UMA ESCOLHA DE EDIÇÕES

setembro 19, 2018 Vekariel 0 Comments


         Uma questão que ja fui perguntado até por mim mesmo é se com o lançamento atual do M&M 3e em português se eu irei migrar para o novo sistema ou manter tudo o que eu venho fazendo, bem vamos falar um pouco disto e os motivos para minha decisão agora...

         Primeira coisa a deixar bem clara, não mudarei para o sistema 3e, como não quis mudar quando ele tinha saido em Ingles. Cheguei a comprar o pdf do M&M3e em inglês para le-lo e apesar de ter gostado de muita coisa no sistema tem algumas decisões que me afastaram de fazer a escolha para passar para a nova edição. Vamos falar um pouco dos pontos.

         Primeiro querendo ou não mesmo em português M&M tem um suporte de suplementos extremamente robusto que vai demorar pra ser suprido pelo 3e no Brasil, livros como Mecha e Manga são peças muito importantes para darmos o braço a torcer e abrir maos para uma nova edição, eu sou muito confortavel com a Biblioteca de MM atualmente na segunda edição e acho que ele tem mais material para 10 anos de jogos sem ficar datado.

         Segundo temos mudanças nos custos de muitas coisas como encarecimento das perícias, apesar de eu ter gostado delas terem sido enxugadas, elas custarem 1/2, é um nerf muito grande na criação de personagem e precisamos de simulação de poderes e outras gambiarras para termos o valor antigo de volta.

         Outro ponto a forma que impenetrável é tratado e seu custo aumentado torna personagens paragon como o superman super-dificeis de serem feitos satisfatoriamente além de dar uma bloqueada no que a gente pode fazer com a ficha, outros custos eu também achei terríveis como o custo de ataques em area e como eles funcionam, eu concordo que na 2e era muito mais barato fazer apelações terríveis, mas eu prefiro conversar com a turma no jogo para todos contribuirem pra história que impor isto por pontos.

         Divisão das novas características basicas, se tem algo que eu odiei foram os novos atributos basicos, que horríveis não tem como eu concordar com bonus de ataque virar Briga e ainda se chamar Briga, esta é uma opnião bem pessoal mas odiei, tanto que toda ficha que se ve normalmente Briga tem o mesmo valor que destreza pra se ter um valor de ataque igual, então que se mante-sse o sistema antigo.

         Perícias de armas junto com as perícias gerais eu também detestei, o conhecimento de perícias estava muito bom com suas representação pelo bonus basico de ataque mais feitos que davam bonus para o ataque.

         A maioria das boas novidades eu ja tenho com os suplementos que estão comigo e podem ser comprados facilmente em pdf pela jambo. É muito mais simples as adaptações que faço na segnda edição que tudo que eu precisaria de adaptar para o jogo ficar a gosto para que eu mestrasse.

         Enfim, no final fica muito mais a contragosto eu migrar para um sistema que eu mecheria absurdamente nas bases dele e de contagem de pontos ou continuar em um sistema que estou muito satisfeito e confortável com ele inclusive com os seus defeitos, não vejo o porque migrar, então talvez eu seja a única pessoa a ainda dar suporte para a segunda edição pelo tempo que este blog existir, com isto vamos ver se consigo por uma produção robusta de arquétipos e fichas que mesmo visadas para o Dioverse e a Terra D possam ajudar quem como esta muito desconfortável com a Terceira Edição de Mutantes e Malfeitores. 

         De toda forma comprarei o livro e talvez até o resenhe aqui, mas migrar em definitivo para ele é muito mas muito dificil é um sistema que não gosto por causa de detalhes que me incomodam muito, mas quem quiser seguir em frente vá com força é um sistema robusto e parte das minhas criticas é de cunho pessoal.

         De toda forma se precisarem apenas me chamar aqui, que este blog continuara sendo um bastião da Segunda Edição.


Arte da Publicação
Capa do Manual Basico do Mutantes e Malfeitores 3e
Todos os Direitos Reservados

0 comentários: