BENCHMARK É TUDO ILUSAO!
O BENCHMARK do sistema são todos os nervos e medidas que dizem como os atributos ou características básicas se comportam. Quanto força levanta, quão rápido tal agilidade é.
Normalmente esses números estão lá para ajudar e orientar a mesa sobre o que os personagens são capazes se fazer, e para mais nada.
Isso são base comparativa e podem ser adaptados para suas necessidades. E isso pode gerar vários impactos nos jogos.
Em 3DeT por exemplo pode se alterar o BENCHMARK simplesmente adaptando se a escala, eu por exemplo uso a escala chibi para pessoas normais e jogos normais dividindo por 10 tudo que o jogo deixa fazer. Não eh uma medida exata mas funciona de forma absurdamente boa para o jogo.
No MM3e a coisa se torna mais fácil ainda. Ele se baseia na máxima que o normal mano começa em 0 e cada número dobra as capacidades, então ele te entrega uma tabela de grandezas para se calculas os eventos do jogo diretamente. Desta forma eh só diminuir a força do peso por exemplo pra se saber a distância em que se consegue jogar algo.
Para este sistema apenas altere a tabela ou mesmo ignore os números usando apenas a grandeza relativa das características. Narre usando coisas tipo, tempo 2, velocidade 3 e por aí vai bem abstrato.
No MM2e que todos sabem eu tenho todo apreço eu mudo o BENCHMARK de força para respeitar o multiplicador do sistema que não eh x2 e sim x2,5,. x5 e x10. Sempre aumentando nesta progressão.,. E funcionou de forma absurda.
Você inclusive pode fazer isso apenas para uma campanha… apenas para uma aventura ou apenas para uma cena ou mesmo para um personagem. Tudo depende do impacto que deseja dar ao jogo sem alterar mecânicas reais.
A questão é, está preparado para se desapegar de regras e brincar com números sem medo de certas bizarrices em prol de uma maior diversificação sem necessidade de mudar o sistema ou virar escravo dele?
Experimente, tente. O máximo que vai ocorrer é você ter que reiniciar o jogo, mas a experiência já foi boa por si só.
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