DC Adventures - Um mes de vida do M&M 3e

agosto 15, 2010 Unknown 0 Comments


Então estamos aqui, um mes após o lançamento do pdf do esperado DC Adventures, que traz as regras da nova edição de nosso jogo preferido, o Mutantes e Malfeitores.
O que ja podemos tirar de lição de tudo isto?
Bem o sistema ainda está muito novo, pouco se pode experimentar e eu mesmo ainda não consegui juntar um grupo para rolar um jogo que vaila a pena para ser analisado, mas ja tivemos alguma discusões interessantes no forum da jambo onde alguns pontos ja ficaram claros, e o movimento no Fórum internacional do sistema, também ja esta bastante adiantado, um bom tanto de fichas ja publicadas e mudanças discutidas, o que irei por aqui então são algumas visões que tive do sistema de ja te-lo lido algumas vezes e procurado muita informação na web.
Não falarei das mudanças em si elas podem ser encontradas na nossa discussao no topico da jambo, ou mesmo no otimo Ponei Riders do César Kimble que fez uma otima cobertura só procurar pelos posts do sistema. Então em uma primeira visão o sistema se mostra muito mais rapido e enxuto apesar dos acrecimos em defesas e Habilidades. Também achei tudo mais épico e heroico, como se espera de um jogo de super heróis, os benchmarcks ajudam nisto agora cada habilidade dobra os fatores da anterior ou seja uma agilidade 5 é o dobro da 4, e com os numeros baixos fica mais facil alcançar altos valores sem dores na conciencia ou mesmo que deixe o design do personagem feio. E alias tudo esta dobrando nas habilidades, eu vejo isto de forma positiva pois permite a existencia da ótima tabela de valores que nos permite achar qualquer variante sem calculos complicados, mas que pode deixar algumas coisas estranhas como os personagens sem poderes de movimento rapido muito lentos, e a força parece exagerada então fica a impressão de que todos os herois são brutamontes lentos e fortes.
Mas isto pode ser burlado lembrando que um teste de atletismo fornece +1 no rank de velocidade dobrando-se a velocidade de deslocamento, apesar que mesmo assim ainda fica lento entao fica como dica de house rule caso o teste atinja 2 ou 3 sucessos ele chegar a mais duas ou 3 graduaçoes, assim alguem com atletismo alto poderia ganhar por pouco tempo os beneficios do poder velocidade ate 3 o que deixaria as coisas nos eixos novamente. 
Sobre as mudanças nos poderes, que agora são construidos usando os varios efeitos existentes no jogo, achei desnecessario o nef em impenetrável porque por exemplo permite que o super em sua build oficial no livro tenha que fazer teste de resistencia contra um capanga com um lança foguetes o que não acredito ser muito correto. Uma solução interessante do atomic foi de deixar os testes de resistencia do super contra capangas rotineiros, o que o protegeria ate dano 14 muito proximo do que seria na segunda edição, vejo esta como uma regra muito boa e que pode ser aplicada para qualquer um que tenha comprado impenetrável completo ou seja ate o limite da resistência dando um sentido maior a ela.
Perícias estão caras, apesar de serem reduzidas a apenas 16 ainda acho caras, mas como postei no forum da jambo pode-se usar um simples Pericia aumentada + x (limitada a y função -2), sendo esta função alguma pericia da 2e relacionada a ela saindo-se assim a um custo de 1 por 4 graduações o custo antigo.
Área também achei muito pesado o custo, agora area cobra como uma reaplicação do extra o que a torna muito onerosa, então preferi modificar assim... aplicar o extra duas vezes como area ampliada e a partir dai cobrar como uma vantagem flat ate o limite imposto pelo mestre, assim a deixa mais cara só que não impossivel de ser ampliada a grandes valores.
No restante o sistema me agradou demais, sempre gostei de um design que separasse agilidade de destreza e este OGL (mesmo não parecendo mais ainda é) é o primeiro a fazer isto de forma elegante, e as habilidades mostrando direto os modificadores ficaram interessantes me lembrando um pouco storyteller.
Ele se tornou um sistema mais agil, mais furioso e também mais cinematografico, o que pode ser minha única questão, será que o teor genérico dele se manteve com a mesma força?
Bem isto é assunto para uma próxima postagem...

0 comentários: