmente avisar ao mestre e jogador para tomarem cuidado com a armadilha de considerar o NP como nível de personagem e os estragos que isso pode causar em uma campanha. Espero ter ajudado e que suas mesas sejam equilibradas e divertidas.

Abraços de asas em tuas Almas.


Arte da Publicação.
Arte de Divulgação do anime Code Geass.


0 comentários: