UM PERFIL DE FUTURO!

setembro 30, 2020 Vekariel 0 Comments


 

"O Guerreiro manejava aquele machado enorme com tanta destreza que meus olhos não conseguiam acompanhar seu movimento, podia jurar que ele desenhava um complexo poema de palavras rebuscadas no ar. Não sabia como um dia poderia chegar até aquele nível de beleza... nem equilibrar um Aialoté eu conseguia com destreza..."

Eote de Sardacia, 
aspirane a guerreiro


Agora com Capela, estou em buscas de formas legais de fincar as bases do mundo e o tipo de personagem que eu procuro nele. Capela é um mundo de classes sem classes, ou algo assim. Como postei na primeira postagem do cenario ele é um Final Fantasy legitimo e a experiencia do JOB, é uma coisa importante no gostinho de joga-lo, mas M&M é um jogo de pontos onde o jogador pode dançar a vontade em suas opções. Bem eu não queria tirar nem a primeira e nem a segunda das caracteristicas do jogo.

Então como faria?

Normalmente o correto seria representar as classes do cenário que vamos abordar mais a frente como arquetipos, assim o jogador pega o arquetipo e vai modificando ele a seu bel prazer, é uma solução legal mas achei meio pronta demais para o que eu procurava. Até que um bom dia a galera do forum começou a traduzir o suplemento Power Profiles, que fala de grupos de poderes e da exemplos de suas construções em jogo.

No inicio eu achei super legal a iniciativa e tal, mas não mais que isto... Só que eu não tinha me antenado sobre a questão de usar a idéia para meus cenários. Vamos aos fatos, eu precisava de algo que desse identidade para os personagens do cenario, que dessem a noção de classe, de conjunto como é em Final Fantasy, mas nao queria rolar o jogo em um Dungeons & Dragons da Vida mas também nao queria um jogo de super heróis padrão onde poderes sao criados a reveria. Queria a fantasia da história sendo aplicada ao jogo e sendo representada na construção de personagem.

Ai me veio a idéia, porque não aproveitar ideia do arquetipo mas aplicar ela aos Perfis de Poder, porque venha e pense comigo o que seria uma classe senão um conjunto de poderes que fazem sentido juntos, assim como os perfis de poderes do Power Profiles e bingoooo formou-se minha proposta para capela. As Souls, ou Almas são as classes do cenário, e eu iria apresenta-las como PERFIS DE PODER da mesma forma que podemos falar de poderes de AR, eu posso por exemplo falar de poderes de NINJA ou de GUERREIRO ou de ENGENHEIRO ou qualquer coisa que eu pensar.

Assim nasce minha ideia de representar estas caracteristicas do cenário usando um recurso bem apresentado ao jogo. Mas ainda não estava pronta a ideia, precisava ir mais longe. O que poderia representar o personagem, representar a escolha dele ao escolher tal poder?

Bem isto eu resolvi também na hora em que eu decidi. Cada perfil de Alma terá um poder basico com seu nome como ALMA DE GUERREIRO, ALMA DE NINJA  e por ai vai, este poder trara algumas caracteristicas basicas daquele tipo de personagem como bonus e vantagens que sao dadas por aquele conhecimento como abaixo:

ALMA DE GUERREIRO (10 pontos)
Força +2, Vigor +2, Ataque Imprudente, Ataque dominó


Assim ao assumir a vantagem ele teria o direito de usar Guerreiro como descritor para desenvolver poderes de guerreiro e teria acesso aos exemplos ja criados no perfil do Guerreiro. Um personagem pode ter quantas Almas conseguir pagar e que faça sentido para ele. Todos os personagens do cenários possuiram almas do que eles fazem.

Eu sempre vi umas similaridades de estilo do MM 3e com o storyteller (sim podem me chamar de maluco), então eu também fui buscar no WoD o restante do fluf que precisava para fechar classes para o cenário, juntando tanto a ideia de perfil de poder quanto a forma de explicar os clans de vampiro por exemplo para criar um Perfil pra cada uma das Almas basicas de Capela, que os jogadores podem assumir de inicio.

Aqui a gente ve o tanto que uma ideia simples como o Power Profiles podem trazer ideias maravilhosas para nosso desenvolvimento de cenário. E nos moldes destas ideias para Capela eu vou mais além sugerindo pra galera que gosta de desenvolver para o sistema, uma forma bacana de fazer uso de Perfis é desenvolver perfis para certos generos ou grupos que existem, assim não precisando criar os personagens e sim os poderes que aquele tipo de história aborda. Materiais como:

POWER PROFILE (X-MAN)
POWER PROFILE (MATRIX)

ou mesmo tirando de jogos de videogames:

POWER PROFILE (WORLD OF WARCRAFT)
POWER PROFILE (GUILD WARS 2)
POWER PROFILE (FINAL FANTASY)

Ou qualquer ou tro jogo ou media de entreterimento que de na cabeça. É uma alternativa elegante e pode dar varias ideias para os jogadores fazer personagens mais interessantes ou mesmo emular aquele game que o jogador adora.


Enfim, vamos olhar para os perfis de poderes não somente como um suplemento mas como uma ferramenta poderosa de desenvolvimento de material para a comunidade e os poderes como pontos chave para dar identidade ao seu jogo.


Arte da Capa
Acervo pessoal (Screenshots Final Fantasy XIV - Todos os direitos reservados)


0 comentários: