SERIAM FICHAS ALMAS OU ROUPAS?

fevereiro 14, 2022 Vekariel 0 Comments

 


         A ficha de personagem costuma muitas vezes ser o maior assombro em sistemas como o Mutantes e Malfeitores. Mas será que ela é tão decisiva ou dificil assim? Ou podemos estar olhando algo de errado no horizonte? Bora conversar um pouco...


         Bem a Ficha de Personagem representa tudo aquilo que ele consegue fazer na aventura, ali esta escrito os testes e capacidades do Personagem. Além de seus poderes e coisas espetaculares. Usando ela sabemos o que podemos e o que não podemos fazer o tempo todo. Então ela é o coração e a alma do personagem né!


         Hum, vamos analisar melhor que talvez não seja bem assim. Quando eu penso em  um personagem, espero que na minha cabeça venha seu nome, quem ele é e o que o circunda... como ele pensa as coisas como vê a vida, as coisas que aconteceram com ele e o que o move para frente para se levantar e fazer o que faz. Essa sustância de história é algo que muito se esquece ou se usa apenas para validar números abusados do personagem.

         Elas não estão na ficha, não existem la. Normalmente a ficha de personagem é algo como um script de peça, enquanto os detalhes reais do personagem estão escritos em um texto mais robusto quase um romance ou mesmo algumas frases não importa. O que eu quero dizer que o personagem sem esta parte, a de quem ele é e de como ele age não consegue VESTIR uma ficha. Não consegue ser uma FICHA.

         Aqui que vem o ponto que eu gostaria de falar. Os detalhes de personalidade e história de um personagem e o que vai ocorrendo com ele nos jogos podemos chamar de sua ALMA. Sem estes detalhes ele não passa de números. Bem eu sei que é chover no molhado, mas esta postagem é dividida em duas pois tenho uma visão interessante sobre.

         Mas bem enquanto a parte de detalhes do Personagem são sua ALMA, o ficha dele o que o representa em números, a forma que o vemos na aventura é sua ROUPA, ou suas ROUPAS. Algo que precisamos para mostrar aos outros e interagir (mesmo porque interagir sem roupa da cadeia se não for em praia de nudismo gente). É importante mas fica velha e pode ser renovada, costurada e alterada... coisa que é muito mais danosa no caso da base do Personagem que é sua história e personalidade.

         Aqui que eu queria chegar. Pense na ficha dos personagens de sua mesa como roupas para festa de seus jogadores. Elas rasgam e desfiam... Conjuntos ficam disformes e Arranjos ficam estranhos demais ou mesmo poderes podem acabar se encaixando melhor em certos arranjos que surgiram depois de sua compra.

         Não tenha dó como mestre, narrador ou o nome que queira usar em sua mesa de mexer nestas roupas, remenda-las e ajusta-las para terem um melhor caimento. Deixe seus jogadores mexerem em suas fichas de tempos em tempos, ajude-os a deixar os conceitos mais redondinhos, fazendo-as parecerem como novas sem perder a essência do personagem.

         Fichas de sistemas de pontos costumam ficar muito bagunçadas com a evolução. E caso a mesa tenha para si um tempo de ajustar a ficha de tempos em tempos. Algo tipo a cada 2 capítulos ou a cada 3 niveis de poder, bem isso não tem metrica fica por conta de cada mesa, mas enfim. Mesas que possuem este costume podem apresentar personagens sempre com cheiro de novo ajeitadinhos e bonitinhos, da mesma forma que alguém que vai a uma festa com uma Roupa Nova.

         Então quando a mesa for jogar a próxima campanha, pensem sobre como nossas fichas podem agir como roupas e sempre serem melhor ajustadas para estarem a ponto de bala para quando evoluirmos ou tivermos viradas poderosas na Trama.

         Pense bem Mestre, talvez seus jogadores sejam mais alfaiates que você pode imaginar.






Arte da Capa.
Fanart Naruto (Autor Desconhecido)
Record of Ragnarok (Material de Divulgação)


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