M&M É XML!

novembro 21, 2022 Vekariel 0 Comments

 



         Bem mais ou menos né, mas o que é XML? Isso é verdade? É mentira? E onde se reproduz… ops não pera…

         Gostou do bait, então mais ou menos é isso mesmo. Mas primeiro precisamos entender o que é essa coisa de xml. Vem que o tio explica!

         Linguagens computacionais e jogos tem um longo histórico de comparações, mesmo porque ambos sao exercicio de lógica pura em sua criação, por isso podemos chegar e conversar sobre M&M nestes níveis, mas primeiro vamos dar nomes aos bois...

XML


         XML ou (Extensible Markup Language), linguagem extensiva de marcação em uma tradução muito Freestyle é uma forma de se organizar informação para que possa ser lida de forma fácil por vários programas na web.

         Ele trabalha com Tags que indicam conteúdos. Algo como <Texto> Dígito um texto aqui </Texto> . Tudo que estiver dentro do texto será reconhecido pela marca texto. O xml serve para se criar todo tipo de conjuntos de classificações para se trabalhar melhor com eles.

         Bem está explicação vem simples já serve ao nosso propósito. Mas o que isso tem a ver com. Mutantes e MALFEITORES?

         Olhe só MM funciona como um jogo para todo tipo de super heróis, e por isso ele não possui poderes (já falamos nisso). Ele possui fragmentos de regras para se construir tudo oque se precisa nele chamados de efeitos. Mas estás regras não dizem nada


DESCRITORES.


         Entao agora que entra a grande questão. Uma parte da regra do jogo muitas vezes delegada a segundo ou terceiro plano e que muitas vezes nem é percebida pelas pessoas que jogam o sistema.


         O Mutantes e Malfeitores possui o seu próprio XML e se chama DESCRITORES. O descritor é a explicação que cria os poderes e também tudo que explica o mundo de jogo. Uma bola de fogo psionica claramente mostra que ela é de fogo e é psionica, então o jogo possui os descritores fofo e psionico.

         Olhando rasamenrw assim até a gente podemos achar que é somente isso, dar nomes aos bois. Bem só que estes bois podem ter muito mais importância que a gente dá a eles.


DESCEITORES O XML E ADAPTAÇÕES


         Como descritores dão nomes aos efeitos e sentidos a eles, são os DESCEITORES que poem ordem na casa. Da mesma forma o XML explica para o programa o que são aquelas informações.

         Descritores trabalham também diretamente nos efeitos assim como o xml em programas de computador. Tá tio mas onde vc quer chegar? Então leve gafanhoto. Quero chegar em boas adaptações e cenários.


ORGANIZE TUDO


         Como sabemos, os DESCRITORES são usados para determinar dano, aflições, funcionamento de sentidos, funcionalidades de imunidades e defesas e uma infinidade de outros efeitos do jogo.

         Assim se organizarmos estes descritores de forma clara e dividindo seus conjuntos de acordo com o cenário o jogo não precisa nem se regras específicas.

         Organizar é tudo. Se em um cenário de ninjas psionica alterados por genética a mesa criar e dividir descritores como: pirocinese, psico cinese, jutsu, sombras e deixar claro onde se aplicam em jogo.

         Tipo, poderes Sombra só podem ser usados a noite então tudo que tenha descritor sombra exige  limitado a noite por exemplo, o jogo ganha uma alma própria daquele cenário, porque por exemplo todos os jogadores saberem o que esperar de poderes marcados como sombra.

         Criando assim uma hierarquia e regras próprias daquele cenário. Mesmo porque descritores são muito melhores de se criar estás limitações ou acessos de que alterar regras para isso.

         DESCRITORES bem definidos e aceitos pela mesa moldam a informação do jogo para Dora dos super heróis possibilitando uma variação inacreditável de tipos de cenários possíveis indo do shonen (ação de adolescentes japoneses) ao horror lovecraftiano mais maluco.

         E é aqui que descritores se comportam como xml, você pode definir grupos de poderes e deixar claro como funcionam marcando eles com DESCRITORES específicos e fazendo eles serem respeitados na mesa.

         Desta forma podemos ter tecnologia, alta magia, psiônica e monstros cósmicos assim como alguém cantando. Opera todos com as mesmas regras básicas, mas todos classificados com seus DESCRITORES e respondendo a efeitos de formas distintas graças a esses mesmos DESCRITORES.

         Depois que estes grupos estão criados e respeitados pelos jogadores, a mesa pode determinar que somente certos efeitos combinam com certeos descritores. Assim com todo mundo respeitando estes padrões fica facil por exemplo organizar jogos de alta fantasia onde tipos de coisas influenciam muito. Ou determinar se Jutsu possui counters faceis ou se um ataque com descritor aéreo em um jogo de luta recebe ou Anti aereo, veja que mesmo jogos de luta podem simular muito seu nicho sem mecer uma regrinha apenas com um Pool de descritores organizados?


         Isso poe o sistema de descritores, conjuntos e arranjos do M&M pau a pau com os melhores documentos XML, trabalhando para deixar fichas impecaveis e muito entendíveis, inclusive facilitando muito a adaptação para qualquer outro sistema.


UMA CHAVE PARA SE ADAPTAR!


         Sempre lembre, em MeM você não precisa de nenhuma regra nova ou alternativa para nada. Apenas entenda como os DESCRITORES trabalham a seu favor e podem arcar com tudo em seu cenário. Quanto mais bem delimitado e exóticos melhores serão as experiências de ambientação.

         Assim como. Bom xml deixa a vida de um programador um paraíso, DESCRITORES  bem pensados podem transformar sua mesa de alguns dados sendo jogados em verdadeiras experiências em terras surreais. 

Arte da Publicação
Artes de divulgação


0 comentários: