BENCHMARCK É UMA ILUSÃO

maio 07, 2023 Vekariel 0 Comments

 





         Hoje vamos falar sobre algo que se aplica a mais de um sistema: o Benchmark. Vamos discutir o que é, para que serve e como ele não deve se tornar o único fator determinante em sua narrativa do sistema.


         O Benchmark do sistema é composto por todas as métricas e medidas que determinam como os atributos ou características básicas se comportam. Por exemplo, quanta força um personagem é capaz de levantar ou quão ágil ele é. Normalmente, esses números estão presentes para ajudar e orientar o narrador sobre o que os personagens são capazes de fazer, e nada mais. Eles servem como base comparativa e podem ser adaptados para suas necessidades. Isso pode gerar vários impactos nos jogos.


         Por exemplo, em 3DeT, é possível alterar o Benchmark simplesmente adaptando-se à escala. Eu uso a escala "chibi" para pessoas e jogos normais, dividindo por 10 tudo o que o jogo permite fazer. Não é uma medida exata, mas funciona de forma muito eficaz para o jogo.

         No MM3e, a coisa se torna ainda mais fácil. O sistema é baseado na máxima de que o valor normal começa em 0 e cada número dobra as capacidades. Assim, ele fornece uma tabela de grandezas para que você possa calcular os eventos do jogo diretamente. Basta diminuir a força do peso, por exemplo, para saber a distância em que é possível arremessar algo. Para este sistema, basta alterar a tabela ou mesmo ignorar os números, usando apenas a grandeza relativa das características. Narre usando coisas como "tempo 2", "velocidade 3" e assim por diante, de forma bem abstrata.

         No MM2e, que todos sabem que eu aprecio bastante, eu mudo o Benchmark de força para respeitar o multiplicador do sistema, que não é x2, mas sim x2,5, x5 e x10, sempre aumentando nesta progressão. E funcionou de forma incrível.

         Você pode fazer isso apenas para uma campanha, uma aventura, uma cena ou mesmo para um personagem. Tudo depende do impacto que você deseja dar ao jogo sem alterar as mecânicas reais.

         A questão é: você está preparado para se desapegar das regras e brincar com os números sem medo de certas bizarrices em prol de uma maior diversificação, sem a necessidade de mudar o sistema ou tornar-se escravo dele?

         Experimente, tente. Às vezes, mudar esses números absolutos pode ser a chave para dar uma cara diferente para o one-shot ou para aquela campanha que você queria inovar sem precisar aprender um novo sistema completamente. O máximo que pode acontecer é você precisar reiniciar o jogo, mas a experiência já terá valido a pena por si só.


Arte da Publicação
Wallpaper feito pela comunidade


0 comentários: