SERIAM FICHAS ALMAS OU ROUPAS?
A ficha de personagem costuma muitas vezes ser o maior assombro em sistemas como o Mutantes e Malfeitores. Mas será que ela é tão decisiva ou dificil assim? Ou podemos estar olhando algo de errado no horizonte? Bora conversar um pouco...
Bem a Ficha de Personagem representa tudo aquilo que ele consegue fazer na aventura, ali esta escrito os testes e capacidades do Personagem. Além de seus poderes e coisas espetaculares. Usando ela sabemos o que podemos e o que não podemos fazer o tempo todo. Então ela é o coração e a alma do personagem né!
Hum, vamos analisar melhor que talvez não seja bem assim. Quando eu penso em um personagem, espero que na minha cabeça venha seu nome, quem ele é e o que o circunda... como ele pensa as coisas como vê a vida, as coisas que aconteceram com ele e o que o move para frente para se levantar e fazer o que faz. Essa sustância de história é algo que muito se esquece ou se usa apenas para validar números abusados do personagem.
Elas não estão na ficha, não existem la. Normalmente a ficha de personagem é algo como um script de peça, enquanto os detalhes reais do personagem estão escritos em um texto mais robusto quase um romance ou mesmo algumas frases não importa. O que eu quero dizer que o personagem sem esta parte, a de quem ele é e de como ele age não consegue VESTIR uma ficha. Não consegue ser uma FICHA.
Aqui que vem o ponto que eu gostaria de falar. Os detalhes de personalidade e história de um personagem e o que vai ocorrendo com ele nos jogos podemos chamar de sua ALMA. Sem estes detalhes ele não passa de números. Bem eu sei que é chover no molhado, mas esta postagem é dividida em duas pois tenho uma visão interessante sobre.
Mas bem enquanto a parte de detalhes do Personagem são sua ALMA, o ficha dele o que o representa em números, a forma que o vemos na aventura é sua ROUPA, ou suas ROUPAS. Algo que precisamos para mostrar aos outros e interagir (mesmo porque interagir sem roupa da cadeia se não for em praia de nudismo gente). É importante mas fica velha e pode ser renovada, costurada e alterada... coisa que é muito mais danosa no caso da base do Personagem que é sua história e personalidade.
Aqui que eu queria chegar. Pense na ficha dos personagens de sua mesa como roupas para festa de seus jogadores. Elas rasgam e desfiam... Conjuntos ficam disformes e Arranjos ficam estranhos demais ou mesmo poderes podem acabar se encaixando melhor em certos arranjos que surgiram depois de sua compra.
Não tenha dó como mestre, narrador ou o nome que queira usar em sua mesa de mexer nestas roupas, remenda-las e ajusta-las para terem um melhor caimento. Deixe seus jogadores mexerem em suas fichas de tempos em tempos, ajude-os a deixar os conceitos mais redondinhos, fazendo-as parecerem como novas sem perder a essência do personagem.
Fichas de sistemas de pontos costumam ficar muito bagunçadas com a evolução. E caso a mesa tenha para si um tempo de ajustar a ficha de tempos em tempos. Algo tipo a cada 2 capítulos ou a cada 3 niveis de poder, bem isso não tem metrica fica por conta de cada mesa, mas enfim. Mesas que possuem este costume podem apresentar personagens sempre com cheiro de novo ajeitadinhos e bonitinhos, da mesma forma que alguém que vai a uma festa com uma Roupa Nova.
Então quando a mesa for jogar a próxima campanha, pensem sobre como nossas fichas podem agir como roupas e sempre serem melhor ajustadas para estarem a ponto de bala para quando evoluirmos ou tivermos viradas poderosas na Trama.
Arte da Capa.
Fanart Naruto (Autor Desconhecido)
Record of Ragnarok (Material de Divulgação)
0 comentários: