UMA VEZ POR DIA - E a tirania do Tempo em jogo!
Se existe algo que me da engasgo até hoje em jogos de RPG de mesa principalmente os mais antigos é a forma de gerenciamento de tempo como o X vezes por dia. Bem então vamos falar disto X vezes por aqui....
Todo jogo de RPG ou mesmo boardgames ou qualquer jogo na verdade precisa de controles sobre o que seus jogadores podem e não podem fazer, usar e não usar até mesmo para dar base a eles para fazerem suas estratégias.
Cada jogo teu suas proprias estrategias e formatos, um dos mais comuns para poderes mais fortes é separar o uso de suas cargas contadas por períodos diarios, o meu problema com este tipo de contagem em específico é que ele é muito subjetivo e passível de varias interpretações.
Particularmente eu tento evitar este tipo de abordagem quando vou ter em jogo poderes que necessitam de algum tipo de limitação, para limitações de uso eu acho se valer de termos do próprio jogo ou de peças de teatro para se prover de um controle de poderes. Particularmente eu gosto de uso de limites como "A cada X rodadas ou turnos", que dentro do jogo é muito bem especificado ou mesmo "X vezes por Cena ou Capítulo" que ja é mais subjetivo mas ainda é muito mais elegante e facil de se gerenciar.
Mesmo porque um uso de poder por dia pode demorar 3 seções de jogo ou em todo turno com o turno representando um dia dependendo do tipo de ação e parte da história oonde se esta contando.
Caso você como jogador esteja jogando em uma mesa que este tipo de limitação esta em voga e tu acha que não fica legal ela em história para seu personagem ou para o cenário em si também nada o impede de interpretar a limitação mesmo dizendo que é uma vez por dia como uma limitação mecânica que não precisa ser citada ou usada no roleplay ficando mais legal assim.
Ningúem diz que um poder só pode ser usado uma vez a cada 3 turnos, o personagem nem sabe o que é um turno ele só diz que o poder leva um curto periodo de tempo para recarregar a cada disparo.
Uma dica agora para o mestre é que se quiser usar o uma vez por dia, use-o de formas criativas na descrição de cenário e regras de jogo e a menos que o cenário seja algo super contído e controlado como o sistema Vanciano, de liberdade para seu jogador gerenciar a forma como interpreta estas limitações em mesa, desde que isto nunca de a ele vantagem sobre o jogo ou seus companheiros de jogo só baseado em descrições.
Eu particularmente não usarei em nenhum dos jogos sob a marca Dioverse este tipo de limitação de tempo de uso de qualquer coisa, a menos que esteja intrínseco na história que eu esteja preparando
Com um pouco de criatividade a gente pode conseguir formas muito criativas de botar limitações e restritores que não sejam o famijerádo 3 vezes por dia.
O Texto hoje foi mais opnativo sobre uma regra específica do jogo mas pode ser usado em qualquer jogo que tenha limitações de tempo.
Até a próxima pessoal...
Arte da Publicação:
Rise - Night Version-by-Yumeei
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