DICE BUILDING - 3DeT COMO VOCÊ JÁ VIU!
Defensores de Tóquio Victory esta vindo ai, não sei quando mas está. Então deveríamos nós sentarmos e esperar pelo lançamento da nova encarnação de nosso amado jogo? Nana na ni na não... Aqui vou trazer algumas mudanças que tiveram inspiração do novo jogo pra dar uma cara diferente ao nosso Defensores de Tóquio Alpha.
Dice Building ou Construindo dados é a forma que damos a certos sistemas de jogos que tem por objetivo acumular o maior número de dados para se vencer o jogo. Sabemos que o novo V. vai seguir por este lado mas um pouco mais limitado por conta do novo sistema de escala. Mas e se trazermos o Dice Building para o 3DeT Alpha o que podemos fazer?
Para isso vamos fazer algumas alterações no sistema ditas abaixo e ver o resultado final e como pode impactar na campanha? Vamos então dar uma olhada em como fica.
PERÍCIAS
Primeiro vamos usar o sistema de pericias como foi apresentado no V. Ou seja cada perícia adiciona 1D6 ao teste do personagem e todos os testes do jogo são contra dificuldade. A lista de perícias é a do Alpha com acréscimo de 3 perícias. COMBATE, ARTILHARIA e MISTICISMO. Combate é para combate corpo a corpo, Artilharia é para PdF e Misticismo é para personagens que usam magia. O jogador ganha uma delas gratuitamente na criação de personagem. Ele precisa de uma destas pericias ou vai atacar somente com FORÇA ou PDF apenas com um Dado. Qualquer uma delas já entrega 1D para Armadura.
O que muda aqui é que qualquer jogador pode gastar 3 PM para adicionar um terceiro dado para o teste, esta ação pode ser usada em combate também e este dado conta para acertos críticos.
TROCAS
Em momentos especiais ou em campanhas que seja pertinente o Mestre pode também permitir trocas para o personagem. Estas trocas podem ser para uma ação ou mesmo fixas dependendo do jogo jogado. E funciona com o jogador trocando uma parte do seu bônus de FA, que precisa de ser o mesmo. O bônus precisa ser todo de Característica ou todo de FA bruta antes da troca. Caso seja de Força ou PdF estes valores apesarem de diminuírem na contagem de FA ainda contam no critico.
Para cada +4 de Bônus se troca por 1D;
Para cada +7 no Bônus se troca por 2D.
Enquanto o jogador possuir bônus e a mesa concordar e o mestre deixar o jogador pode acumular dados com trocas, ele também pode queimar pontos de defesa que precisam da aprovação do mestre e da mesa para serem usadas.
DADOS FLUIDOS
Um personagem com perícias joga pelo menos 2D em seus ataque e defesas mais os dados que conseguir acumular com trocas ou forçando o teste gastando 3PMs, estes dados podem fluir pela ficha. O jogador pode com uma ação de movimento levar dados de Ataque para defesa a vontade podendo acumular vários dados para um poderosíssimo ataque ou segurar todos na defesa para aguentar poderosas pancadas.
A única regra especial é que fA e FD precisam ficar com pelo menos 1D que é chamado dado base e que na rodada que é feita ela conta para todas as rolagens, ou seja se enfraquecer Ataque todos os ataques serao feitos com menos dados, se enfraquecer defesa todas as defesas receberão a penalidade. Use com sabedoria.
Pronto com estas pequenas mudanças ja da para deixar seu mestre maluc... ops não digo, ja da pra ter muitas emoções com aquelas mãozadas de dado que tanto adorávamos nas primeiras versões do sistema. Mas cuidado que este modo de jogar pode desbalancear bastante as coisas e não foi testado.
Mas para que serve uma boa mesa de 3DeT se não para desafiar o balanceamento e tirar boas risadas de umas mãozadas de dados. Nas próximas matérias vamos ver como transformar o 3DeT um Anime Fighter Game.
Arte da Capa
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