FANTASIA - VENDETA PARA TODOS
Esta é uma postagem mais de opnião e discussão sobre variar o estilo de jogos de fantasia e esta vou tocar em um ponto bem sensível mas que pode ajudar muito as mesas deste brasilsão afora. Vamos falar sim de Vendetta, vingança, batalha ou sendo mais específico violência nos jogos de fantasia em todas as mesas que eu vejo.
Mas acalme-se não é um caso de SJW, sente-se e leia um pouco prometo não me alongar...
Quando eu me pego falando sobre violencia em jogos de fantasia medieval, eu digo como muitas vezes parece que o autor quer deixar aquela como sendo a única opção de desfeixo de uma luta. E todo mundo que entende um pouquinho só de criação de regra de jogos lúdicos é que a regra interfere no humor de jogador de varias formas inclusive na forma que ve seu comportamento dentro do jogo.
Como disse antes, nada contra de forma alguma um pouco de violencia, eu mesmo gosto de sair cortando umas cabeças de vilões por ai.
O problema não é ser violento o jogo, o problema é ser praticamente a unica opção existente dentro dos sistemas mainstream e o graunde culpado disto sao as regras para causar dano não letal que acabam acumulando tantas dificuldades e redutores que a maioria nem tenta usar isto dentro de jogo.
Eu tenho uma solução muito facil para este problema em especifico, seja mais maleavel com as regras.
Brinque com elas e analise o clima de sua história, se for uma história mais crua onde ser um assassino em série é até certos pontos aceitavel permita-se usar as regras como estão. Mas em outras histórias onde matar não é assim tão bem aceito pode-se adotar a filosofia usada no Mutantes e Malfeitores 3ª edição que não exige regras especiais para dano letal e não letal.
O jogador simplesmente antes de sua ação afirma se tem intenção de causar dano letal, eu ainda indico que em jogos assim o dano não letal seria aquele que chamo de dano não declarado.
Ou seja, caso o jogador apenas faça o ataque e nao de intenção letal ou não letal ao ataque ele é um ataque não letal, para ser letal ele precisa ser declarado abertamente. Caso adote esta filosofia seria bom simplificar regras que estejam ligadas a estas jogadas como por exemplo agarrar e atordoar, mas isto falaremos em uma outra oportunidade.
O jogo não precisa ser sempre sobre sangue jorrando quando se trata de fantasia, podemos ter muita pancada fofa também entre cavaleiros e monstros...
Arte da Publicação
Fight By Yu-Han
0 comentários: