GANHAMO OU PERDEMO?
Temos neste mês novamente uma Dragão Brasil nos falando sobre 3DeT Victory e também algumas polêmicas. Então estava pensando, se falarmos delas vamos
Ganhar ou perder? Ou vamo…. Ahhh vocês sabem bem….
3DeT nos apresentou está semana o conceito que todos os bônus e penalidades no jogo inclusive em vantagens e desvantagens irão trabalhar com conceito de se ganhar ou perder um dado em suas jogadas. Como a Dragão trouxe as desvantagens em foco vamos falar se a gente perde ou ganha.
Funciona assim, a mesa analisa aa jogada e tudo de bons que o jogador teria, seus "Ganhos" e tudo negativo que ele tem de penalidade que seriam as "Perdas". Caso ele possua mais perdas perde um dado na jogada, caso possua mais ganhos ele ganha um dado e se estiver balanceado o teste segue normalmente. Sempre se jogando no mínimo um dado não importa o quanto se perde.
Todo o sistema de desvantagens do jogo flutua em cima desta premissa. E a matéria trouxe pra gente um resumo de varias desvantagens. Mas vamos falar das desvantagens em si em outro local ou artigo tá.
PERDENDO TAMO GANHANDO
Agora vamos falar sobre o geral do conceito. É uma tendência principalmente no mercado Indie de jogos de RPG simplificar e ao mesmo tempo deixar mais marcante os testes simples de seus jogos tentando eliminar de vez os bônus flutuantes que sempre foram usados desde que RPG é RPG.
MAS É UM GANHO OU UMA PERDA?
A regra de "Ganhos e Perdas" não é nenhuma novidade de design assim como não é de forma alguma algum tipo de plágio ou falta de criatividade, é sim uma tendência do RPG moderno por regras mais enxutas e marcantes.
E na area de criação a galera ja ta cansada de saber que nós vivemos de tendências. Seja na cor de uma criação ou mesmo se teremos muitos ou poucos destaques. As tendências costumam nos ajudar a dar um norte, isso se repete em musica, escrita e porque não... jogos
Da para citar vários locais onde está técnica de testes é usada como no sistema de RPG solo DOMINOS e eu mesmo uso desta premissa para o BADs meu core para produzir os jogos Rose.
MUITOS EXEMPLOS
O próprio jogo licenciado pela Jambo o Mutantes e Malfeitores possui em suas regras apenas o +2, +5…. -2, -5 como bônus determinados sobre o tanto de elementos que ajudam ou prejudicam as cenas.
Se continuarmos puxando e observando outros jogos vamos ver claramente este tipo de filosofia sendo usados.
Este tipo de decisão me deixa é muito feliz, me mostra que o 3DeT pretende abraçar sua proposta de mercado de ser um jogo de efeitos e aberto ao máximo de situações possíveis. Este sistema de testes em conjunto com a resolução de conflitos que iremos falar melhor em horas mais oportunas trás 3DeT Victory para uma vanguarda do desenvolvimento de jogos de RPG, não tão nova mas muito bem vinda vanguarda.
Da para se notar que o novo Victory não está tentando inventar a roda e sim trabalhar com conceitos que deram muito certo no mercado ou mesmo nós produtos de seus criadores. Está é uma política de desenvolvimento muito louvável e interessante que espero que continue pelos próximos anos após o lançamento do jogo.
Por mim estarei sempre aqui para comentar e cobrir os eventos de lançamento dos produtos desta linha que me parecem Tao promissores.
Arte da Publicação.
Uma Ex presidenTA e a Agatha, uma dupla explosiva
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