DADOS EU QUERO
Vamos falar um pouco de Outonah e 3D&T Alpha? Bem nem tanto de Outonah e sim de 3D&T. Em varias discussões eu vejo falando sobre como o dado do jogo o limita e tem pouca variedade.
Uma coisa que eu sei é que RPGista ama dados de todas as faces e cores, então vamos brincar com eles?
No manual do aventureiro temos a opção de acrescentar um Dado de 6 faces (D6) a mais nas jogadas de FA e FD no defensores alfa, inclusive com um novo nivel de acerto critico. Muitos não receberam la bem a ideia e algumas pessoas simplesmente ignorou. Eu abracei com minha alma. Esta pequena regra abre toda uma possibilidade de acrescentar dezenas de possibilidades de jogadas e variações, inclusive a chance de ter variantes inteiras do jogo. O 3D&T prima por suas regras simples e fáceis de serem usadas e de não exigir dados exóticos e variados, mas e se eu possuir estes dados e os quiser usar? O que vai me atingir? Quais as consequências...?
Bem em primeiro lugar todo dado é um gerador de probabilidades, só o fato de se trocar o dado usado no jogo seus resultados ja mudam completamente...
D4 - A possibilidades de resultados cai consideravelmente aumentando em muito a probabilidade de cada numero, cada resultado vai cair aproximadamente Uma vez em cada 4 jogadas (25%), em combate pode-se ter uma quantidade absurda de Criticals. Use para jogos malucos com poucos pontos.
D8- Um dado acima do padrão do sistema, a chance de cair cada numero é de 12,5%, ele aumenta a regua de resultados mas diminui a quantidade de críticos no jogo ja que se aumenta as possibilidades, a partir deste dado ter vantagens que acrescentem mais 1 numero ao caso de criticos (7-8 no caso) pode ser uma boa escolha.
D10- Clássico do Storyteller, o interessante aqui é que temos uma curva de resultado redondinha, 10% de chances em cada resultado, ele é mais certinho que o D8, tem mais números a ser sorteados e consegue aguentar atributos mais altos no sistema. Mas sofre do mesmo problema de usar um dado só para a FA e FD... os resultados sao extremos tendo chance de sucessos absolutos e fracassos retumbantes. Se não se importar com isto o D10 é uma ótima opção caso a campanha passe dos 12 pontos.
D12 - D20 - A partir daqui a coisa complica um pouco pois estes dados ja representam duplos de dados que ja existem e deixam o fatos aleatorio muito forte, podem ser usados mas tenha em mente que podem dar um ar de muita estranheza ao jogo. D12 da 8% de chance em cada numero e 20 da 5%, além de retirar praticmente toda a importância das caracteristicas do sistema, valendo muito mais o resultado no dado que as notas escolhidas. Eles podem ser melhor representados caso as fichas estejam muito acima da media de 5, mas mesmo assim eu recomendaria o uso de dois dados como 2D6 com Acerto Devastador a usar um dado destes.
Existe a possibilidade de usar a regra de 2 Dados ai a coisa ja vai para as multiplas possibilidades, dois dados iguais seguem as regras normais de acerto devastador. Agora existe a possibilidade de se combinar dois dados diferentes, como 1D6+1D4 por exemplo, ai as possibilidades tanto de jogos maravilhosos como fracassos terriveis são infinitas. Experimente combinações a seu bel prazer, mas atente-se se quiser um resultado mais equilibrado aconselho a usar um par de dados iguais ou estaras no mar das probabilidades.
O que eu quero propor abaixo, são vantagens que usam estes dados variantes e combinações de dois dados para dar uma cor a mais ao jogo. Não recomendo abraçar estas vantaegns alternativas todas de uma vez ou despejar elas em jogos que ja estão andando. Os resultados podem ser avassaladores, eu também não sou a melhor pessoa de estatisticas, ou seja estas regras possuem muito poucos ou nenhum teste, mas podem dar muita variedade e diversão ao jogo.
Para este material vamos chamar do Dado original do jogo de Dado base e o dado extra da regra alternativa do Manual do Defensor de Dado heróico, tudo que eu for referir falarei desta forma.
VANTAGENS LÚDICAS
Todas as vantagens apresentadas a seguir lidam com variantes do D6 usado nos jogos de Defensores de Tóquio 3e Alpha, elas lidam basicamente com FA e combate, mas caso forem ser utilizadas em outros testes aconselho muito piamente usar as regras de teste contra dificuldade do manual do Defensor. O termo Lúdico vem baseado nos jogos de tabuleiro normais, porque aqui basicamente vamos mecher com a parte mecanica do jogo...
Bem estes são alguns exemplos de usos de dados variáveis no jogo. Planejo postar mais variedades de vantagens caso gostem do assundo. Nosso objetivo aqui é mostrar que é possível variar no jogo com sacadas legais e dar uma cor a mais a ele, tirando aquele D10 maroto que tens em sua mesa ou apenas mudando o tempero de uma campanha específica.
Espero que gostem.
Arte da publicação
Artes de divulgação do anime Dice - todos os direitos reservados
0 comentários: