FEITOS - Não, sem troca de nomes aqui =P

abril 11, 2013 Unknown 0 Comments

Agora continuando nosso tour pelas partes importantes do sistema e suas mudanças malucas para minhas mesas, vamos passar por um de grandiosíssimo valor e que não deve ser ignorado. Os Feitos.



FEITOS

Feitos são características que nos dão uma certa vantagem no jogo mas não chegam a mudar a mesa como poderes propriamente ditos e não são conhecimentos graduados como perícia. Todo feito custa 1 ponto sempre e alguns podem ser comprados com graduação.
Nos feitos em si não irie fazer mudança alguma e nem trocar seu descritor para vantagens, isto pode ser feito em cenários específicos que vaila a pena de ser pensado. Seu funcionamento também é exatamente o mesmo. Pague um ponto e pegue seu efeito. O que eu gostaria de discutir aqui na verdade são adições a um sistema que ja funciona muito bem. A maioria se não todas estas adições ja são discutidas em regras eu apenas estou optando por usa-las.

O QUE OS DEFINE

Bem primeiro vamos entender o que define um feito tecnicamente. Ele sempre custa um ponto de poder, segundo um feito como é algo normalmente natural e inerente do personagem nunca pode ser nulificado, mas também não pode ser alvo de esforço extra para aumentar o seu poder. Um poder já é o contrario disto.

PODERES COMO FEITOS E NICHOS

Sabendo disto o manual do malfeitor nos traz uma verdadeira pérola, uma máquina de criar jogos na forma de uma simples regra opcional. Na pagina XX, ensina que poderes podem ser transformados em feitos caso tenham o custo de um pp por nível suprindo-se assim alguma necessidade do personagem ou do cenário. Desta forma ele passa a ser comprado como feito normalmente com um nome mais especifico para ele não podendo ser nulificado e muito menos receber esforço extra. Praticamente criando uma destas pequenas vantagens do zero de forma equilibrada e com total suporte do jogo, inacreditável.
Para jogos que normalmente envolvem apenas mortais sem super poderes alguns suplementos de MM falam sobre usar nichos, especializações destinadas a cada um dos personagens do grupo que seriam os unicos bons naquela area. Isto permite ao personagem escolher uma Característica Basica ou uma perícia e ter o seu limite aumentado em +1 para o atributo ou +2 para a característica. Então vejamos o que pode ser melhor ainda.

NICHOS MODELOS KITS

Uma forma de personalização de personagem interessante são os modelos e arquétipos. Enquanto os arquétipos são personagens totalmente construidos para servirem de base para os jogadores e npcs, em nosso caso os modelos são mais atraentes.
Um modelo nada mais é que um conjunto de caracteristicas, feitos, pericias e poderes comprados em conjunto para definirem um tema para o personagem praticamente definindo algo na vida dele. E ai esta onde a idéia brilha. O mestre pode definir modelos de funçoes no jogo e cenário planejado e um nicho específico para este modelo em si, vamos dar um pouco de charme ao nicho então.

Nicho de especialização: Escolha um tema para o personagem ou modelo criado e até 3 caracteristicas seja habilidades basicas, feitos ou perícias o NP do personagem é dois pontos mais alto para se calcular seus limites.

Pronto, agora fica muito mais interessante, construa um modelo defina um nicho para ele escolhendo o que o nicho afeta e crie feitos que só podem ser escolhidos pelo modelo ou nicho pretendidos e voilá tiramos a maior reclamação em cima de personagens puramente humanos que é a de serem exatamente iguais na construção.

ARTES MARCIAIS - E a magnifica idéia de pacotes de feitos

Outro ótimo uso para os poderes transformados em feitos é abusar dos pacotes de feitos como artes marciais ou fazer novos feitos que adcionam efeitos a cada graduação basicamente fazendo a mesma coisa que um pacote de feitos. 
Uma idéia otima para feitos assim é usar poderes como pa de habilidades basicas como Presença e Agilidade da mesma forma que força pode receber tal modificação. Atente que enquanto estiver usando um feito assim você não conta com o bonus da propria habilidade pois esta usando um Poder alternativo transformado em feito mas mesmo assim funcionando com as restrições de poder alternativo.

Assim terminamos nosso passeio pelos feitos e todas as possibilidades de cenários que podem ser criados para jogos de heróis. Valendo-se destas pequenas idéias achadas nos suplementos deste maravilhoso jogo de rpg que é o Mutantes e Malfeitores.
A seguir vamos falar um pouco sobre os poderes e mudanças na mecanica do jogo em si, nada demais apenas um aproveitamento de uma ótima idéia de alguem super inteligente sobre ferimentos, regerenação e dano letal.


0 comentários: