PONTOS DE ACERTO!

setembro 21, 2018 Vekariel 0 Comments

      
 Um dia este tal de RPG foi lançado no Brasil e claro os termos foram traduzidos para nossa lingua tupiniquim... claro que a grande maioria da tradução fui um sucesso absoluto que nós seguimos até hoje desde que o Dungeons and Dragons virou o rpg mais conhecido mundialmente, mas hoje eu veno tratar de um termo que durante anos foi considerado correto, mas se pararmos para pensar é um termo muito problematico e que acaba guiando seções e campanhas inteira para um norte que talvez não fosse o mais correto... vamos falar dos famigerados PONTOS DE VIDA....
         O grande problema é a forma que os Hit Points com são chamados no original até hoje inclusive em videogames foram traduzidos aqui. Ao se traduzir para pontos de vida, tu acaba fazendo uma ligação erronea para um numero que deveria ser uma referencia genérica para o tanto que o personagem consegue ficar relevante em cena para um valor que dita a saude dele perante seu corpo.

         O grande problema desta interpretação é que  não é somente sobre a forma que o valor é chamada, ela influencia todo o jeito que se ve o jogo e a violencia em cima dele.

         Jogos de fantasia medieval costumam ser extremamente carniceiros com os jogadores não perdoando nada que passa pela frente por um simples motivo, que não tem nada a ver com a compleição moral deles.

         E sim com a questão que é mais facil matar que subjulgar de tantas regras inúteis que existem para quando alguem quer somente desmaiar a pessoa batendo com a parte chata da espada, e isto é uma herança de como os pontos de acerto (HIT Points) viraram pontos de vida.

         Apesar de pontos de vida quase invariavelmente hoje em dia representarem a saude e integridade física do personagem, podemos ir um pouco além e desiginar outras funções para eles. Primeiro podemos mudar um pouco o conceito por detras dele e expandir sua utilidade para mais coisas além de servir como um medidor de sangue para nossos heróis.

         Na verdade se pensarmos um pouco eles representam muito mais a resiliencia para o personagem ficar na cena e ser relevante para  a mesma. Enquanto se tem pontos você consegue fazer diferença na ação, interpretação ou investigação ou o que mais se procurar, não se precisa inventar pontos novos para isto, apenas pense nos benditos pontos de vida como a vida útil do personagem para aquela cena em especificio. Isto pode inclusive ajudar quando se precisa de uma recuperação de pontos de forma mais rapida que a regra que dita a saude dos personagens deixa.

         Nesta nova persperctiva de visão sobre os pontos de vida, os jogadores podem se ocupar em combate sem medo de estarem virando assassinos descontrolados, porque 0 pontos de vida não necessariamente significa morte, pode apenas ser retirar o inimigo daquele combate, se torna morte apenas se os jogadores e o mestre quiserem, sem regras novas ou complicações sem sentido para deixar a coisa menos sangrenta.

         Da mesma forma nao precisa haver regra alguma para declarar a batalha até a morte, ela simplesmente acontece.

         Assim pode-se usar os pontos de vida em outros eventos e em resolução de conflitos, eles significando sua resistencia para um certo problema, como decifrar uma charada, conseguir galantear alguem em um baile para obter informações, tudo pode ficar mais legal em termos de regras se usarmos os pontos de vida neste rumo.


         Enfim o que queremos dizer aqui é que a contagem de vida de seu personagem pode ser muito mais que o tanto de castigo fisico que ele aguenta receber, isto da novas possibilidades e formas mais faceis de se fazer combates não letais.


Arte da Publicação
Left-Apar-by-yiuokami 

0 comentários: