FORMAS ALTERNATIVAS DE PENSAMENTO

abril 27, 2021 Vekariel 0 Comments

 


Uma vantagem no Defensores Alpha que vejo sempre sendo interpretada de forma hiper literal é a vantagem Forma Alternativa. Como sou o teimoso do ponto, vim trazer algumas considerações que esta literalidade não combinam em nada com esta que pode ser uma das vantagens mais fluidas e que traz mais SOLUÇÕES ALTERNATIVAS para suas historias e adaptações.


         "Kaliandra ainda gotejava um pouco de sangue do braço, fruto de sua brutal luta contra a criatura que quase invadira o acampamento da caravana. Apos a selvagem batalha a criatura saiu sangrando pela mata. Impetuosa como era, a Caçadora rastreou os passos do bicho caindo no que parecia uma cidade em ruinas muito antiga.

         Ao andar pelo antigo complexo o sangue da criatura morria em uma entrada fechada com uma mensagem encravada que mais parecia ser um quebra cabeça mortal de um povo que nao existia mais.

         Ali ela viu que teria trabalho para frente, Kaliandra assim guarda suas armas e respira fundo olhando para o problema, seu foco ali mudara totalmente, de uma caçadora experiente o que viamos ali era uma pessoa com um foco infinito em seu novo problema..."


         Muitos mestres que conheço vejo restringir ou banir esta vantagem contando que ela causa efeitos especiais que nao cabem em jogos mais pé no chão. Mas esta definição pode não ser a melhor aplicada a um jogo que tem como base filosofica te entregar mecanicas para serem adaptadas à narrativa do jogo, vamos dar uma olhada melhor no que esta vantagem pode ser e o que ela pode nos oferecer.


FORMA ALTERNATIVA (2 PONTOS CADA)
Você pode mudar de forma e poderes. Para cada Forma Alternativa que tiver, pode construir um personagem diferente com a mesma quantidade de pontos, com outras características e vantagens — mas desvantagens, perícias e magias conhecidas permanecem sempre as mesmas.


         Acima temos o texto original encontrado no manual alpha que se encontra no site da jambo, se olharmos cruamente realmente o texto tenta indicar a função da vantagem de forma bastante fincada na interpretação, mas ai lembramos que esta mesma interpretação nos induz a encontrarmos explicações para regras e vantagens que cabem em nossa jogo. E Forma Alternativa é uma das vantagens mais adaptaveis para nosso objetivo.

         Quando o jogador adquire esta vantagem para seu personagem ele deve definir como ela funciona para ele, e nem sempre ela causa uma transformação, ela pode assumir varias outras funções como veremos agora abaixo, cada uma com suas particularidades e usos.

FORMA DE BATALHA
Este consiste na maneira mais classica de usar a vantagem. O personagem invoca uma mudança classica de forma, normalmente envolto em varias luzes e efeitos estrobosfobicos resultando em uma nova forma, normalmente com mais poder de combate e alguma limitação para ser mantida. A vantagem funciona como deveria funcionar, mas aqui como ideia o mestre pode permitir que o jogador compre de 1 a 3 pontos de desvantagens que são desta forma e aplicados apenas nela, desaparecendo em suas outras formas. Estes pontos não entram nos limites de desvantagem que o jogador pode pegar. Uma desvantagem que combina muito com esta ideia é munição limitada, que daria usos limitados à forma que durariam muito menos mas que geraria formas realmente poderosas.

POSTURAS ALTERNATIVAS
O personagem não muda necessariamente de forma, ele apenas muda sua postura de combate, mudando sua eficiencia e foco no mesmo. Uma postura alternativa pode representar um espadachim que por exemplo troca sua espada por pistolas e agora assume um estilo gunfu de luta. Ou mesmo um artista marcial que muda de estilo de acordo com o desenrolar da batalha. Não tem segredos aqui, este uso normalmente redistribui caracteristicas basicas e muda algumas vantagens.

HIPER FOCO EM PERICIA

Um clássico para jogos que tem mais de um foco narrativo, como por exemplo combate  e flerte na corte ou interação social. Neste caso eu aconselho ignorar a parte da vantagem que diz que pericias e magias sao intocaveis. O personagem pode realocar suas pericias e criar uma forma alternativa, que  nada mais é que uma postura onde o personagem se foca totalmente naquela pericia tornando um mestre totalmente focado em seu uso. Como disse aconselho a liberar a troca de pericias e magias usando esta abordagem, mas cuidado combos poderosos podem ser desencadeados.

BIG TRAMBOLHOSA FUCKING WEAPON PLUS ALPHA

Um uso que não vejo muito, mas que faz muito sentido e é na verdade um filho da forma de batalha é ao mudar de forma o jogador jogar todos seus pontos na construção de uma arma de ataque devastador, normalmente uma bazuca muito da estilosa, mas pode ser espadas laseres, habilidades proprias... não importa. O importante é que nesta variante o jogador se dedica a exclusivamente potencializar um único ataque para detonar o grande vilão. ESta variante pode sim ser permitida pelo mestre, mas é muito aconselhavel que ela tenha munição limitada e outras limitações para prevenir abusos.

Bem estes foram as 4 variantes que eu me lembrei de cabeça, mas pode possuir milhares de uso para criatividade, apenas não aconselho acumular muitas formas porque gerencia-las começa a ficar cada vez mais dificil..

         Bem vamos ver então agora algumas ideias e regras alternativas para melhorar a vida de quem gosta da vantagem, sao ideias soltas que devem ser usadas de acordo com a campanha.

MULTIPLAS FORMAS
Assim como eu ja falei para Ataque Especial, cada Forma alternativa após a primeira custa apenas um ponto. A linha de raciocínio é a mesma de Ataque Especial, alem de gerar menos inflação de pontos o acumulo de varias formas tende a deixa-las menos efetivas porque não podem ser usadas simultaneamente.

DESVANTAGENS ALTERNATIVAS
C
omo falei ali acima, o mestre pode permitir de -1 a -3 pontos de desvantagens aplicadas a uma forma alternativa, estes pontos não entram nos limites de desvantagem e estão ativos apenas enquanto a forma estiver em uso. Use esta variante com cuidado pois pode causar altos combos.

TRANSFORMAÇÕES AUTOMATICAS

O jogador consegue trocar de forma como ação livre, mas para isto paga 2PMs pela grande vantagem que ganha ao usar assim. Esta fica como opção em jogos que trocar de forma pode ser essencial no turno.


Estas são apenas algumas ideias de uso e opções para uma vantagem que pode ser de extrema utilidade para se criar personagens únicos, mas cuidado pois um grande uso desta vantagem pode criar personagens com inflações enormes de pontos e complexidades não ncessarias. Use por conta e risco e pode render horas de boa diversão.


Arte da Capa.
Lady Devimon by Loliedrop
Adepta Sororitas by Brushray





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