UMA PAUSA NO FINAL DOS DRAGÕES!

março 11, 2022 Vekariel 0 Comments


          

Eu venho batendo em umas polemicas aqui no grupo ja faz um bom tempo. E a postagem do rapaz sobre o evento do Mar de Jade (eu me recuso a chamar ele pelo outro nome), me abriu a vontade de digitar algumas palavras. E é sobre a pressão de uma minoria por uma dificuldade dita do mundo dos sonhos. O texto tem a ver com logica, empatia e as bases que fizeram o gw2 ser o que é.


          Primeiro ponto, temos que lembrar que um MMO realmente é massivo e trabalha com milhares de pessoas, e temos pessoas de todo tipo e interesse no jogo.

          Este montante de pessoas que fazem o jogo ficar viavel e funcionando, é importante ao jogo ter população para tudo.

          Outro ponto é que a maioria destas pessoas tem suas proprias agendas, elas usam o jogo pra estravazar, andar em um mundo diferente ou mesmo colecionar pets e skins. Existe todos os motivos para alguem jogar um MMO.

          A maioria destas pessoas não tem disposição e nem mesmo tempo hábil para praticar a exaustão mecanicas complexas e exaustivas como as usadas em PVE high End como vemos na maioria dos MMOs. 


          E estes conteúdos High End parece produzir uma espécie estranha de EGO nas pessoas, por alguma razão parece que se o colega não tem disposição de chegar a seus altíssimos valores de Corte, estas pessoas não deveriam nem pisar no jogo.

          Quando levamos isso pra uma comunidade e o pessoal conhecido assim como hardcore começa a fazer muito barulho começamos a ter um problema.

          A equipe original do GW2 entendia isso, GW2 é um jogo altamente focado em historia e nunca pretendido para ter um endgame com dificuldades elevadas. Tanto que até a poucos anos atras fractal era o maximo em pve que tinhamos. Os desenvolvedores sempre foram muito resistentes a conteudos como raids e tinham seus argumentos.

          Até que por varios motivos conteudo mais Hardcore veio ao jogo e as raids foram implementadas. Com o tempo ela acabou criando um grupo de jogadores que aparecem em jogos competitivos. O grupo que acha que seu conteudo é o centro do jogo.

          Mas a questão é que não é... GW2 é FOCADO TOTALMENTE EM LIVING HISTORY, a historia do jogo que nao parea e cresce sozinha, nós somos convidados a participar dela e seus eventos. Todo o restante do conteudo sao opções, importantes mas opções para quem quer algo mais focado possa fazer.

          É importante o jogo ter a Living history acessivel a todos e por isto ela não pode ter o nivel de dificuldade e exigencia de organização de uma raid ou Strike Mission de alta performance.

          Um jogo não se sustenta somentne com hardcores, ele precisa das pessoas comuns. Precisa de gente disposta a fazer conteudos e se divertir. Mas a exigencia cada vez crescente de uma minoria por resultados do grande publico gera um problema que envenena... 


A TOXICIDADE.


          Anda preocupante como as comunidades de GW2, estão ficando toxicas rapidamente, por agora é pouco, uma coisa ali uma zoada ali e um problema acolá... mas esta ocorrendo, estamos esquecendo de que o jogo é feito.


          Não dá para se excluir alguém em GW2, não sem manchar o legado do jogo.
         Ai entra em outro problema.


MEDIDORES DE DPS TRAZEM TEMPESTADES.


          Uma praga, nesta situação que vi estragar jogos inteiros são os DPS metters, eles contam quanto dano alguem causa por segundo e consegue fazer comparações porque captura o dano de todo o grupo.


          O problema é que isso é usado para se fazer cobranças e até expulsões de pessoas de grupos de conteúdos mais difíceis. Este tipo de atitude vai ficando mais forte com o passar do tempo.

          E eu vejo nos comentários, que a exigência de DPS anda aumentando e eu sei onde isso vai dar. Sou jogador antigo do wow, la vi os medidores serem criados como addons reais que estavam dentro do joo e como isso transformou o ambiente de raid em algo tao toxico que perdi amigos bons por brigas idiotas em questão de desempenho, ainda tenho tristeza das coisas que me ocorreram. Eu mesmo quase tive problemas de depre graves na epoca em que raidava pra valer.

          Em final fantasy a não muito tempo o problema incomodou os devs a ponto que hoje, se alguém conseguir provar que foi expulso por conta de DPS e medidor de dano quem fez a expulsão é BANIDO na hora.

          Aqui no GW2 eu sei que muitos desenvolvedores não gostam de overlays e programas de terceiros, tanto que não foi uma ou duas vezes que deixaram claro que cada um use por conta e risco.

          Talvez não fosse uma ideia ruim, as regras do Final Fantasy XIV fossem implementadas pra valer no GW2... e veja que em termos de PVE o final fantasy esta a séculos luz a frente do GW2 (eu sou apaixonado pelos dois jogos então tenho como falar porque é verdade). A jogabilidade do GW2 é superior eu acho, mas as decisões em PVE são melhores sim.


          No fim espero realmente que as pessoas entendam que elas só sustentam sua raid ou sua fractal CM, porque tem gente interessada em coletar skin, pescar e fazer evento facinho, que não sao piores ou preguiçosas, elas tem apenas objetivos diferentes e sao muito mais que a comunidade hard.

          Claro ninguém quer um jogo de graça também, eu acho que podemos atingir um meio termo, mas isso tem que ser feito com respeito e sim eu não desisti da comunidade mesmo que pessoas adorem acusar.

          Mas minha forma é escrita, escrevo pela alma, escrevo por mim e escrevo por pessoas. Mas escrevo principalmente quando algo me incomoda e muita coisinha por aqui em nossa harmônica comunidade anda incomodando.


Abraços a todos, Titio ama Vocês.

0 comentários: