UM SETUP DE BRENDA NO 3DeT!
Chegamos em Novembro e ficamos sem regrinhas para discutirmos e trocarmos ideias de nosso conhecido 3DeT, cara vou passar a usar o e no lugar do &, ja que no Victory vai ficar assim mesmo kkk... Bem mas voltando ao assunto o que voce acha de tentarmos criar um setup para jogar 3DeT um pouquinho diferente?
Um Setup aqui neste artigo é na verdade o conjunto de regras e opções opcionais ao sistema para torna-lo diferente para algum jogo ou campanha. Este setup que vou brincar com vocês aqui tenta aproveitar todas as matérias ja lançadas do 3V, tentando juntar tudo para ver como fica no 3A (cara vou usar 3V e 3A, fica mais massa para os nomes do sistema).
Primeiro precisamos chamar de algo nosso setup né, vou Chama-lo de Brenda.
Para desenvolvermos o setup vou jogar as seções de acordo com onde movimentam e mudam o sistema, vamos tentar no fim ter um jogo todo alternativinho pra rodar em sua mesa usando tudo que o 3A tem e o que sabemos do 3V.
Eu vou por alguns detalhes, meus de gosto e preferencia mas nada que seja alteração de regras diretamente, as regras irei manter o mais proximo do que foi escrito, mas veja vamos brincar alterando desde a primeira Matéria. Então vamos la
3DeT BRENDA
O Artigo e esta adaptação do jogo se Chama Brenda por alguns bons motivos. Primeiro é o nome da Gata e espada ancestral de Victoria, nada mais justo que um resumo do que aprendemos do jogo levar o nome da espada da principal peça da nova personagem. Segundo Brenda é a filha do FERREIRO, o Ferreiro é uma lenda vida em minhas historias, uma divindade que nunca apareceu mas que é pai de toda a tecnologia itens de ferraria em meus cenarios. E terceiro Brenda é o nome de uma boa amiga, que nos afastamos por diversos motivos que não vem a questão, que sinto bastante falta e que aqui deixo uma singela homenagem.
CRIAÇÃO DE PERSONAGEM
Nomeclatura
Aqui vamos brincar um pouco com algo que eu adoro usar e aconselho a todos. Eu em tenras idades joguei bastante o Street Fighter RPG, um jogaço e trouxe umas maneirices com ele e com o Storyteller, então para nosso setup vamos usar o seguinte cabeçalho tudo explicadinho....
NOME: O nome de seu personagem, aqui nada de segredos, escolha um nome bonito e ta tudo lindo.
PERSONALIDADE: Em minhas fichas e materiais esta parte começa a dar tilte na cabeça das pessoas, mas aqui é simples, escolha 3 traços de personalidade que achar relevantes para seu personagem e os interprete durante a aventura, caso o mestre ache bom e a interpretação somar ao jogo o mestre pode dar XP exclusiva para feitos dentro do jogo. Não precisa de uma lista para isto, apenas escolha 3 traços, normalmente de ma palavra. Coisas como: Ambicioso, Paternal, Tsundere, Obcecado e outras estão valendo.
ASSINATURA: Direto de SFrpg, a assinatura do personagem é uma frase que ele sempre fala, uma caracteristica em sua imagem exótica, um comportamento estranho. Enfim qualquer movimento que se destaque o bastante no personagem para ele ser lembrado na historia. Seu personagem joga uma moeda pra cima e atira ela? Ele fala o que a vovó falava apontando o dedo pra cima? Ou o cabelo dele tem 10 cores? Tudo vale aqui pra dar mais cores ao personagem. Toda vez que o personagem usar sua assinatura o mestre pode contribuir com um ponto de xp para ele.
CARACTERISTICAS BASICAS
Vindo da Dragão Brasil 165, Página 92, vamos reduzir o numero de caracteristica basicas, ficando assim como sugerido na material...
PODER (Força e Poder de Fogo unidos, representa a capacidade de causar estrago do personagem)
HABILIDADE (Esta é a alma do sistema ela não muda e não vai mudar no V... hunf)
RESISTÊNCIA (Resistencia e Armadura se tornam apenas Resistencia, representando tudo o que o personagem consegue tankar na vida.
PONTOS DE VIDA: Esses caras vao ser discutidos a frente.
PONTOS DE MAGIA: Esse também mas vou mudar o nome.
CUSTOS DAS CARACTERISTICAS
Uma mudança feita também importante é nos custos para se comprar caracteristicas. Como o sistema é unificado em jogadas contra dificuldade, comprar valores altíssimo de caracteristocas agora tem seus custos revisados. Uma caracteristica basica custa 1 ponto de personagem até o nivel 5 e 2 pontos por caracteristica a partir dai sem progressão, sempre custando 2 pontos.
TESTES DO SISTEMA
Agora é oficial, todos os nossos testes sao realizados somando os dados jogados a uma caracteristica basica devendo-se atingir uma dificuldade. As dificuldades agora seguem a seguinte linha:
FACIL: 6
DESAFIANTE: 9
DIFICIL: 12
MUITO DIFICIL: 15
Em escalas veremos melhor estas dificuldades. Os personagens começam com 1D para jogar qualquer teste que tenha, inclusive combate. Assim o personagem consegue mais dados em situações especiais o que nos leva a nossa proxima parada.
PERÍCIAS
Uma perícia torna o personagem muito, mas muito bom em algo, ter uma perícia torna o personagem perito em sua ação, podendo assim somar um segundo Dado para a jogada, este dado não tem custos extras apenas basta conhecer a pericia relevante. Veja que combate agora exige ter a perícia Luta, e alguem lutando sem a pericia necessaria esta limitado a usar apenas um Dado para atacar e se defender.
Uma perícia custa 1 ponto e o jogo descarta as especializações. Veja a lista abaixo com as novas pericias
- Animais.
- Arte.
- Artilharia
- Conhecimento.
- Esporte.
- Luta.
- Manha.
- Manipulação.
- Máquinas.
- Misticismo.
- Medicina.
- Percepção.
- Sobrevivência
- META 6: Facil - Levantar 50 kg, correr e manter o folego.
- META 9: Desafiador - Levantar 100 kg, correr como um bom maratonista.
- META 12: Difícil - Erguer 300 Kg, correr mais rapido que 100 metros em 9 segundos.
- META 15: Muito Difícil - Levantar Uma Tonelada.
- META 20: Heróico - O cerne das lendas, ergue até 20 Toneladas e corre a 250 Km/H e resistir a todas as doenças.
- META 25: Épico - Velocidade do Som, Levanta até 100 Toneladas
- META 30: Lendário - Mach 5(1500 km por hora), capaz de interagir com 300 Toneladas.
- META 35: Mítico - 10km/seg esta é a velocidade de escape da Terra, o personagem consegue erguer 1000 Toneladas e jogar qualquer peso menor que este a distancias incríveis.
- META 40: Titânico - 50.000 KM/h, chegando a lua em 4 hroas e marte em 3 semanas. capaz de erguer 15000 toneladas e por qualquer peso menor em orbita.
- META 45: Semi-Divino - Velocidade da Luz, capaz de erguer 100k de toneladas e jogar no espaço.
- META 50: Divino - Velocidade de Dobra 1(4c), Capaz de erguer 1Mi de toneladas, a partir daqui cada +5 dobra os valores.
ARCANO (4 pontos)
Você é uma manipulador dinâmico da realidade. Por algum motivo ou fonte possui acesso a poderes que vão muito além de causar dano, podendo melhorar pericias, virar situações impossíveis ou mesmo salvar personagens de mortes iminentes.
O poder arcano pode ser mágico, PSIÔNICO, Sagrado, profano ou qualquer outra fonte definida ao se comprar a vantagem. Um usuário Arcano pode gastar pontos de magia para executar as seguintes ações:
Um ponto de magia pode simular um ponto de uma característica básica como Força a distância para se erguer algo ou desenhar algo por exemplo, está ação não pode ser usada em combate ou causar dano e pode ser executada a distancia definida normalmente pelo tanto de pontos gastos.
Pode ser usada para melhorar qualquer teste em +1 por ponto até a Habilidade do personagem, está habilidade pode ser usada em combate e em conjunto com vantagens.
Comprar o efeito de qualquer vantagem ou Perícia pelo dobro do preço em pontos e ainda melhora-la.
Todos estes usos funcionam por apenas uma rodada. Caso precise de um uso avançado dos efeitos escolhidos pague na hora da invocação 3x o gasto do efeito pretendido para expandir seu uso pela cena inteira.
FOCO
Um Focus é um poder ou habilidade avançada de Arcano que podem ser Adquirida para personalizar ainda mais seus efeitos. Todo Foco é um aprendizado avançado que deve ser conquistado em jogo, seja com tutores ou auto aprendizado cada foco é um poder especial e único para o personagem.
Um foco que comece com o personagem, caso se aplique deve ser jogado pelo menos em algum preludio ou aceito em grupo. Lembre todo Focus é uma ferramenta de desenvolvimento do personagem.
Se observar bem o foco é uma magia, um efeito mecânico único para se fazer algo especifico, seja um ataque que retire uma quantidade diferente de dados ou mesmo um conhecimento oculto. O objetivo dos Foco (Foco no plural Focus no singular) é resgatar todas as listas de magia do jogo e seus suplementos, então todas as magias encontradas no Alpha e em seus suplementos são foco (Focus no singular). Cada foco pode ser mágico, Psiônico, inventivo ou qualquer outra fonte dependendo . Foco ainda segue as mesmas exigências e restrições das magias originais, mas todas exigências de caminhos mágicos são supridas por arcano, mas todos os outros custos e regras ainda continuam.
•Focus que podem ser sustentados exigem apenas o dobro do uso de mps para serem estendidos pela cena, como eles são poderes mais específicos também é justo que seu uso seja mais barato.
•Um Focus também pode ser comprado isolado sem Arcano, usando as regras normais de aprimoramentos do BLE, mas veja eles saem muito mais caro assim, mas custam metade do MP para serem evocados e mantidos. O valor para uma cena se baseia no custo em PMs ja dividido ao meio que as regras de implemento usam.
• Foco também pode ser combinado com os usos básicos de Arcano e permitem que outras vantagens de melhorias magicas sejam compradas como Magia Extrema e outros usos e se apliquem normalmente.
•Quando for aplicar Foco em fichas e textos sempre especifique o tipo de Focus entre parêntesis como o exemplo: Força Magica(Focus Psiônico), assim também trocando os nomes magica e magico por algo mais adaptado ao cenário que será narrado.
Foco também não precisa ser somente os tipos clássicos que eu citei, no jogo podemos ter Focus de ninjutsu, focus de técnicas, focus de todo tipo de poder variado que se vê em todos os animes por ai, o sistema de foco precisa servir ao jogo e aos jogadores para dar mais luz a ele e não ser a principal fonte de poder do jogo. Por isto cabe ao mestre mediar seu uso e aos jogadores discernimento para se aproveitar do conteúdo monstro que estas listas possuem para se criar personagens únicos e contar suas histórias.
Bem esta materia queria fazer uma transição com o que ja foi publicado do 3DeT Victory (quem for véio vai sacar a referencia da Brenda), e trazer uma forma meio termo de jogar. Ela não traz coisas mais novas como o limitador de dano de Poder, mas pode ser interessante para quem quer ver 3DeT Alpha com outros olhos.
Arte da Publicação
Artes de divulgação da Época
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