TUDO É PERÍCIA - PORQUE NÃO GOSTO DE SUPER PODERES PARA 3D&T ALPHA
Já faz um tempinho que a cidade das cidades foi lançada com seu cenário interessante de salada multi tematica pondo toda a galera dos shonens e super herois e artistas marciais todos juntos.
Eu adoro a simplicidade do cenário e como esta construido as coisas ornam.
Mas tem uma parte de megacity que me incomoda demais e é a parte que dificulta em eu acreditar no defensores como um jogo genérico Universal.
Veja bem eu acho que ele serve para trazer qq cenário para o 3dtstyle vamos chamar assim, mas usar ele pra dar outros climas acho complicado.
Mas enfim vamos aos finalmente e falar do que eu quero me referir.
Digo da criação de sistemas especificos em certos nichos como a criação de super poderes para super herois, e as manobras de artes marciais no seu cenário. O sistema em si não é ruim mas vai contra tudo que o 3D&T prega e meio que quebra sua unidade.
O sistema ja tem duas mecanicas que podem simular poderes de forma muito mais facil e ter em si usos mais importantes no jogo.
Falo do sistema de magia e de perícias.
No manual do defensor o Burp sugere que perícias poderiam ser tão avançadas que um jogador pode usar elas de pre requisito para comprar magias. O Lancaster no cenário dele usa algo parecido.
Pois então, o que eu sugiro aqui é se trabalhar esta ideia para dar mais unidade em adaptações que ja existem e futuras. Eu particularmente quero usar deste jeito em minhas mesas.
Basicamente é unir estes sistemas em um sistema unificado de perícia que ja esta no jogo. Então a gente pega Magia, Perícias, Superpoderes, Manobras marciais, super sentidos, super movimento e tudo vira perícia e compartilha da mesma mecânica.
Não vão querer me queimar, mas eu só estou pondo algo mais pratico em pratica (boa sacada vai... pratico em pratica). Funcionaria assim, todos passam a ter o mesmo custo de 2 pontos de personagem e permitem testes com bonus de +4 em coisas relacionadas com o conhecimento em si, e o jogador pode através da permissão do mestre adquirir efeitos de magia tendo a pericia escolhida como pre requisito desde que faça algum sentido.
Todo efeito aprendido assim pode ser considerado magico ou não depende da campanha da mesa, eu costumo considerar que magia é se saber fazer algo tao bem que sai da compreensão das pessoas. Então qualquer um que compre perícias e magia é um mago e vamos tratalo assim para o sistema.
Por exemplo, Carl Dax é um ladino que tem crime como perícia, ele é muito bom no que faz e adquire com pontos de experiencia a magia invisibilidade usando Crime como pre requisito, ela funciona da mesma forma e gasta o mesmo custo, mas é vinculada a crime por ele ser um ladino muito furtivo.
Da mesma forma Sorcerer a Grande é uma maga que possui magia elemental comprada e é especialilsta em fogo em sua história.
Caso surja um caso sobre pesquisar magia de fogo ela podera testar H e somar +4 por possuir magia elemental da mesma forma que faria com uma perícia comum. Veja que neste sistema voce pode acrescentar a disciplina que quiser como perícia. É muito facil criar poderes psiquicos e jutsus de ninja sem apelas para todo um sistema de mecanica nova que só serve mesmo para deixar o jogo mais pesado.
Bem por agora ficamos com este discernimento sobre perícias e poderes e minha posição, nas proximas postagens vamos falar de história e ja começar a conta-las em Arton no Dioverse, e durante o trabalho com a historia pretendo trabalahr mais estas pequenas mudanças que uso no jogo.
Obrigado e Feliz Ano Todo (sim hoje é dia 15 mas meio que vale ainda... aoehaoh).
Arte da Postagem:
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