OPÇÕES IMPENETRÁVEIS

outubro 30, 2020 Vekariel 0 Comments


 

Nova fase de postagens, olá pessoas que talvez leiam auqui ou que leiam. Hoje quero iniciar esta nova fase leve. Vamos falar de ser Impenetrável...


Ainda não havia se acostumado a ser tão resistênte, não queria se por na frente do poder de fogo inimigo. A primeira batalha praticamente fora enfrentada com LIRIO no poder, agora era ele e suas pernas só não tremiam porque os sistemas não deixavam.

Mas um solavanco o mando para a area de tiro.... e uma voz feminina baixinha ressoava em sua consciência... " - Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade".
Ningúem podia acusar que LIRIO não tinha senso de Humor...

Fragmentos de Psiquê
Autor desconhecido


         Impenetrável é um efeito que vem direto da segunda edição mas  que foi revisto para a terceira versão de Mutantes e Malfeitores. Tive acesso ao jogo ainda no DC adventures a praticamente uma década atrás. Uma coisa que me causou muita estranheza na epoca foi ver a ficha do super e como ele se tornava vulneravel com as novas regras de Impenetrável.
Basicamente Impenetrável na terceira edição protege apenas contra metade do nível que o jogador compra do poder.
         Entendo a questão de se equilibrar o jogo e não deixar as lutas sem sentido ou lentas demais, mas ao mesmo tempo aquela ficha do super e a aplicação do poder para jogos em Mecha me incomodavam e incomodam bastante. Por outro lado quem me conhece sabe que não gosto de ficar enfiando mecanicas da casa ao sistema, porque eu ja destrui uns jogos inteiros por causa disto hehehehe.

         Mas para a minha alegria eu me deparei com ideias boas em suplementos do jogo que não foram traduzidos para o português. No Power Profiles ou Perfis de Poder, não sei como sera traduzido para o portugues temos algumas ideias... vamos trabalhar um pouco elas e vou dar meus pitacos aqui...

LIMITAR IMPENETRÁVEL AO NP

A primeira idéia que aparece no livro, eu não vejo muita resolução nela, pois ao não permitir que impenetrável na forma em que esta seja beneficiado por trocas entre Defesa e Resistência tem a tendencia de limitar ainda mais seu funcionamento, eu concordaria para jogos pe no chao com herois de bem pouco poder ou jogos baseados apenas em persoangens humanos.

IMPENETRÁVEL CLÁSSICO (Ignora dano inferior ao nível de Impenetrável)

Voltar para a segunda edição. É uma ideia boa, facil de implementar e que resolve o problema do Super Man pra mim. Esta é a opção mais obvia a ser tomada e como esta no livro pode ser considerada uma alternativa oficial mais aceita na maioria das mesas.

ACRESCENTAR 10

         Acrescentar 10 na rolagem caso o resultado da defesa fique entre 1-10, basicamente ganha o uso de um ponto heroico caso o ataque esteja no nível do impenetrável ou seja dano menor que metade do NP. Eu não usaria esta opção. Ela não trata o problema que é o enfraquecimento do efeito e ainda acrescenta um sistema a mais para a defesa. Pode também ser usado junto com outras opções como o que expande o efeito até o nível total dele, mas mesmo assim é um sistema a se pensar.

REDUZIR UM NÍVEL DO DANO

         Aqui caso o poder seja barrado por impenetrável o dano ainda é rolado mas ele só diminui um degrau do dano, caso o dano tenha zero degraus de falha ele conta como um sucesso. Aqui denovo o problema de enfraquecer mais ainda o efeito, ele é maravilhoso para jogos policiais com gente mortal usando coletes a prova de balas por exemplo mas acho complicado para super heróis invulneráveis.

NÍVEIS EXTRAS DE IMPENETRÁVEL

         Esta seria minha solução. Durante a opção de impenetrável classico existe a sugestão de dobrar o valor do efeito para equilibrar seu aumento de eficacia. Então a partir desta opção sugiro que podemos usar o poder como esta no lívro mas assim como no manual do malfeitor segunda edição temos a opção de comprar penetrante sem um limite de nível, aqui o jogador poderia comprar Impenetrável até o dobro do NP o que resultaria em uma proteção igual ao NP do jogo. Eu aconselho se esta opção for usada limitar sempre ao NP, sem trocas o que garantiria que um personagem poderoso de mesmo NP com dano no Nivel de Poder pudesse atingir o super. Por exemplo: Se Bombadinho tem Proteção 10 e compra Impenetrável 10 ele estaria livre de qualquer dano 4 ou menor (aqui dano igual ao efeito passa por ele), caso bombadinho vai la e investe em Impenetrável 16, Bombadinho ja estaria livre de qualquer dano 7 ou menos e caso ele jogue 20 pontos de impenetrável ele chegaria ao NP ficando livre de qualquer dano 9 ou inferior. Acrescente os niveis extras da mesma forma que se acrescenta niveis extras em dano em area.

         Talvez em jogos mais especificos de para misturar estas opções, como um jogo de Mechas onde os Robos tenham o impenetravel classico até o NP e os pilotos a pe fora de veiculos tenham apenas a opção que reduz em 1 grau o dano, ou qualquer outra opção que o mestre resolva usar. A idéia é que o jogo fique a gosto da mesa com mais opções e fugindo muito pouco, usando regras alternativas oficiais do normal.

Arte da Capa

0 comentários: