FORÇA DE ATAQUE!
Uma história de Licenças
Já tem um pa de tempo que vem se discutindo sobre uma licença livre do defensores de toquio e o que isso representa para a galera da comunidade. O que afinal podemos esperar, o que podemos usar e o que seria direito deles? Vamos falar um pouco de uma visão especifica que tenho...
Defensores de Tóquio era diferente do que temos hoje, muito diferente por questão de uma única mecanica basica. Antigamente ele funcionava atraves de testes de ataque e de dano como todo rpg tradicional. Até que na fatídica Dragão Brasil nº 84, uma materia adaptando jogos eletronicos para a dinamica de mesa nos trouxe a...
FORÇA DE ATAQUE
O que seria a base para a criação do 3D&T Alfa, ressucitando o sistema e o tornando novamente em uma lenda do RPG brasileiro, mesmo que tu não goste do jogo que o odeie... tem que admitir o peso do jogo na comunidade de rpg nacional. Mas meu objetivo aqui não é falar sobre sua importancia, existem milhares de textos mais reflexivos e elucidativos sobre este assunto.
O que eu venho propor a trabalhar aqui é como você pode aproveitar este pequeno tesouro chamado FORÇA DE ATAQUE, para seu projeto pessoal de RPG e publica-lo sob a licença aberta do 3D&T que ja temos meio oficializada. O pessoal que desenvolve pro jogo as vezes se ve muito focado no conjunto todo e de como modifica-lo e adapta-lo para seus jogos e como isto vai funcionar na licença.
Aqui vamos fazer diferente e focar em um único ponto do jogo a FORÇA DE ATAQUE, que por ventura nos traz também a FORÇA DE DEFESA. Mas o que seria este sistema na pratica? Bem respondendo da forma mais simples o possível ele soma um atributo base mais um numero de conhecimento com um fator aleatorio pra gerar um resultado que ja é potencia de acerto e precisão de ataque ao mesmo tempo. Magnifico.
Então o que define melhor a FA é que ela reune de uma vez ataque e dano na mesma jogada. A FD faz a mesma coisa com a defesa do personagem. Esta solução elegante joga este sistema no coração do jogo transformando o antigo Defensores em um jogo praticamente diferente.
A revista fez tanto sucesso que o Alpha nasceu. E com um manual basico digital gratuito logo logo a gente pensou em uma licença livre. Mas ta vamos ver como aproveitar este conceito pra fazer os nossos jogos.
Aprenda primeiro que Habilidade no defensores foi feito pra ser o SUPER ATRIBUTO, jogando pra si os 3 aspectos principais do personagem... fisico, mental e social. Então nossa primeira quebra pra criar um jogo baseado no conceito de FA é que tu não precisia seguir a ideia de centrar tudo na Habilidade.
Podemos qubrar a Habilidade em Habilidades, tantas quanto seu jogo precisar... elas podem ser mais tradicionais...
FORÇA, AGILIDADE, MENTE
Como totalmente novas e experimentais...
PODER, MENTE, MATERIA
O importante é que atenda o estilo de jogo e o tipo de história que esta sendo contada. Agora os outros atributos eu os jogaria na categoria das pericias e daria um nome pra este tipo de pontuação. Vamos chamar tudo de atributos ou pericias.... e assim tu cria os que forem necessarios para seu jogo ou deixa livre para os jogadores. Pra simplificar um ATRIBUTO como os chamos seriam caracteristicas que sao importantes ao djogo do personagem e nao sao sua essencia. Aqui vc pode ficar livre pra dividir em subcategorias ou jogar tudo no mesmo balaio.
Da pra ter coisas como PERICIAS, PODERES, INFLUENCIAS... ou chamar tudo de sei la PODERES, como voce esta criando seu proprio jogo viajar aqui é imprecindivel para diferenciar seu jogo do defensores de Toquio.
Depois de definido todo teste ocorreria entre uma Habilidade como as discutidas acima com um atributo/pericia/poder, como resolver chama-lo. Esta jogada deveria servir contra qualqure tipo de conflito, mas em seu jogo voce pode fazer diferenciação entre combate e outros testes. Eu recomendo deixar tudo junto.
Com estes conceitos simples podemos criar um jogo do nada rapidinho, quer ver? Bora testar...
GUERREIRO, MAGO E LADRÃO é um jogo indie classico em que voce joga de advinha? Bem vamos fazer nossa versão FA deste jogo...
Nosso jogo tem 3 Habilidades basicas que vamos chamar de FACETAS, que são GUERREIRO, MAGO E LADRÃO. O jogador deve distribuir 5 pontos entre elas e nenhuma pode ter mais que 5 ou menos que zero pontos. Como por exemplo:
GUERREIRO 2, MAGO 0 LADRÃO 3,
GUERREIRO 0, MAGO 5 LADRÃO 0,
GUERREIRO 2, MAGO 2 LADRÃO 1,
E por ai vai... estas 3 facetas englobam tudo que o jogador precisa pra jogar. Mas vamos expandir com algumas pericias.... eu criei poucas que seriam....
Atacar, Esmagar, Proteger, Infiltrar, Criar, Controlar e Destruir.
Ta bom, estas serão as pericias. Agora quando se sofre dano o que seriam os pontos de vida do jogo? Vamos ser simples aqui... todo mundo tem 20 pontos de vida mais 5 por nivel e pronto. É vamos por pra subir nivel.
Neste jogo quando for agir teste sempre uma Faceta com uma pericia. Todos podem ser misturados sem problema. Teste guerreiro quando for: atacar, matar, pular, correr e qualquer coisa que exige o fisico e potencia de musculos. O Mago fica por conta de tudo que seja mental, percepção, entendimento, investigação e agora o Ladrão cuida da agilidade, do ser furtivo e de ser sociavel também. Ai jogamos uma tabela de subir de nivel tipo...
nivel 1 - 10 de experiencia.
nivel 2 -20 de experiencia.
nivel 3 -30 de experiencia.
nivel 4 -40 de experiencia.
nivel 5 -50 de experiencia.
e cada nivel ganha pontos para aumentar os valores do personagem, e voila um sistema feito em segundos em cima dos conceitos do Defensores de Tóquio.
O que quero dizer é que um conceito simples como o FA permite dar ideias para criar jogos muito bons aproveitando a licença do Defensores. O que é necessário é focar nas partes boas do sistema e evolui-las.
Claro que existem muitas outras pegadas e premissas para se fazer um sistema funcional e vendável. Acima eu dei uma pincelada na parte de criar sistemas, mas se quiser mesmo partir para est lado prepara para pesquisar muito e entender de estatisticas.
Mas principalmente com licenças como estas e recursos como a FA e FD, nossa vida de game makers se torna muito mais divertida e facil.
Arte da Capa
Artes de Divulgação - 7Deadly sins, Superman CW, Game of Thrones
MUITO interessante.
ResponderExcluirMas achei o teu sistema muito mais parecido com o sistema Risus do que com qualquer coisa que venha de Defensores!