CONFLITOS SOLTINHOS
Que 3DeT Victory chama o conflito para si ao tentar retirar o foco principal de complexidade do jogo dos combates e dividir ele em todas as areas da representação, finalmente temos os conflitos como palco principal do jogo, junto das técnicas, mas estas é papo para outra história.
Quando falamos sobre ele chamar o conflito para si eu não me convenço ainda que ele realmente consiga como um todo, pois algumas decisões conservadoras realmente conseguem atrapalhar minha visão do todo do sistema.
E nesta pequena matéria venho tratar de um deles..
CARACTERÍSTICAS ESTÁTICAS DEMAIS
MESMO que no texto base das explicações do jogo indicam que Poder, Habilidade e Resistência seguem tanto as cartilhas Fisicas, Mentais e sociais ao mesmo tempo, ao se aplicar as regras e as vantagens de especialização isso parece falhar muito facilmente.
Vamos pegar poder por exemplo. Poder nas explicações deixa claro que além de poder mesmo de estrago ele também é a personalidade e presença do personagem, ou seja fica meio forçado ele como fisico e social, Habilidade entre agilidade e inteligencia e por ai vai. O problema dessa abordagem é que ela não cumpre o prometido de ser maleavel o bastante para cumprir qualquer papel em um conflito ou mesmo teste simples..
Então com esta pequena materia venho trazer uma pequena regra alternativa para caso o jogador queira ter um pouco mais de liberdade para compor seus conflitos e testes..
VAMOS DEIXAR TUDO MAIS SOLTO
Primeira coisa que vamos esquecer é que Poder tem a ver com carisma ou presença ou qualquer forma social, não diretamente.
Isso vale para qualquer outra explicação das seis apresentadas no jogo, elas não estão mais vinculadas a nenhuma caracteristica basica e sim ao próprio personagem. .
Agora sempre que o mestre pedir algum teste ou iniciar algum conflito cada caracteristica vamos adotar nomenclaturas mais abrangentes para realmente as 3 caracteristicas poderem ser usadas em qualquer modo de conflito:
PODER (AGRESSIVIDADE): Agir usando poder sempre vai ser uma ação agressiva, seja um passe de dança mais forçado, uma intimidação rasgada na cara ou mesmo tentar uma senha na base da força.
HABILIDADE (SUTILEZA): Agir de forma mais low profile e pragmatica, Agir com habilidade é agir com cuidado, de forma mais comedida e tentando resolver sem atrair atenções. Exemplos esta tentar obter uma informação seduzindo uma condessa sem ela perceber, abrir uma fechadura sem despertar alarmes ou mover por um muro de arames sem se cortar ou acionar algum alarme.
RESISTÊNCIA (TEIMOSIA): Vamos testar até nao querer mais, eu não saio daqui e outros pensamentos de resiliencia vem dos testes de resistência. Seja o espião que vai tentar 1000 planos até chegar na condessa para aborda-la, seja subindo uma parede quase ingreme testando cada saliencia. Toda vez que o jogador determinar que sera a paciencia em pessoa é Resistência onde ele deve testar e usar em combate.
.
ESPECIALIZAÇÕES LIVRES
Como voce mesmo pode ter notado, isso deixa as especializações sem ligação especial alguma com as caracteristicas podendo se combinar entre si e com as perícias permitindo um total de 216 possibilidades de testes.
Assim o jogador pode jogar Habilidade + Carismático + influencia para tentar conquistar a princesa de forma muito sutil para que nem ela perceba que ja esta dando vantagem nos salões da noite de balada de Valindra.
Com este pequeno ajuste a capacidade de testes aumenta de forma exponencial, o mestre tem muito mais ferramentas para planejar seus conflitos. Esta regra é boa de ser utilizada sempre que o narrador, mestre curtir usar muitos tipos de conflitos diferentes em suas jogatinas.
UM BAD FEELING
Apenas como curiosidade esta regra imita o formato dos jogos Storytelling e também o meu próprio conjunto de regras chamado BAD.
Esta pegada tem como objetivo maximizar a quantidade de testes possíveis dentro da regra do jogo e abre um leque enorme de interpretações de regra que o mestre precisa estar disposto a lidar com esta enxurrada de possibilidades em suas mesas.
Caso tenha curiosidade Storyteller é o sistema de Vampiro a Máscara que esta saindo em sua versão V5 no brasil. Meu mainframe BAD aborda ele da mesma forma, mas o BAD ainda vai ser posto em testes ainda.
No final o objetivo é que a mesa fique o mais divertida o possível cabendo a mesa decidir sobre seu uso ou não.
Um ultimo ponto também é que esta matéria não é uma sugestão no sistema do 3DeT V. Esta parte eu mandei com o feedback que todo apoiador ja fez. Estas regras são regras alternativas pessoais minhas que inclusive pretendo usar narrando Era das Arcas.
Arte da Publicação
Pinterest (não encontrei o autor)
0 comentários: