MINHAS AFLIÇOES E SUAS DESCRIÇÕES!
Sabe eu. Costumo ser um inconformado. Algumas vezes buscando mudanças em cima outras mudanças. Mas o MeM é um sistema que me sinto confortável para usá-lo praticamente em seu original.
Mas uma coisa que sempre me incomodou foi seu sistema original de dano em uma primeira apresentação não demonstrar muita variedade. Não até nos aprofundarmos em duas características pouco exploradas aqui. DESCRITORES e AFLIÇÃO.
" João Estrela estava naquele impasse onde não sabemos se vai ou fica. Ele estava batendo na besta da floresta ja faziam praticamente uma hora, suas pernas doiam já. Ele estava evitando ativar se Hannon, e seu Stand ou seu companheiro como ele mesmo chamava "Exu 7 Pedras" estava maluco para sair. Ele poderia sim explodir todo o seu sobrenatural, mas a maldita criatura era conhecida por comer essencias sobrenaturais, e ser mastigado na alma era tudo que João Estrela não precisava.
Mas, ai neste lampejo de Pensamento João Estrela se lembrou da caneta que ganhara de Mara Jade a Bibliotecaria que amava Seul. Ele lembrava muito bem das palavras, "Esta caneta é para voce, mas não para ficar com você, ela pode transformar o receptor". O pensamento Fresco veio direto a cabeça, ele não pestanejou... Sacou a caneta e com um rolamento maroto no chão se esquivando de um tentaculo cheio de gosma da criatura enfiou a ponta da caneta na pele gosmenta e dura, que impressionantemente não se quebrou e sim adentrou a estrutura da criatura que titubeou para tras.
Jõao Estrela assim cheirou a oportunidade, assim ele gingou, o ar ao seu redor brilhou em azul, fagulhas saiam de suas passadas e a famosa estrela de cinco pontas tatuada em suas costas jorrava Luz Azul... Quando ao menos se percebia João Explodiu em uma sequencia maníaca de rabos de arraia em cima da criatura, que não conseguia mais comer aquela energia.... E quando ela titubeou para tras o grande Exu 7 Pedras, Um poderoso espirito de pele negra e rastafaris vermelhos que emana do Hannon de João terminou o serviço segurando a criatura com uma de suas enormes mãos e a socando com a outra até o bicho estourar em sangue verde e gosmento sujando toda a roupa branca de Jõao Estrela que acabara de resolver o Estranho caso da Besta que comia Luz."
Neste pequeno ensaio vamos dar uma mergulhada no vasto mundo dos descritores de dano e como em conjunto com aflição temos um dos mais ricos sistemas de dano dos RPGs mainstream atualmente elevando o MeM a um jogo sobre qualquer herói e não simplesmente super heróis. Vamos dar uma mergulhada em um assunto que parece causar asco a pessoas que sao focadas em regras, e que muita gente que curte a interação de conversas não ve muito sentido. Mas é um elemento tão central do jogo quanto o gastar de um ponto de personagem. Estamos falando deles mesmo... os...
DESCRITORES
Uma parte do jogo que é subestimada quase sempre, os descritores são a regra que dita realmente o que um monte de pontos representa e no caso de um ataque o que ele realmente é.
Veja bem se a regra de descritores não for usada a fundo metade da riqueza do sistema se vai. Além de simplesmente representar o que é um poder ele determina propriedades reais de jogo que devem ser exploradas principalmente para resistências, imunidades e complicações. Uma Bola de Fogo de Zefestos não é só dano em área. Ela é uma manifestação de fogo mágico que pode ser fatal em certos personagens e não causar um arranhão em outros.
Ao planejar um cenario, principalmente cenários de fantasia mais específicos cabe ao mestre ou narrador ou o nome que sua mesa der ao diretor de narradores, o dever de separar descritores especiais de seu cenário e as formas de se obtê-los.
Em um cenário onde não existe poder divino, clérigos curadores devem ser parte de lendas.
O mestre deve também determinar como eles se comporta em termos de regras.
Este cuidado leva o jogo para outro patamar, conectando as características inerentes do cenário a seu conjunto de regras.
E mais que isso, se um descritor específico não possuir defesas efetivas contra ele ou se for fatal para algum personagem que precisa ser parado o jogo pode cair em uma corrida armamentista sem precedentes.
AFLIÇÃO
Aqui chegamos na parte do bolo que realmente leva o sistema de dano a outros patamares. Aflição é. Sistema exclusivo do MeM 3e e uma de suas marcas registradas. Mas para entende-lo e como ele se liga a descritores e ao dano em si precisamos entender algumas coisas do dano no jogo.
O sistema de dano do MeM possui 4 entradas de efeitos que podem ocorrer com o personagem que são… Ferimento, o efeito básico que vai se acumulando penalidades de -1 para dificultar cada vez mais os testes. Atordoamento, que deixa o personagem se ação e vulnerável por uma rodada, Incapacitado representando danos mais profundos e permitindo que o personagem faça apenas uma ação ou movimento por turno. O Quarto Grau já retira o personagem totalmente do jogo botando ele em um estado de inconsciência ou como um moribundo.
Bem o que aflição faz é permitir que o jogador personalize estás entradas escolhendo vários outros efeitos negativos que podem ocorrer com o adversário. Indo de impor um redutor de -2 a algum atributo ou característica do mesmo até reescrever sua ficha completamente Aflição praticamente permite ao jogador ditar como o RPG se comporta em combate para seu personagem. E ao combinarmos com o sistema base de dano e com os descritores ditos acima passamos a ter talvez o sistema de dano mais rico já criado para o mainstreeam do RPG.
Primeiro ponto que temos que entender é que as condições descritas no poder são apenas exemplos e o que realmente importa são os efeitos mecânicos para criarmos seus descritores e o que realmente são. Então um PREJUDICADO, pode se tornar facilmente uma PRESENCA INFLUENCIADA (-2 em Presença). Para o jogo vai importar o -2 em presença na hora de testes, mas o influenciada vai determinar muito sobre quem é ou não mais resistente a este poder. O que não parece claro, porque o efeito Aflição sendo tão grande acaba mal escrito é que você pode personalizar qualquer uma de suas condições para criar novas. O que eu sugiro é que caso se já realmente algo novo o jogador escreva o efeito mecânico entre parêntesis da condição.
Esse detalhe pode parecer boboas transforma aflição no efeito base de combate tornando o próprio dano em uma espécie de coadjuvante. Aflição é tão bom que para vários efeitos ele é considerado até melhor para jogadores, como quando comparamos com nulificar.
E SE JUNTARMOS TUDO?
Agora vamos lá misturar um pouco mais, o jogo como a maioria dos jogos de super heróis apresenta a oportunidade de se ligar poderes para criar poderes mais complexos por meros 0 pontos ( o jogador já irá pagar pela restrição de que esses poderes nunca mais poderão ser usados em separado), a única exigência é que eles possuam o mesmo alcance.
Então se pararmos para pensar um pouco ligado praticamente junta dano e aflição em um grandioso efeito de se prejudicar alvos dando a capacidade do jogador a inventar praticamente qualquer coisa que esteja em sua cabeça. Somando a importância de descritores e a informação que as condições podem receber descritores próprios, a combinação se torna na mais poderosa caixa de ferramentas para se machucar alguém de alguma forma já feita em um RPG.
- Preciso de uma bola de fogo que queima?
- Uma martelada de trovão que ensurdece?
- Controlar a mente?
- Mudar campo biopsíquico?
- Um Arpão que atordoa e puxa meu alvo?
E qualquer outra loucura que possa existir em nossa cultura pop pode ser feita apenas trabalhando os conceitos que abordamos aqui. Dano e aflição funcionam tão bem juntos que talvez nem precisassemos incluir o Ligado na construção do poder, mas o colocamos apenas porque aflição pode possuir um valor de graduação diferente de dano.
Uma indicação que eu dou sobre o tema é o Artigo sobre Aflição escrito pelo Thiago Miani do grupo de Mutantes e Malfeitores do Facebook, a matéria pode ser facilmente encontrada no grupo ou baixado no link que deixarei abaixo.
Bem espero que depois deste pequeno ensaio, voce olhe com melhores olhos para o sistema de Dano baseado em condições do M&M e mesmo que pareça houver menos variações que um sistema baseado em dados variados e pontos de vida (D&D to falando de voce cof cof…), na verdade o sistema é extremamente mais rico permitindo uma combinação de resultados e valores que chega a ser assustadora.
Comece a brincar com combinar estes dois efeitos e seus descritores e depois diga pra gente até onde foi a toca do coelho.
ARTIGO SOBRE AFLIÇÃO COM THIAGO MIANI.
Arte da Publicação
Xenogears Wiki
Tumblr de Trinity Blood
0 comentários: