VITORIA E O ARQUETIPO DA DEUSA!

outubro 24, 2021 Vekariel 0 Comments

    


         Com o lançamento iminente do RPG Nacional 3D&T Victory, temos uma antiga figura conhecida dos rpgistas antigos, Vitória a auto proclamada Filha do Paladino de Arton (que ja falaram que não é o paladino mas é isso). Vamos aproveitar que o assunto esta em voga e somar com mais algumas coisas que eu li sobre a principal persona deste tipo de personagem e vamos falar um pouco sobre o ARQUÉTIPO DA DEUSA.


A enchente corre solta indo em direção ao hospital municipal, Sofia esta ali com sua mae inconciente, tadinha bateu a cabeça. Sofia chora e chora, sabe que ali estaria morta. Estaria...

Mas no meio da chuva torrencial algo ocorre, um domo invisivel as protege da chuva, quando Sofia abre os olhos ela e sua mae estao envolta em braços delicados mas fortes, ela não acredita no Anjo que a ve levantando... olhos alvos, orelhas pontudas e um olhar de acalento, no horizonte a onda horrível esta a vir.... Mas o mesmo ser Lírico que as levava estava ali parada voando, com espada e escudo, parecendo um conto de Tolkien. 

Sofia, fecha os olhos e apenas sente um clarão de luz e um zunido de agua, e do nada... ao abrir os olhos, nao ve mais nada apenas uma cama, sua mae deitada ao lado dormindo se recuperando da lesão, uma paz absurda.

         - Ei voce ta bem? - Uma pergunta vinda de uma pequena garotinha ao lado da cama seguida por quem deveria ser sua mãe....  Florence sorri para a garotinha salva, que olha sem entender mais nada...


         Um arquétipo é um conjunto de ideias e conceitos que permeiam a criação de algum personagem de qualquer mídia, seja livro, jogo ou filme. Por exemplo vamos pensar no primeiro Arquétipo super heroico. O Superman, que é o Arquétipo do Paragon (não vou dar tradução todas ficam horríveis), ou o campeão. Um herói forte normalmente invulnerável que voa e representa bondade acima de tudo, bem que deveria. 


Este conjunto completo é o arquétipo, se tu fizer um pouco de exercício vai ver o tanto de personagens que se encaixam nesta descrição. Eles não sao diretamente uma cópias, nos podemos chama-los  Análogos (personagens com características muito parecidas mas que fazem partes de historias diferentes englobando normalmente pontos de vistas diferentes de um ou mais temas.).


Nesta pegada temos nossas heroínas.  A Deusa ou Semideusa é uma personagem que esta entre dois mundos. Normalmente filha de uma divindade poderosa vivendo entre mortais, ela mostra traços de sua família divina, isso quando não interage diretamente com eles. Normalmente ela é uma ferramenta de mudança sempre questionando seu lado poderoso ao mesmo tempo que harmoniza com a bondade terrestre e se apieda de seus laços mortais.

A Deusa carrega traços  dos arquétipos de mãe, mas muitas vezes também a questão dda violência esta sempre parando próximo a elas, principalmente quando elas ven de divindades ligadas a paradigmas violentos. A Deusa nunca foge de seu papel de figura entre dois mundos e ao mesmo tempo muitas vezes como figura de mudança.

Algumas vezes tragica, outras vezes esperançosas, estas personagens sempre servem de faróis para aqueles com quem convivem, dificilmente uma historia que tenha poderes ou herois ficam sem este arquetipo ao qual Vitória e a Mulher Maravilha fazem parte.

Então algumas ideias para que você consiga criar sua divindade entre os mortais de uma forma mais tranquila, lembre-se nao precisa seguir tudo que esta escrito aqui. Estou dando apenas algumas diretrizes que eu vejo nas historias que tanto amo. E sim estou muito empolgado para ver a nova encarnação da Semi Deusa Vitória no 3D&T Victory.


DICAS PARA SE CRIAR SEU ARQUETIPO DA DEUSA


         Escolha uma divindade paterna ou materna, Deusas são ligadas a grandes poderes ancestrais e semideusas a Divindades criadoras, pense no que esta divindade representa, isto vai pesar muito no que sua Deusa vai ser, seja abraçando o legado de família seja fugindo dele que nem diabo da Cruz.

Pense nos mortais, eles sabem sobre sua Deusa? Tem desconfiança ou admiração? A relação é boa? Ela é reclusa? mantem duas identidades? Como ela vê as pessoas que estão abaixo dela?

Sua Deusa age entre os mortais? Os inspirando? Ou impondo medo? Ela age como uma vigilante ou tem alguma igreja em seu nome? Ou mesmo tenta ser uma mortal escondida? Qual a importância dos mortais para si?

Ela tem nêmeses? Tem inimigos? Como ela os fez? Ela tenta destrui-los ou redimi-los? Ela leva em consideração a destruição que causa ao combate-los? O que ela faz para diminuir os riscos de seus combates? Ou não liga para  a destruição ao ter sucesso?

Preocupe-se com a aparência de sua personagem, como sao seus cabelos? Seus olhos denotam confiança? Sua postura é imponente ou ela tenta ser soturna? Ela é uma pessoa exibicionista que gosta que as pessoas elogiem suas ações e suas vestimentas? Ou é uma ativista de algum tipo de direito que precisa de muita luta? A postura dela perante as pessoas ditam muito da historia.

E por favor, não esqueça que sua DEUSA não é somente um arquétipo, ELA TEM UM NOME e este nome com as peculiaridades dela que a deixam diferente de ser uma mera copia de outras DEUSAS que existem por ai. Sempre que falar dela em sua mesa de rpg ou ao escrever seus contos DE UM DESTAQUE ENORME AO SEU NOME, nunca aceite que ela seja chamada apenas de AMAZONA ou algo parecido, EXIJA A PRONUNCIA DE SEU NOME, ponha este nome na cabeça das pessoas que ai tu terá uma personagem memorável.


Bem Vitória não é o primeiro e nem será o ultimo arquétipo deste tipo de personagem. Eu adoro este arquétipo e espero que estas pequenas dicas tenha ajudado a dar um norte para se criar uma experiência empolgante com uma personagem que não sera esquecida e pode ser tão divertida ou até mais que as Dianas e Vitórias que passeiam por ai.


Arte da Publicação.
Victory, Antigo Quadrinho de Tormenta, Arte de Divulgaçao
Wonder Woman Manga by Christos Ioannou

0 comentários: