TÉCNICAS A SALVAÇÃO
Vamos então falar mais sobre 3DeT Victory? E lá venho eu com um assunto que toca em pontoa acalourados e que eu mesmo deu minhas criticas. Mas bora escrever como sempre alternativas para se lidar com coisas comuns na mesa...
Tudo bem, eu sei que disse que as técnicas tenham sido uma péssima idéia e que em um futuro muito próximo podem causar um inchaço no sistema até pior que ocorreu com o 3DeT Alpha.
Não fiquei doido, e ainda esta é minha posição, acreditando que pode ocorrer mais perto que imaginamos, mas resolvi olhar para outros lados e encontrei a função que não havia achado nas técnicas, que é fazer a ligação PERFEITA entre o jogador e a mesa de jogo com o core central de regras em si, então talvez tecnicas sejam o elo perdido que liga diretamente as regras que precisam ser genéricas com os vários cenários que podemos ver surgindo para este jogo.
MAS O QUE?
Calma, Calma. A idéia veio vendo o primeiro cenário feito diretamente para o Victory fora da era das Arcas que é o Erotikkuna Mokushiroku do Ilustre membro do fórum Braw Saraiva, um curioso cenario de apocalipse onde Succubus e Incubus defendem a humanidade pois não querem perder seu gado de Eros (energia usada por eles que hummm somos cheios).
Mas enfim não é a ideia falar do cenário que achei interessantíssimo e to me inspirando pra fazer uma variação, inclusive esta matéria nasce por conta disso.
É que ao ler o material dele, dei por mim que criar vantagens novas fora das originais da jambo pode não ser uma ideia muito boa, pois causa uma descaracterização sem necessidade ao jogo e o que deveria ser um cenário pode ficar tão diferente em vantagens que a gente não o reconhece mais.
Assim percebi que o melhor é não mexer com as regras padrão.
TÉCNICAS PRA QUE TE QUERO?
Então pensando com meus botões cheguei ao que estava tanto me incomodando, que para mim as técnicas tinham a única função de serem um floreio para as pessoas que acham que conquistar algo único as torna melhores.
Mas percebi que sim, era isso mesmo, mas pode ser algo maior e melhor. Uma técnica nada mais é que uma variação das regras normalmente únicas que possuem um pré requisito de cenário e só podem ser conquistadas ao se gastar XP e cumprir algo dentro do próprio jogo de campanha.
Aí está meu estalido de imaginação. Técnica é a regra do cenário. Então e se pegássemos as técnicas e as usasse para fazer TUDO QUE NO MEU CENÁRIO SEJA DIFERENTE?
O seja, as técnicas acabam se tornando a casa das REGRAS DA CASA DO 3DeT Victory.
ME EXPLICA ISSO MELHOR POR FAVOR…
Tá bem. Não seria necessariamente um reduto de regras da casa, mas todos os elementos que fariam um cenário único e necessitem de regras podem ser visto dentro das regras de técnicas.
Por exemplo, vamos ver os infames ninja das folhas e seus Jutsus e vilas e outras determinações. Alguém adaptando diretamente este cenário normalmente iria pensar em criar varias vantagens diretamente ligadas aos tipos de vilas e suas especialidades. Mas eu não aconselho esta pegada porque o acúmulo de novas regras no core do sistema pode deixá-lo impraticável e injogável.
Mas, poderíamos com certa facilidade apenas observando as técnicas já criadas trabalhar para que todas as peculiaridades aprendidas em cada vila chamados de jutsus sejam na verdade técnicas.
Assim fica muito mais fácil para se criar um cenário, apenas jogue como pré requisitos características do próprio cenário.
Aconselho ao trabalhar com cenários externos à Era das Arcas o criador estar preparado para botar a mão na massa criando seus próprios arquétipos, técnicas, kits e artefatos deixando o jogo base com suas regras intactas.
ISSO É MUITO DIFÍCIL!
Olha não tiro a razão de quem pensa desta forma, talvez sim criar estes objetos na unha não sejam o objetivo de alguém que compre um jogo caro, e sim 3DeT é um jogo caro para seu publico. Mas acredito que você seja um criador de conteúdo, pretendendo fazer sua adaptação para seu blog ou para seu canal no discord ou mesmo sua mesa streamada em alguma ferramenta.
Neste caso eu tenho algumas dicas que podem ajudar:
Observe as técnicas oficiais já criadas e tente isolar suas regras fora do fluffy ou seja das regras que estejam determinadas nela.
Faça um banco de dados destas regras e para criar suas próprias técnicas, observe estas regras e as misture, como elas já tem suas restrições não será difícil balancear.
Troque os nomes do que for necessário em seus cenários. Ou seja, aproveite técnicas, kits e Arquétipos de origem e apenas de uma nova roupagem para eles, isso ainda é válido.
E a última, chute o pau da barraca e invente inclusive adicionando elementos que não estão no jogo original. Esta forma de fazer inclusive é a mais perigosa de sair do controle, mas também a que permite atingir a maior satisfação de algo único.
Para regras que existam para todos como manobras diferentes e formas de recuperação de recursos, eu indico as técnicas Zero, que ja fiz matéria sobre.
Em resumo ,criar uma técnica com a modificação que queira do sistema com custo zero e acessível a todos e como pre requisito ponha o nome do cenário onde ela é usada.
Muito boa alternativa para as regras exclusivas de certos games possuem ou mesmo cenários muito únicos que precisem de alguma regra exclusiva dele.
APENAS FIQUE LONGE DAS REGRAS
Sei que pode ser um caminho mais difícil, mas ao mesmo tempo é uma forma de ainda deixar o jogo com a identidade com a qual foi criado e mesmo assim criar um material conciso e fiel ao material original.
Pense que as regras básicas como algo dificil de mexer mas as técnicas são a abertura que precisávamos para deixar nossas próprias assinaturas a nossos jogos.
Outra vantagem é que é muito mais facil abandonar uma técnica ou esquece=la que uma regra ou vantagem inserida no meio do jogo. Um personagem também fica bem mais facil de se usar em outros cenários se sua ficha mais base estiver padrão mas ele possui seu diferencial nas técnicas do cenário.
Além de trazer todo o colorido que os autores queriam com estas regras.
Mas não se engane, eu ainda acho uma bomba atômica que irá explodir a curto ou médio prazo com tantas coisas criadas que começa a ficar dificil escolher o que usar.
Pelo menos, estas coisas sendo técnicas fica muito mais fácil descartá-las pela jogabilidade.
Aos poucos pretendo disponibilizar também a maioria dos textos do blog em PDF no Pandora, o drive que uso para dividir materiais para as pessoas. Caso queira acessar, o pandora esta no link abaixo:
Pandora
Arte da Publicação
Material de FanArt das comunidades de Scaflowne e Ah Megami Sama!
0 comentários: