ESQUIVAS E DIFICULDADES
Esquiva, uma regra polemica, esquiva uma regra pouco compreensiva. Por isto resolvi tirar um tempinho pra ter um papinho pequeno, mas legal sobre aspectos das regras que ficam nebulosos quando a gente usa regras alternativas do Manual do Defensor principalmente 2D6 e jogadas contra Dificuldade... Vem comigo...
Bem, primeira coisa que gostaria de falar é... Não transforme a Esquiva em uma disputa contra a Habilidade do atacante, pois ja temos isto em FA x FD... seria repetir regras e ser redundante, mas então como devemos levar a esquiva com estas regras?
Bem vamos lá... Caso testes contra dificuldade a Esquiva fica assim...
O personagem joga contra uma FD (Força de Dificuldade, hehe eu pensei nisso kkkk assim a sigla nao muda), igual a H+4 para 1D6 ou H+7 caso se jogue com 2D6.
Esquiva em campanhas de 1D6.... 1d6+H contra H+4 do atacante.
Esquiva em campanhas de 2D6... 2D6+H contra H+7 do atacante.
O personagem ainda pode fazer apenas uma esquiva para cada ataque que recebe, mas agora as possibilidades de esquiva sobem muito, pois aconselho ao mestre liberar acertos criticos e arrasadores para esquivas no caso de 6 e 66 nas jogadas de esquiva. Outra coisa que esta no manual do defensor que eu aconselho a usar é que quando se falha em uma esquiva o jogador apostou a habilidade, então para aquele ataque ele perde a Habilidade na FD.
A logica por tras da dificuldade eu tirei da conversao de dados de dano do Gurps segunda edição, isso tem muito tempo. Mas faz sentido, não da pra usar um valor mais alto para dois dados pois sua curva tende a ficar em um valor medio e não nos extremos, por isto para um dado se usa o 4 o que da chances maiores em 1D6, mas o char perde a Habilidade se falhar então equilibra, agora ao por um dado a mais o aumento da dificuldade não é similar, sendo um +3 tornando +7 para levar esta curva de acerto representada em dois dados.
No fim fica equilibrado, porque com os criticos e a dificuldade os testes tendem a ficar mais faceis, mas no caso de falha a questão do personagem perder toda a H na defesa deve cercar um pouco os usos de esquiva.
Estas mesmas regras devem ser aplicadas para a opção de Bloqueio que tem no Manual do Defensor, funcionando de forma igual só que com Armadura, inclusive com a perda de armadura caso o bloqueio falhe.
Bem é isto postagem pequena mas legal para tirar uma duvida importante sobre estas mecanicas que estao ficando bem famosas nas mesas por este brasilzão. E espero que seja adotado na proxima atualização do sistema.
Arte da Capa
My Hero Academy, material de divulgação
0 comentários: