BATTLE PRIEST

janeiro 22, 2022 Vekariel 0 Comments


         

         Muito tempo eu quis ficar sem falar sobre eles, uma classe de personagem surgida de um erro de balanceamento de Builds, passou a me seguir em muito tempo a minhas builds, sacerdotes que deveriam curar mas que atacam em altissima velocidade, seguram enormes quantidades de dano e atuam na frente de combate convertendo sua fé em ferocidade, eles não são Clérigos, não usam armaduras, sua armadura é sua fé... sua fé é independente, hoje existem em muitos mundos e se disseminaram pelo multiverso, os Leões de Mármore os abraçaram e hoje prosperam, e o mais antigo Herói da Terra do Dioverso faz parte de suas fileiras...

         Vamos então dissecar neste pequeno ensaio o que é o Sacerdote de Batalha e como pode se encaixar em seus mundos. O sacerdote de batalha surgiu no Ragnarok Online se aproveitando certas partes da arvore de habilidade que permitia ao sacerdote causar altos danos fisicos em combate de perto podendo então alocar todos os seus pontos de atributo em agilidade, uma escolha muito pouco usual para um personagem que tem como função primaria curar.

         Isso gerava um tipo exótico de sacerdote, que se esquivava muito de ataques poderosos e destruia monstros muito mais fortes que eles próprios e gerava lutas muito bonitas de se ver, eu me lembro que as pessoas paravam para ver um Battle Priest dando porrada nos mapas. Eu sempre adorei o conceito e acabei levando eles para os jogos de mesa. Meu Battle Priest original ainda anda nas terras do Dioverso, Abehl dur Aenslaed que ja falamos e ainda falaremos mais sobre.

         O que pretendo fazer é trazer o Battle Priest em regras para os dois sistemas que eu estou engajado. MM3e e Tormenta Alpha, nesta matéria vamos falar do Tormenta Alpha. Boa leitura.

         O Sacerdote de Batalha vem de uma dissidência da tradição sacerdotal e ele pode surgir de varias formas em um mundo de fantasia ou mesmo tecnológico. Um sacerdote de batalha através de um questionamento interno de sua postura de defesa e oração, passa a atuar de forma marcial, muitas vezes em consequência de alguma tragédia ou revelação interna. Não se sabe quem foi o primeiro sacerdote de batalha ou se a tradição surgil no multiverso de forma múltipla, realmente temos muito pouca informação. Mas sabemos que o sacerdote de batalha começa a gerar sua própria energia divina em primeiro lugar, ele se torna um sacerdote genérico. Ele não ganha bênçãos de uma divindade, mas sim de sua própria força de vontade e fé em suas convicções. Um Sacerdote de Batalha até pode representar uma divindade e seus estandartes, mas mesmo assim sua energia vem de sua fé. Isto tem consequências bem vistas em vários mundos como Arton, onde ele sempre é considerado um sacerdote do Panteão para termos de regras

         Muitas igrejas usam BPs como grupos Black Ops, por sua desobrigatoriedade de seguir certos dogmas sem perder seus poderes, resolvendo assuntos que um sacerdote normal não poderia sem desobedecer os dogmas de sua divindade.

         Em Arton por exemplo aqueles deuses que tem uma ambivalência em seus ensinos costumam empregar BPs para agir nas sombras. Sabe-se que Kalmyr não usa este tipo de sacerdote e que Tenebra em um grupo especializado a agir à luz do dia. No caso de Outonah, Battle Priests sao uma organização com muito renome nos leões de marmore, e seus agentes agem sob as sombras em Arton muitas vezes confundidos com outros aventureiros.

         Em Capela BPs são lendas, não se sabe de battle priests andando nestas terras desoladas, mas dizem que parte da historia da segunda e terceira era de heróis foi feita por uma equipe de BPs que vieram registraram a historia e se foram do mundo.


DEFENSORES DE TÓQUIO 3E


         Em 3D&T o sacerdote de batalha padrão é representado pelo kit abaixo:

Sacerdote de Batalha
Exigências: H2, Clericato, Esportes.
Função: Atacante e Baluarte.
O Sacerdote de Batalha é um tipo de guerreiro santo muito pouco ortodoxo, diferente de clerigos que são sacerdotes de guerra que vestem armadura pesada para batalhar, Battle priests ou Sacerdotes de Batalha usam suas batas cerimoniais abençoadas para se moverem em velocidades alucinantes, muitas vezes com acrobacias no campo de batalha para levar a verdade de sua palavra na base da boa pancadaria. Sacerdotes de Batalha não dependem de deuses, e a vantagem clericato representa para eles uma aptdão de gerarem de suas convicções pessoais magia sagrada.
Full Agi/Dex: Sacerdotes de Batalha são muito dificeis de se acertar, sempre que um BP for atingido, caso sua FD role um 6, ele ganha um teste de esquiva gratuito, caso seja bem sucedido ele evita totalmente aquele ataque. Este teste não conta no limite de esquivas que o Priest tem na rodada.
Aspércio: Sacerdotes de Batalha conseguem abençoar suas armas, com uma ação livre e 1 MP, qualquer arma empunhada pelo BP passa a ser considerada sagrada (magica) para se determinar o que pode atingir ou não durante toda a cena, este é um poder sustentado.
Ataque Duplo: Da mesma forma que Sacerdotes se movem muito rapido, eles atacam com uma fúria irreconhecivel, troque um acerto critico por um segundo ataque que não entra no limite de Habilidades para ataque múltiplo.

Estes são as capacidades mais iconicas dos Sacerdotes de batalha, mas battle priests variam muito. Eu posso dizer que cada um destes guerreiros santos são unicos, muitos Battle Priests possuem mais de um kit. Em Arton BPs como não precisam necessariamente seguir rigidamente dogmas de religiões, sao usados como Agentes de operações especiais que seriam impossíveis para devotos de varias divindades dado os dogmas exigidos por seus deuses. Os sacerdotes de batalha artonianos cosmumam não chamar muita atenção e normalmente agirem nas sombras, eles se assemelham muito a espiões e assassinos e dificilmente mostram as marcas da igreja à que servem

Sacerdotes de Batalha costumam usar Maças como suas armas escolhidas, Maças e Martelos sao seus artefatos prediletos, mas entre eles podemos destacar duas armas muito exoticas que podem ter surgido entre suas fileiras e se disseminado.

MAÇAS ESPADAS: Estas maças são caracterizadas por laminas que saem lateralmente, elas batem com dano de corte no lugar de contusão e representa muito bem a forma fluida que estes personagens pensam e suas capacidades de se adaptar. Maças espadas sao exóticas e pouca gente fora dos BPs, adaptam laminas em suas maças.

LIVROS DE BATALHA: Estes são sempre encantados de alguma forma, sao livros pesadissimos feitos com material ultra resistente para que seu dono possa literalmente sentar a palavra na cabeça de seus atacantes. São livros feitos para serem usados como arma de corpo a corpo, seu encantamento basico protege o livro de ter paginas rasgadas ou suas escrituras apagadas. Eles foram disseminados primeiramente pelos Sabios da Batalha (falaremos deles depois), mas muitos Battle Priests adoraram este tipo de arma, onde podem levar a palavra na base da pancada.

MAGIAS DE BATALHA

CURA DE BATALHA
         Escola: Branca
         Custo: 1 PM.
         Alcance: Toque; Duração: Instantânea
         Sacerdotes de Batalha não são a apoteose da cura magica em campo de batalha, seus esforços e treinamento sao direcionados para serem eficientes em combate, mas ainda conseguem executar curas rapidas que os ajude. Cura de batalha é um feitiço de cura adaptado para ser útil e rapido no campo de batalha para lhes dar alguma vantagem contra seus inimigos. Cura de Batalha, cura 2D de dano por 1 ponto de magia, ela é menos efetiva se usada em outras pessoas... cura de batalha cura apenas 1D caso seja usada em aliados.

SANTUÁRIO
         Escola: Branca
         Custo: Gema imbuída de magia.
         Alcance: curto; Duração: 1 rodada por poder da gema (veja abaixo)
         Esta magia talvez seja uma das mais icônicas poderosas e úteis entre os sacerdotes de batalha em campo, uma utlização da magia é o sacerdote joga-la no chão proximo a si mesmo e usar uma de suas extremidades enquanto se opoe ao adversario aproveitando sua cura sem deixar inimigos usufruirem dela. A magia também funciona muito bem como uma poderosa bomba contra mortos vivos. Santuário gera uma bomba de Cura que ao ser jogada no chao cria uma area de 3x3 metros aproximadamente (3x3 quadros se usar grid). Cada turno que alguém fique em cima da area é curado diretamente em 1D, a cura ocorre por igual em todos que estiverem na area alcançada. Criar uma area de santuário exige uma gema especialmente preparada pelo Battle Priest, por isto normalmente um priest experiente tem apenas algumas destas preparadas e as usa com grande sabedoria. Criar uma gema destas exige um gasto de 3 pontos de magia, mais 1 ponto por nivel de poder da gema até 5 ao custo de 8 pontos. A magia dura 1 turno no chão por nível de poder que ela tenha. Ao quebrar metade dos pontos presos nela voltam no mesmo momento ao sacerdote.

TELEPORTE TÁTICO
         Escola: Branca, Elemental (ar) ou Negra
         Custo: 1 PM ou 3PM, veja abaixo
         Alcance: pessoal; Duração: instantanea.
         O nome deste feitiço é uma brincadeira com seu efeito, sacerdotes de batalha aprendem esta como uma das primeiras magias usadas em campo de batalha para aleatorizar o combate. Teleporte tático teleporta apenas o Sacerdote a uma direção aleatória a até 10 metros de onde o sacerdote esta atualmente, usar ela custa 1 pm, mas o sacerdote pode substituir sua FD por uma esquiva pagando 3PMs e caso se esquive ele irá teleporta aleatoriamente mas para fora do alcance do ataque inimigo. Caso o sacerdote tenha uma "Asa de libélula da Lua", o priest pode gasta-la conseguindo multiplicar seu alcance de teleporte  por x10. O teleporte ainda continua aleatório.

AEGIS
         Escola: Elemental 
         Custo: 3 PM 
         Alcance: Pessoal; Duração: sustentável
         Como um sacerdote raramente usa qualquer item de proteção pesado eles desenvolvem varias maneiras de defesa. Aegis é uma magia de cura simples que pode salvar a vida do personagem. Ela aumenta em 2 pontos a Armadura e caso o personagem sofra um acerto critico faça um teste de armadura, caso seja bem sucedido o critico é desfeito e a magia se dispersa.

GLÓRIA
         Escola: Elemental (Terra ou fogo)
         Custo: 3 PM 
         Alcance: curto; Duração: Instantanea
         Quando se ataca muito rapido acertos críticos podem ser muito úteiss. Então battle priests desenvolveram esta magia rapida para auxilia-los em combate. Ela abençoa o personagem e nos próximos 3 ataques ele aumenta em 1 sua chance de acertos criticos (5 e 6 no dado), esta magia se acumula com efeitos de kits e ítens magicos que tem critico diminuidos,

MAGNIFICAT
         Escola: Elemental (ar ou água)
         Custo: 2 PM sustentado por turno
         Alcance: curto; Duração: sustentável
         Um poder de suporte raro dos sacerdotes de batalha. Magnificat mais parece um poder de bardo, o sacerdote para o combate e se mantem inerte no campo de batalha entoando uma oração ou cantico, enquanto isto todos os aliados ao redor do sacerdote recuperam 1 PM por turno enquanto se manterem proximos e o Sacerdote conseguir sustentar a magia. Esta magia é raramente usada por causa uma clara vulnerabilidade ao personagem.

LEX AETERNA
         Escola: Negra
         Custo: 4 PM por marca
         Alcance: curto; Duração: Instantanea
         O alvo é marcado com a Lei Eterna, o proximo ataque, que o atingir tera dobrado todo o dano que lutrapassar sua FD, veja bem caso o ataque não consiga causar nenhum dano à FD do alvo a magia dispersa, mas caso uma esquiva seja feita a marca permanece.

SUFRAGIUM
         Escola: Elemental (ar e luz)
         Custo: 5 PM
         Alcance: curto; Duração: Instantânea
         Esta poderosa e raríssima magia é uma das lendas dos Sacerdotes de Batalha. Sufragium ao ser lançada sobre seu alvo diminui em um passo o tempo de conjuração de qualquer poder ou magia. De um turno inteiro para uma ação, de uma ação padrão para uma de movimento. De movimento para ação livre. Outro efeito atlernativo da magia também pode ser trocar de alternativa com o alvo, ou doar sua proxima iniciativa para o alvo, qualquer uma das variantes gasta a magia.

IMPOSITION MANUS
         Escola: Todas
         Custo: 2 PM por bonus no dano até 10 PMs
         Alcance: curto; Duração: Sustentada (2 PMs por turno não importa o dano)
         Ao impor as mãos sobre uma arma ou personagem o sacerdote aumenta em muito seu poder de dano. Imposition Manus custa 2 pontos por ponto de bonus no dano até +5 para ser conjurado mas a partir dai ele consome apenas 2 PMs para ser sustentado por turno, sendo uma magia muito mais eficiente para batalhas muito longas e que exige muito dano.


         Talvez a organização mais estruturada dos Sacerdotes hoje esta dentro da Sociedade dos Leões d Marmore, que iremos falar algum dia destes, mas fora dos leões em Arton temos pelo menos um grupo organizado que se tem notícias.


O MOSTEIRO VAZIO

       Uma curiosidade dos Sacerdotes de Batalha Artonianos, é que eles são em sua grande parte dedicados em registrar a história do mundo, eles participam de batalhas e relatam em seus livros todos os ocorridos, a sociedade conhecida dentro das linhas de grupos magicos de O Mosteiro Vazio é considerada uma simples irmandade de sacerdotes talvez dedicados a Thana-Toh, o que no fundo não é verdade. O mosteiro também aluga seus prestimos em armas para nações que paguem muito bem pelo serviço que também é passado por uma analise muito rigida pelo triunvirato da verdade. 3 Sacerdotes de Batalha Artonianos que tem seus nomes escondidos, chamados apenas de Aspecto, Triunfa e Julgamento. Nada se sabe sobre eles nos circulos dos BPs artonianos, apenas que a informação é uma das moedas mais valiosas no grupo. 
         O mosteiro é muito pouco conhecido em Arton, e é um pouco dificil de te-los como patrono. A primeira coisa a ser feita para conseguir sua atenção é que o personagem ou grupo deve ter auxiliado o mosteiro de alguma forma sem saber, e lhes ter rendido informação ou salvo algum de seus membros. Claro que é somente o mestre quem sabera se este pre requisito tera sido solucionado. Mas uma vez terminado o personagem ou grupo é procurado por um mensageiro que oferece a missiva do patronato.
         A exigencia matter é que os personagens escrevam pelo menos uma vez ao mes uma de suas aventuras com o maximo de detalhes possivel que sera entregue por uma Coruja canora, um animal encantado da sociedade especialmente para cumprir esta função.
         Ter o mosteiro como patrono rende ao Artoniano as seguintes vantagens:
CORUJA CANORA: A coruja do Mosteiro também pode ser invocada para enviar mensagens para pessoas distantes, ela é inteligente mas precisa de dados corretos de como achar quem vai receber a mensagem que deve ser enviada por escrito. A coruja também pode com um uso fazer um reconhecimento de area para o Sacerdote.
CONTOS DE BATALHA: Por um uso o personagem pode conseguir informação da area onde esta adentrando ou missão a ser conquistada, cada pergunta gasta um uso e o mestre define como cada pergunta é respondida. A resposta pode demorar de alguns minutos a horas e é trazida por uma coruja canora.
SAVE POINT: Uma vez por dia o jogador pode definir um ponto de segurança, caso seu personagem esteja em desvantagem e va morrer ele pode invocar uma Coruja Canora que irá abrir um campo de teleporte levando o sacerdote e aliados para este local seguro.

         Um Sacerdote de Batalha pode ou não receber o mosteiro cmo patrono sem precisar de pre requisitos, basta aceitar. Mas assim ele se torna um membro, se tornando um andarilho do Mosteiro, a ele é exigido apenas que receba os contratos e os leia para aceitar ou não. Caso aceite a missão deve toda ser anotada em pergaminho especial e enviada à sede. O mosteiro não trata de forma diferenciada missões fracassadas, apenas exigindo o registro do ocorrido.
         Não se sabe o porque o mosteiro arrejimenta tanta informação, mas como o proprio mosteiro se mantém fora dos holofotes, ele mesmo possui varios misterios,  muitos acham que sao agentes da deusa do conhecimento disfarçado, mas isto cai por terra quando se lembra que Tanah toh exige que nenhum conhecimento seja escondido. Mas ao mesmo tempo BPs não perdem poderes ao não se dedicarem a dogmas... Hummm misterio.

         Roda a linguas pequenas também que o mosteiro tem relação com a misteriosa ilha de Outonah e suas cidades misteriosas, mas  o nivel de lenda urbana destas palavras levam a quem saber sobre não as levar realmetne a sério ou mesmo procurar sobre. Talvez os sacerdotes sejam olheiros dos leões, ou dissidentes ou talvez até mesmo agentes da Tormenta? Ou apenas um grupo que presa por se esconder nas sombras enquanto durante suas batalhas colecionam a maior das moedas... o conhecimento. Qual seria a verdade?

DACCAT, CAPITÃO ETÍLICO DOS VENTOS
         Daccat foi um pirata demônio que na época que os ventos dos mundos se confundiam singrava os ares da terra do Dioverso primitivo, diz a lenda que sua fúria era irrestrita e muitos morreram em sua ponte dimensional, o maior cervejeiro demoniaco e também pirata aterrorisou as hostes celestes por milenios, ate que um dia parou suas atividades e nunca mais foi visto.
         Surpreendentemente apenas a menção de seu nome atribuido a uma misteriosa arma era o que se houvia, e que um novo demonio, rapido como a existência e antigo como as estrelas a empunhava espalhando o horror cosmico onde passava...

Daccat é um artefato que existe na terra moderna do Dioverso (meu mundo de aventuras pessoal), mas que nao tem impedimento algum de ir parar em alguma variante de Arton. Daccat é uma Maça espada (Uma maça caracteristica dos Sacerdotes de BAtalha onde seus espinhos sao trocados por laminas paralelas à parte pesada da arma para causar dano de corte maximizado.), mas que possui como peculiaridade ser parecida com um relogio steampunk, engrenagens podem ser vista rodando e funcionando dentro de sua empunhadura coberta de aberturas, a arma que parece pesada também parece extremamente maleavel chegando a se curvar nos golpes acertados.

         Daccat é uma arma +3 de material parecido com Adamante (mesmas propriedades), seu usuario também pode trocar este +3 por +1D na FA que ao rolar 6 explode em outro 1D até chegar ao limite de H de seu usuario.
         O Artefato também possui Adaptador, podendo se transformar em varios tipos de bastoes e tonfas até mesmo se expandindo para para se tornar um BO ou se crescendo laminas até se tornar uma espada.
         Além disto o usuario pode escolher qualquer uma melhoria ou encantamento de arma magica presente tanto no manual 3D&T Alpha ou do Manual da Magia e mante-lo na arma durante a seção de jogo.
         Apenas um encantamento pode ser escolhido por seção (se o mestre desejar pode trocar por cena ou por dia a criterio, eu gosto de seção).
Mesmo com Adaptador é bom lembrar que Daccat sempre mantém o descritor magico de Vento que nunca pode ser trocado o que pode ser um problema para algumas lutas.

         Sabe-se que a arma faz parte do Arsenal de "Abehl dur Aenslaed", um Battle Priest conhecido pelo multiverso por seus feitos ao derrotar criaturas hiper dimensionais e outras aberrações sempre extraindo algo da alma das mesmas para forjar seu lendário arsenal de Armas. Dize que mesmo tendo centenas de armas lendárias, Daccat ainda ´´e sua preferida.

         Caso queira acrescentar Daccat em sua campanha de BPs, use lendas sobre a arma ou narre com ela perdida e seu dono desaparecido, talvez os jogadores tenham que atravessar ao Dioverso (ai me procurem kkkk) para pegar a arma emprestada apenas para matar uma entidade que só pode ser atingida por ela em Arton... Bem viage as possibilidades são únicas.

SIGILOS DE ARMAS PARA BATTLE PRIESTS

         E para finalizar, trarei aqui alguns encantamentos de armas magicas que normalmente sao achados em armas de sacerdotes de batalha. Elasseguem as mesmas regras do manual da magia, 1 encantamento por arma ou até 3 para armas que sejam feitas de algum material especial. Artefatos não possuem tal limitação.
         E lembre-se para 3D&T eu usar o conceito de sigilos, ou seja simbolos marcados na arma que da a ela o poder e outros encantamentos tem a mesma mecanica, entao fique a vontade para considerar que eles sao  apenas encantamentos mesmo.


Ataque de Vento (5 PEs): sempre que esta arma causar um acerto critico, o atancante ganha +1D no ataque significando um segundo ataque.

Grande Magnifica (10 PEs): O personagem pode ao usar esta arma com ataques multiplos trocar um ataque por criar um efeito de Santuario no chao curando todos aliados proximos em 1D por 4 pms, o jogador pode trocar todos os ataques, mas ele precisa arcar com o preço de cada cura.

Gloriah (5 PEs): A primeira FA do combate que for um número Impar resulta em acerto critico. Gloria se aciona apenas uma vez por combate, ignorando qualquer poder que normalmente resete efeitos.




         Bem, neste pequeno ensaio quis trazer uma classe de personagem que trouxe muita diverrsão em minha época de MMOs, e também me acompanhou pela minha vida de Rpgista. Veja que a versão apresentada aqui esta estilizada e não tem relações além de seu nome e estetica com a classe original de Ragnarok Online, e esta adaptação tem Arton na verdade minha Arton que tem a ilha de Outonah como alvo e espero que sirva de bons usos ou inspiração a todos. Caso criem Battle Priests iconicos me mande as fichas que poderei fazer um Lexico com elas.

Arte da Capa
Artes de Divulgação de Trinity Blood,
Ragnarok Online e Dungeon Fighter Online


0 comentários: