MINHA FICHA MINHA HISTÓRIA

fevereiro 06, 2024 Vekariel 0 Comments


 

         Qual o método em que as fichas do Dioverse e de Capela são criada?

         Desde quando conheci o mutantes e malfeitores a coisa que mais me encantou foi a forma como mesmo com um sistema de regras robusto ele nos dava uma liberdade absurda de escrever nossos personagens.

         E a terceira edição não é diferente. Com o tempo e quando eu decidi que capela seria minha distopia de fantasia heroica, sabia que precisaria de uma forma de contar estas histórias na ficha.

         Como Capela permite personagens de todos os meus 3 mm os prediletos eu vi que seria impossível para mim criar sistemas no jogo pra tudo conversar. Então cheguei em um método de fazer fichas que me deixou satisfeito.

         Bem acredito que sou o único que produz fichas assim hoje em dia.

Vamos ao processo.

         Em primeiro lugar eu me baseei em um sistema do M&M que criava personagens automaticamente apenas jogando dados de vinte lados. Ele dividia a ficha em mini temas para serem sorteados como se fossem poderes, então ele fazia isso também com as vantagens e perícias. Achei sensacional a ideia. Nessa época eu também entrei em contato com o fate e seus aspectos e como último elemento pensei muito sobre como esses grupos poderiam ser descritores válidos para serem usados no sistema.

         Um ponto importantíssimo já que esse método ajuda a sanar um problema que M& sempre possuiu. Que é o de deixar personagens sem poderes muito parecidos e como vamos ver abaixo isso acaba sanado aqui.

Outro ponto positivo é que tu pode rascunhar personagens do celular mesmo e depois os construir facilmente no M&M.

O MÉTODO

         Principal é pensar no personagem e seu conceito. O que ele é? Um investigador? Um soldado perdido ou um paladino atrás de justiça? (Lembre-se esta matéria não se foca em super heróis, pois acredito que M&M seja um jogo universal.)

Depois do conceito faça uma divisão bem por alto se suas características básicas. FORCA, VIGOR, AGILIDADE, DESTREZA, TECNICA, INTELECTO, PRONTIDÃO e PRESENÇA.

         Não se preocupe com defesas agora. O diferente começa aqui. Imaginei que todas as partes da ficha são poderes. Vamos então ao invés de só jogar vantagens e perícias dicidi-los como estilos. Por exemplo. Vamos supor que tu tenha Ataque poderoso e ataque dominó e atraente.

Na ficha pode ficar assim:

ESTILO JUTSU BOXE(Vantagens)
Ataque poderoso, ataque dominó

ESTRELA RADIANTE(Vantagens)
Atraente

         Veja como eu fiz, as vantagens ganham outra vida e os nomes dos grupos são descritores para o jogo. Caso esteja rascunhando o personagem faça só os grupos sozinhos e joguei um pequeno texto de explicação como abaixo:

ESTRELA RADIANTE(Vantagens)
Está personagem consegue transmitir paz até enquanto troca porrada com alguém.
Atraente

         Você pode fazer isso para tudo no jogo e na ficha do personagem. No rascunho faça isso até tu ter um personagem completo.

         A ficha vai ficar bem maior mas no fim tu praticamente está criando uma prosa sobre sua criação. A vida de seu mestre dica muito mais fácil pois ali já estará tudo o que ele precisa para contar uma boa história.

         Vamos agora criar uma ficha simples e sem muitos poderes para ver na prática.

         Quero uma lutadora de rua, estilo street fighter… Ela trabalha com as finanças de uma multi nacional mas se veste a noite de lutadora para descontar os stresses da vida.

Vou chama lá de Taís… Taís del Tuto.


THAIS DEL TUTO
Lutadora iniciante se rua, contadora nas horas chatas

Força.2; Agilidade 4, Técnica.4, Prontidão.2
Vigor.1; destreza.1; intelecto.3; presença.5

ESTILO JUTSU BOXE(Vantagens)
Thais gosta de socar coisas e de coisas de ninja, ela consegue meio que por prática própria usar socos especiais com símbolos.
Ataque poderoso, ataque dominó

ESTRELA RADIANTE(Vantagens)
Thais tem uma luz que ninguém explica, ela não é padraozinho de beleza.
Ela seria bem comum mas sua presença faz barulho.

         Vejamos até agora, chutei as características e joguei o que tínhamos conversado acima, mas agora ela se chama Thais, ela é street fighter nas horas vagas.

         Olha como que apenas com isso já temos história? Bem vamos continuar usando o mesmo método

CONTADORA ENTEDIADA (Perícias)

Thais não aguenta mais sua vidinha mas mesmo assim ela consegue ser boa de números e de contar coisas

ATLETA EXEMPLAR(Pericias)

Como parte de sua luta por sair do tédio ela acaba se tornando uma atleta muito eficiente.

STREET FIGHTER(Efeitos)
Já viu que em mundos de luta todo mundo aprende poderes? Então Thais aprendeu poderes. Ela adora ninja, e vendo filmes e fazendo umas anotações sobre o assunto acabou virando uma expert a ponto de desenvolver seu Chi.

CHI TAE TUTO(Arranjo; Efeitos)
A Arvore de técnicas que nossa querida usou para desenvolver seus poderes, ela ainda esta muito no começo mas suas combinaçoes entre socos e invocar jutsus são magnificas e espetaculares.

Oneeera Ragai
O Básico da técnica, ela carrega seus socos de chi e tenta desferi-los da forma mais espetaculosa o possivel para alguem fotografar, dizem que ela tira as proprias fotografias.

Oneera Punch Sky
Ahhh o classico Dragon Punch não poderia ficar de fora nunca, Ela poe as maos no chão, desenha um jtsu de giz e se joga ao ao ar, o golpe é muito cinematográfico mas muito pouco prático, como ele funciona até hoje eu não sei!

Oneera Ultimate Punch Barrage
Ahhh golpe bunito, forte poderoso e uma cópia do berserker barrage do wolveri, ops não homenagem muito bem feita pois ela é uma fanzaça de cultura pop. Basicamente ela pega um Giz, desenha dois jutsus de eletricidade nas luvas fecha os olhos e sai socando em linha reta pegando todo mundo no caminho.

Oneera Carrera
Dashs explosivos e que deixam um monte de jutsus no ar por onde ela passa. Esse foi um dos primeiros treinamentos de Chi da nossa pretendente a lutadora mundial. Eu me lembro que quando ela conseguiu a guria só faltava subir nas paredes.

COMPLICAÇÕES

Iniciante: Thaís é muito iniciante nessas coisas de Guerreira das Ruas e pode facilmente ser enganada, muito facilmente, extremamente facilmente.

Viciada na Adrenalina: Ela usa a luta de rua para extravasar, mas ela exagera muito. As vezes atrapalhando o proprio trabalho ou mesmo missões. Porque ela também ta tentando fazer o treinamento servir para ajudar pessoas.

Pois bem este é o rascunho da ficha. Uma especie de Mapa, que se pararmos para pensar ja temos uma personagem completa ali, muito facinha de se montar ficha. Thais agora esta separada em varias entradas que sao pedacinhos de sua história, chega a ser facil de pensar nela.

E o processo foi exatamente o que eu citei no inicio, fui desenvolvendo ela de acordo com que escrevia este texto. Aí depois daqui é só pegar o livro e escolher as características que mais combinam com o que se descreveu neste rascunho.

USAR COMO DESCRITORES

         Um uso colateral e muito bom desta forma de ar faze fichas é de usar estes grupos como descritores. O mestre pode criar descritores especiais como equipamentos e classes ou mesmo raças de personagens e permitir que os jogadores as tenham.

         Foi assim que eu resolvi Capela. Os jogadores precisam criar poderes com Jobs, Heranças de sangue e Artefatos que são as formas de se obter poder nesse jogo.

         Aí mesmo os grupos de perícias e vantagens podem ser usados assim na forma de descritores para ativar itens e poderes.

USAR EM CONJUNTO DE PONTOS HERÓICOS

         Agora um uso muito bom para este tipo de ficha, que o jogo não fala e que o mestre pode estruturar de forma muito fácil como regra da casa, é permitir que o jogador ou o mestre invoquem estes conjuntos… “Ah como estrela radiante, quero influenciar o juiz da luta” e analisar o que o personagem quer fazer e se for legal permitir o gasto de 1 ponto heroico para ganhar um bônus maior como o +5. Da mesma forma se esta regra for usada o contrário também é valido… “Mestre: Ahhhhhh tu é estrela radiante e quer sair de fininho da confusão?”, e dar um ponto heroico ao jogador e impondo um -5 no teste.

         Essa regra opcional simples aumenta em muito a importância das fichas, mas também as tomadas de decisão de toda a mesa. Então fica por conta do mestre.

FINALIZANDO

         Então fica aqui meu método, espero que seja útil para todos, eu irei também postar a ficha terminada em um link abaixo. A ideia da idealização deste estilo é para diferenciar fichas muito simples ou que não possuem efeitos, possam ser diferentes umas das outras, garantindo em jogos não baseados em super seres ou mais de rua uma variedade muito grande inclusive mecânica. Realmente espero que gostem! 


0 comentários: