3DeT VICTORY JÁ ESTÁ ENTRE NÓS

novembro 29, 2022 Vekariel 0 Comments





Bem, a liga dos defensores de Novembro nos brinda com uma materia sobre mestrar para o 3DeT Victory com dicas basicas de como mestres devem agir, mas ela vai alem das dicas em em suas entrelinhas e não tão entrelinhas ela consegue ir mais longe e fazer uma ação genial.


         Basicamente, o que a Jambo e o 3DeT team fizeram foi lançar uma versão completamente jogavel do jogo deles para testes, rodando em cima do Alpha para funcionar como um enorme 3DeT de rodoviária, funcionando como um gigantesco campo de testes ja com todas as regras principais e toda a filosofia do sistema, assim a equipe consegue monitorar o conteudo e ainda caçar possíveis problemas e falhas nos grupos de jogos.

         Achei a ideia fabulosa, e é algo parecido com meus testes do sistema da casa o Ros6 que roda com vantagens de 3DeT e MeM (ainda venho falar dele eu juro. Resumindo, se tu juntar tudo que foi publicado e complementar com o material do 3DeT Alpha que continua muito compatível ja da para se jogar praticamente o V de forma totalmente funcional em um grande Hack no Alpha APROVADO E AUTORIZADO pela propria Jambo, isso é muito genial.

         Segue então uma materia que eu havia preparado exatamente sobre isto, com algumas considerações pessoais e adaptações que eu mesmo faira que pode ajudar ainda mais a fazer este Hack oficial, e a partir de agora voce ja pode dizer que joga 3DeT Victory ou Alpha precisando apenas falar o que esta usando ou não de regras.

UM APANHADO PARA AJUDAR

         Boa últimos meses vimos a dB falar para nós sobre as mudanças em um novo defensores de Tóquio, e como uma nova edição deve vir a ser. 

O que nos despertou muita curiosidade e debates. Então porque darmos uma olhada nas ideias e conceitos aplicados no nosso defensores de hoje?

Então vamos lá, o que vou fazer aqui eh pegar as ideias de desenvolvimento e ver como pode ficar em nossas mesas no dia a dia. Bora então colocar a mão na massa.


JOGADA CONTRA DIFICULDADE


         Para tudo aqui funcionar vamos igualar ois sistemas. Nossa primeira atitude eh igualar o sistemas de teste de perícias e características. Para relembrar está eh uma regra do manual do Defensor que determina para o sucesso de um teste jogar a característica testada +1D contra uma dificuldade específica sugerida abaixo.

Fácil: 6

Média: 10

Difícil: 14

Outra mudança importante eh permitir acertos críticos em qualquer teste do jogo. Com estas duas filosofias podemos entao avançar para nossa próximas mudanças.


COMBATE E MISTICISMO COMO PERICIAS

As perícias combate e misticismo passam a ser parte do pacote de perícias do jogo. Elas funcionam normalmente, inclusive com as regras que veremos logo abaixo.


TUDO É CONFLITO

Todo conflito é um combate

Tudo é um combate…

         Essa é mais uma filosofia que uma regra por si, que ja foi abordada no manual do defensor também. Uma tendencia muito difundida nos jogos mais modermos de rpg que nasceu com os jogos Indie é a de usar um sistema de conflitos unificado, ou seja pegar o sistema mais rico do jogo, que normalmente é o sistema de combate, sendo este o nosso caso, e usa-lo para resolver todas as outras disputas do jogo no lugar de testes simples.

         Assim enriquecendo em muito as possibilidades de testes e jogadas além de aproveitar um sistema rico que normalmente é relegado ao combate.

Além de que tudo que vamos ver agora depende de se usar o sistema de conflito no jogo inteiro para funcionar. Acredito eu que esta seja a grande realidade do 3D&T em um futuro próximo.


VAMOS FALAR DE DADOS


         Agora começamos a aplicar o que nos foi revelado, primeiro vamos falar de dados. Eu gosto de usar sempre 2d6 mais o sistema contra dificuldade. Aqui o sistema contra dificuldade fica, mas as regras mudam um pouco.

         O jogo segue usando para qualquer teste 1D6+Caracteristica no teste, só que agora existem formas de se atingir outros dados para teste. Um personagem que não tem especialidade notavel em algo (agora criei uma nova nomeclatura, especialidade notavel é o personagem ter uma pericia relevante o bastante em jogo para modificar testes, vou falar sobre isto mais embaixo) ele joga apenas um dado para seus testes e como agora unificamos os testes isto se aplica a qualquer teste incluindo iniciativas.


PERÍCIAS IMPORTAM!


         E importam muito, como sabem eu sempre gostei de dar importancia a pericias, outros textos meus até de antes do manual do defensor ja falava que pericias poderiam ser tratadas como magia inclusive para se adquirir feitiços, o que os planos para a nova edição fizeram foi ir além nos patamares pretendidos.

Nestas novas regras perícias não dão +4 no teste do atributo, agora quando usadas elas adcionam 1D6 ao teste e isto inclui combate e qualquer outro teste.

         Qualquer teste do jogo que tenha uma perícia envolvida o personagem se torna um especialista jogando assim 2d6 no lugar de um para testar sua eficiencia. Nesta mecanica todos os dados contribuem para acertos criticos. Com um dado temos um ACERTO CRÍTICO, com dois dados temos um ACERTO DEVASTADOR que triplica a caracteristica testada.

Esta mudança se aplica a qualquer teste do sistema, mesmo testes de combate normalmente imutaveis, mesmo iniciativa que pode fazer uso de pericias como esportes para se tornar mais efetiva. Para ataques e defesas a perícia COMBATE, passa a ser muito importante.

         Cabe ao mestre permitir ou não outras pericias para se testar ataque, e fica como conslho considerar esta possibilidade, como um cientista usando Ciencia para usar uma arma experimental ou uma dançarina que produz ondas de impacto em suas danças usando artes. Como esta é uma decisão que pode ser abusada, o mestre pode pedir que mesmo que outra pericia seja usada o lutador deva ter combate comprada para permitir seu uso. Assim isto valeria para outras tarefas também, por exemplo se o personagem quiser escrever um livro usando MAQUINAS, ele também deveria ter artes.

De toda forma é opcional e se o mestre se sentir seguro pode permitir que o jogador use qualquer pericia em uma tearefa especifica se a eexplicação for coerente (eu digo coerente e não realista) com o cenário e com o personagem.


Para defesas tudo se aplica também, com o uso da pericia combate ou outra pericia se o mestre achar adequado o jogador consegue somar um Dado a sua jogada de FD normalmente.


ATAQUE ESPECIAL


         Com estas regras, temos uma pequena modificação em Ataques Especiais, o ataque especial padrão agora pode ser usado em todos os modos e adciona um nodo D6 para um teste ofensivo e custa 3 PMs para ser usado. O primeiro nível da perícia ainda custa 1 ponto de personagem e reduz o custo de uso da manobra para apenas 1 PM por uso. Ataque Especial ainda pode receber melhorias normalmente. Os níveis de progressão ainda custarão o mesmo valor começando com +2 aumentando os bonus normalmente. Todas as outras regras e vantagens para ataque especial continuam iguais.

         Bem aqui eu modifiquei apenas Ataque Especial e a transformei em uma manobra universal para se acrescentar um terceiro dado nos testes, estes testes adcionam ao acerto critico permitindo ao jogador tirar um 666 quadruplicando assim o teste, lembre-se Ataque especial pode agora ser aplicado a qualquer teste, inclusive defesas como uma manobra basica combinando inclusive com outrsa manobras e vantagens.


CONFLITOS PRA QUE TE QUERO


         Usando estas regras novas, nota-se que todos os testes do jogo podem ser usados em conflito e é muito pretendido do mestre que faça assim. Sempre que um teste possuir algo para contrapor o mestre pode decretar um conflito no lugar de um testes simples. O conflito segue todas as regras normais de combate, o manual do defensor tem dicas de como se levar conflitos então nao vou entrar em detalhes nesta material.


VAMOS FALAR DE PONTOS DE VIDA.


         Outra mudança importante, que vamos aplicar aqui. Eu sempre vi pontos de vida como sao nos jogos main stream, representando a saude do personagem e só. Aqui vamos mudar isso de forma bem radical.

         Pontos de Vida definem exatamente isto do personagem… Sua Vida e vontade de viver… vontade de INTERAGIR. Pontos de vida sao usados como resiliencia para todos os testes de jogo, indo de interações sociais a batalhas mentais ou combates comuns. Vida representa a capacidade do personagem de ser relevante na história, enquanto o personagem possuir pontos de vida o jogo continua normalmente para ele, assim que o personagem tem seus pontos de vida zerados, ai temos problemas.

         Um personagem com pontos de vida zerados perdemm, não importa o que estejam fazendo esta perda é perceptível e visível para todas as pessoas da cena e depois disto o personagem esta fora de cena até recuperar pelo menos 1 ponto de vida o que o faz entrar em jogo novamente.

         Em combate os testes de morte não são acessados normalmente, qualquer ataque que reduza o personagem a 0 pontos de vida nunca o mata e sim o tira de cena. A forma que isto ocorre dependende totalmente da cena, do mestre e jogador. O personagem pode ser capturado, entrar em coma, apenas desistir do combate ou qualquer saida que o retire de cena.

Para se ter testes de morte o atacante tem que declarar que esta fazendo um ataque fatal, quando ele faz isto o jogo segue para as regras antigas de vida e morte.


RECUPERAR VIDA


         Bem já que mudamos o que os pontos de vida significam precisamos de conversar um pouco sobre como recupera-los. porque a forma tradicional tiraria personagens do jogo de forma muito definitiva, além de não fazer mais sentido algum.

         Vida ainda pode ser recuperada da forma normal, com sono, itens e atendimento medico, mas vamos por outras formas de se recuperar PVs, veja com estas regras a recuperação sempre será mais rápida e dinâmica, Então é legal o mestre ficar atento para ver se este é o tipo de jogo que ele e seus jogadores gostam. 

         Pontos de vida então acabam funcionando como uma espécie de pontos de vontade, medindo a motivação do personagem para continuar e não desistir de suas ações. Então nada mais justo que levar isto em consideração quando construirmos as formas como eles são recuperados.

         Então além das formas tradicionais de se recuperar pontos de vida, o jogador poderá testar Resistencia (lembre-se todos os testes agora são iguais e podem se beneficiar de pericias que sejam relevantes, vantagens e manobras como ataque especial gastando PMs) recuperando o valor conseguido. O mestre pode limitar esta forma de recuperação a apenas uma por cena se achar mais interessante. O teste é feito toda vez que um dos objetivos abaixo for cumprido:

Toda vez que o personagem cumprir um objetivo, este objetivo deve ser definido por antecedência com o mestre.

Cumprir ou presenciar qualquer exigência de um Arquétipo de Persona que o personagem possua (esta é uma regra opcional minha que ja tratei no blog).

A cada virada de arco significativa para o grupo.

A cada cena onde o personagem participe de algo engrandecedor para o jogo, a história e a diversão da mesa.

Cada vez que o jogador contribuir de forma positiva para o ambiente de jogo ou auxiliar outro jogador melhorando assim a interação da mesa (ou seja eventos de metajogo que sejam agradáveis para todos da mesa)

Caso o mestre queira, pontos de Magia podem se beneficiar destas regras também, mas não irei entrar em detalhes ficando para a consciência de cada mestre sobre o aumento estratosférico dos usos de PMs no jogo.

Algumas destas formas como virada de Arco (um substituto para dias), claramente demora mais para ser usada e cabe a cada mesa considerar estas regras como uma sugestão para ser seguida ou não.


PALAVRA DOS PATROCINADORES


         Bem, este artigo não tem como objetivo esmiuçar as consequências destas mudanças em jogo, apenas trazer mais uma opção para variar o jogo da mesa, além de um gostinho do que está por vir no novo 3DeT.

         Deixando claro que eu não tenho acesso a nenhum conteúdo de desenvolvimento do jogo e a nenhum vazamento e se o possuísse não o divulgaria, tudo que esta escrito aqui pode ser achado nas últimas Dragão Brasil, apenas vistos neste artigo pela minha visão de como os aplicaria a meus jogos.

         E por último eu aconselho se puder que assine a Dragão Brasil, que todo mês traz material inédito de 3D&T Alpha além de agora estarem com uma coluna mensal sobre as filosofias de desenvolvimento da nova edição do sistema.

Obrigado e espero que este material seja útil e divertido para todos vocês.


Arte da Capa


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