VERDADES NARRATIVAS

setembro 16, 2018 Vekariel 0 Comments


A mágica do RPG Índie

         Muitas vezes eu noto em grande parte das mesas de rpg nos anos que eu jogo, joguei e estudo sobre uma certa tradição iquebrável que o mestre é responsavel completo pela história e os jogadores apenas reagem aos fatos  com suas ações. Um conceito ja antigo e que tem muito tempo que sempre procurava algo para quebrar estas amarras, vejam para mim Narrar é sobre abrir alternativas e não limita-las, então seja bem vindo ao maravilhoso mundo das Verdades Narrativas.

Na verdade este é um conceito simples que pode ser aplicado a qualquer RPG, aqui irei focar em M&M 2e(segunda edição) e Defensores Alpha meus carros chefes.

Uma característica muito marcante dos jogos de RPG índie principalmente os publicados la fora é a influencia pesada de viés mais narrativo em suas regras, fugindo dos mainstream que normalmente focam em regras mecanicas de combate e construindo para foram depois toda a estrutura do RPG, para meus mundos eu gostaria de usar uma abordagem mais índie e ai entram as verdades narrativas.

Uma verdade narrativa é uma sentença que o Narrador/Mestre pode pedir a seus jogadores a qualquer hora do jogo, seja por cena, por local que forem visitar ou interação com o NPC. O Narrador pede em cada ocasião desta para dizer UMA VERDADE sobre o que esta acontecendo ou seobre o lugar e aquela sentença passa a entrar em jogo na mesma hora.

Digamos que o grupo de Heróis estão em uma taberna no Império do Pai, eles estão disfarçados e não podem ser pegos o Narrador pega e Narra...

"Voces entram em uma taverna que talvez um dia tivesse um nome, mas a placa ja caira a muito tempo, ela parece suja e tem poucos visitantes, seu dono olha pra vocês com cara de desconfiado agora me digam Uma VERDADE CADA UM...."

JOGADOR 1 (com uma Humana Paladina a lider do grupo): A Taberna esta para ser demolida, ela não tem mais serventia ao império mas o dono não sabe como lidar com isto ele esta pirando.)

JOGADOR 2 (ladino Pantera sob magia de ilusao para parecer um humano): Ele foi acusado de acorbertar herois por duas vezes a milicia do Pai esta vindo busca-lo em breve

JOGADOR 3 (Uma Drow Bruxa também disfarçada): Ele esta com muito explosivo estocado na adega e seu empregado mais fiel surtou com ele e vai explodir o local a  qualquer momento.

NARRADOR: Woooua arrumaram um problemão, bem vamos resolver isto então....

E o jogo continua, veja que cada frase foi puxando a outra em uma cadeia de eventos, lembre-se que com esta regra cada sentença passa a ser verdadeira no mundo do jogo por isto deixe sempre claro que tu tem que aprovar no final toda criação, mas tente não limitar ou impor nada deixe fluir.

Desta forma uma simples ida à taverna virou uma corrida contra os segundos para deter um Taverneiro louco que esta prestes a se matar e levar todo mundo, o que combina bem com o clima de loucura de Capela.

Levar um jogo usando verdades narrativas pode dar uma camada toda nova de trabalho ao mestre/narrador, mas pode ser aquela pitada que faltava para transformar totalmente suas mesas de jogo, experimente.

VERDADES NARRATIVAS E COMBATE

Em uma postagem antiga eu havia já tocado no assunto de usar algo assim em combate e vou ressaltar, que isto pode enriquecer muito as contendas e tirar elas de meras jogadas de dados para verdadeiros eventos de ação e aventura.

Usar verdades narrativas em combate não é complicado, mas espera-se que o mestre/narrador entregue o controle do ocorrido da rodada de combate para seu jogador e jogador tem que abrir mão de sua narrativa quando estiver sendo atacado pelo npc do mestre/narrador ou os dois podem jogar um dado para decidir quem narra o turno ou qualquer outra forma de se resolver, mas cada turno passa a ser narrado apenas por uma pessoa.

Assim ela deve interpretar a rodada de combate da forma que ela achar correta e o que for dito é a verdade. Por exemplo...
Ladino pantera vai narrar seu turno de ataque, a jogada de ataque dele é bem suscedida contra o inimigo mas o dano não é o bastante para mata-lo. Depois de todas jogadas de dado ele narra da forma dele...

"Pantera gira por cima do inimigo com uma cambalhota e erra o primeiro corte com a adaga no pescoço do adversario que o atinge com um corte leve nas costelas, mas ao aterrisar ele atinge tres cortes na lateral da criatura que arfa e se prepara para atacar novamente"

Veja bem, o pantera fez um ataque e acertou causando dano, mas o jogador pode narrar uma pequena troca de golpes  e tudo aconteceu perante a verdade narrativa, e o restante do combate corre da mesma maneira. É o Principio da postagem que eu tinha feito a muito tempo atras sobre DRAMA e TRAMA que eu levo minhas mesas, tudo narrado acontece entao cuidado com o que é narrado.

Estas pequenas mudanças podem transformar jogos em verdadeiras sequencias cinematográficas, experimente dar uma chance em sua mesa, mais controle para o sjogadores não significa uma mesa no caos pode significar um jogo mais divertido e criativo para todos....

Arte da Publicação
The-Workstation-2-by-jujika

0 comentários: