UMA QUESTÃO DE ESCALA - O que são e quando usar?

maio 03, 2018 Vekariel 0 Comments



Olá boa noite gostosa de exposição em Uberaba, e nós aqui começando mais uma sequencia das postagens sobre variantes de regras no M&M para usarmos nos mundos de Dioverse.
Hoje vamos começar a pincelas sobre escalas para ser usada com o sistema alternativo de pontos de vida que vimos nas postagens passadas.
Pronto pra derrubar uns Mechas?

Regras de Escala normalmente existem para se diferenciar seres de poderes realmente muito diferentes e a enorme diferença que se ve em uma luta entre os dois.
No sistema de regras normal do M&M regras para esta definição de combate normalmente não sao necessárias, pois ele como um jogo para super herois preve que dois herois de poder de destruição altamente diferente tem que conseguir interagir inclusive em combate com um certo equilibrio, mas por exemplo em um jogo militar de Mechas ou em jogos medievais talvez queiramos que exista sim uma distinção de poder brutal em certas combinações de combate que não envolva milhares de pontos de personagem.

Ai entram as Escalas.
Uma escala nada mais é que um novo patamar de poder para ser usado com as regras de pontos de vida vistas neste blog (esta versão de escala vai funcionar exatametne para aquelas regras, se a repercussão for boa posso preparar para o sistema de vida que se encontra no manual do malfeitor.).

Elas funcionam de forma bastante simples, todo dano que ultrapassar a jogada de Resistencia do personagem atacado é multiplicado por 10 para cada diferença de escala que o atacante possuir a mais que o defensor ou dividida por 10 e arredondada para baixo no caso da escala do defensor ser maior.
Apenas  o dano final que ultrapassar a resistencia inimiga será afetado. Simples assim...

Existem  escalas diferentes na ordem a seguir...

  • Mortal - /10 - Correspondente ao cidadão comum aquela pessoa que acorda a cada dia, vai trabalhar e volta pra casa a cada dia, ele tem seu dano dividido por dez se comparado à escala heróica que é a escala basica do jogo.
  • Heróica - x0 - Escala base do jogo onde ficam os heróis, um jogo sem escala ocorre neste formato sem alterações de números.
  • Épica - x10 - Heróis das lendas ou Mechas e criaturas enormes com muito poder de destruição.
  • Lendária - x100 - Heróis que extrapolaram a vida mortal se tornando ccriaturas extraplanares ou hiper maquinas de combate, também representam construtos do tamanho de montanhas e monstros de igual magnitude.
  • Divina - x1000 - Divindades caem neste patamar de escala, aqui ficam os Deuses de todas as formas e formatos inclusive bestiais.
  • Cósmica - x10000+ - A partir daqui pode-se dar nivels cosmicos a cada 0 a ser acrescentados, estes niveis sao guardados para entidades que representam a propria vida e a existencia em si.

 Acima destas escalas ja não vale a pena continuar com regras, e mesmo elas devem entrar em jogo apenas em formas especiais que o mestre deve determinar, como subir em um mecha ou evoluir muito um poder. Nas próximas postagens vamos destrinchar mais este sistema para o M&M com ideias de uso das escalas, sugestões de como atingi-las e manobras para serem usadas exclusivamente.

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