UMA QUESTÃO CRÍTICA (Acertos críticos e Criatividade)

agosto 28, 2018 Vekariel 0 Comments


Acertos críticos são uma das partes mais empolgantes em nossas mesas de rpg, porque não tirarmos um pouco de tempo para ver o que podemos fazer de mais empolgante com ele. Vamos prosear um pouco sobre esta parte importante dos combates de jogos de ação.

"A Invasão à casa tinha sido perfeita, acabaram com todos os asscelas na primeira empreitada e foram enfrentar o grande vampiro que assolava a região. Seus cavalos modelos soberbos da raça ficaram a uma distancia segura para não serem sacrificados em combate.
A batalha tivera sua dificuldade mas em um momento de inspiração ele invoca um poderosíssimo raio de luz que resplandece sobre o Lorde Vampiro explodindo como uma verdadeira bomba e varrendo a criatura da face da existência, eles ganharam....

          Quando deram conta de si mesmos:
                            - Shadow: Arrasou cara, não sobrou nem cinzas....
                            - Zabaron: Só quero saber de ir embora agora....
                            - Shadow: Cara então bora buscar os cavalos....
                            - Zabaron: CARA CADE OS CAVALOSSSS....!!!!!!!"

Crônicas da antiga Valkaleah
Livro 2 

             " Um, dois, três, cadê seu Dragão... "
(Sem comentarios)

         Histórias de acertos críticos memoráveis é o que não falta nas mesas de RPG por este mundo afora, mas normalmente a mecanica de acerto crítico é tratada de forma igual em quase todos os sistemas e mesas que conhecemos, apenas um multiplicador de dano oriundo de um lance de dados soberbamente jogados.
         Mas nem com todos os jogos são assim, acerto crítico pode ser uma poderosa ferrametna de narrativa para incentivar os jogadores a serem criativos e deixarem o jogo mais divertido e interessante.

O que gostaria de propor aqui são pequenas sugestões de acertos criticos alternativos alguns apareceram em jogos consagrados outros foram eu mesmo que pensei, mas vale a dica tudo aqui é somente sugestão e pode ser usado na maioria dos jogos que usam dados para causar dano.... 

Crítico Clássico
Este existe na maioria das mesas e jogos tradicionais, ele apenas dobra o valor do dano acertado no alvo. Simples e direto a vantagem é deixar o jogo facil de administrar o problema é que por ser um sistema feijão com arroz mina a criatividade do combate.

Crítico Criativo
Nesta variação ele ainda funciona dobrando o valor do dano do ataque, mas quando usamos um critico criativo tire limitações de regras para façanhas narradas pelo jogador, deixe-o dar um verdadeiro show de descrição em seu ataque nao importando a dificuldade da pirueta cruzada seguida de salto carpado para enfiar a espada no meio da criatura. A vantagem é que a imaginação dos jogadores começa a pular e eles ficam ansiosos pelo proximo critical e começam a até se rivalizar para quem vai fazer a melhor descrição. As desvantagens são que este metodo não tem realmetne uma variação de mecanica deixando esta parte igual e que também dependendo do jogo pode mandar a realidade do cenário pro ralo, pondere com seu grupo antes de usar...

Princípio da realidade narrativa
Nesta versão muito parecida com a de cima o jogador pode trocar o efeito do critico por narrar lago no cenário na proxima rodada, pode ser qualquer coisa ex machina que de vantagem na batalha que nao tenha um custo em regras, ou descreva um evento qualquer nao importa o resultado do próximo teste desde que ele não de uma vantagem na narrativa que seja conquistada normalmente com pontos.

Criticos Variantes
A alternativa mostrada no manual do Malfeitor do Mutantes e Malfeitores, um acerto critico no MM usando estas regras permitem que vc o troque por um efeito de 10 pontos, estes efeitos devem ser construidos com antecedencia  e usados quando forem pertinentes para simular atordoamentos, membros quebrados e outros ferimentos que um bom critico pode dar.

Bem estes são apenas alguns exemplos de como uma regra simples pode influenciar e mudar o fluxo da partida, a regra geral é não pare de pensar em alternativas, brinque com as regras, ponhas pequenas modificações e veja como elas funcionam e quando tudo sair do controle porque vai sair é só jogar fora o que não esta funcionando.

Arte da Publicação
Autor desconhecido

0 comentários: