STYLISH COMBAT - MUSICA MELODIOSA PARA MEUS OUVIDOS
Com o lançamento da obra de arte chamada Devil May Cry 5, um estilo de jogo bem espefico veio a tona novamente mostrando que não esta nem perto de estar morto, o Stylish combat, uma variante do Hack'n Slash trazida diretamente por Devil May Cry, que prima por dar mais importancia na estética da luta e no estilo dos combos feitos ao trucidar ondas de inimigos do que na eficácia de seus ataques. É um estilo que prima muito mais pela sua diversão ao lutar que chegar ao final ou zerar a história em si. Vamos dar uma olhada neste estilo de jogo e como ele pode nos ajudar em nossas mesas de RPG principalmente nossos jogos de 3D&T Alpha.
Se tem algo que me torce o nariz quando eu vou narrar ou assistir jogos em live ou gravados pelas nossas internets afora é a forma que o combate em jogos de ação são sucateados com narrativas quebradas e chatas, quando deveria ser a parte mais criativa deste tipo de jogo acaba sendo podado muitas vezes pelo proprio mestre preocupado com verossimilhânça e realidade das lutas. Sempre achei esta forma muito problemática para mim, bem cada um joga como quiser mas eu sempre achei muito pouco divertido esta preocupação toda por realidade.
Acaba que nossos jogos de mesa ficam fadados a ataques simples e movimentação comedida com estratégia. Está certo que vários jogos de RPG primam por isto, mas não deveria ser o padrão do Defensores Alpha, aqui os jogos deveriam ser viscerais, estilosos e exagerados ao extremo. Aqui entra o Stylish combate.
Esqueça a fisica, esqueça o sentido, em jogos de Stylish combate o herói massacra dezenas de inimigos dançando entre eles e praticamente voado com seu alvo para o alto quase flutuando onde golpeia o inimigo com todo tipo de arte e fazendo pose pra fotografia... quer coisa mais 3D&T ista que isto?
Como podemos então trazer este tal Stylish para nossas mesas e deixar os combates mais estilosos e viscerais e fazer nossos heróis voarem pela tela triturando inimigos com espadas enormes enquanto posam para fotografia.
ESTILO É TUDO! Pequenas dicas para socar com auto Selfie!
Esqueça a preocupação exagerada com realidade e combates que façam sentido, primeira regra para trazer o clima de Stylish para suas regras é: Se não te der vantagem em regras, se não afetar jogadas de ataques não peça testes. Deixe seus jogadores darem pirueta, deixe seus jogadores fazerem seus malabarismos, se for apenas narrativa permita que seja feita. Corridas na parede, jogar inimigos pro ar e seguir os golpeando tudo é valido desde que não te vantagens mecânicas. Apenas peça testes caso o jogador queira ganhar algum bonus de ataque e dano.
Segunda questão, não quebre a narrativa, deixe seu jogador narrar a cena e o turno de combate inteiro dele, apenas veja se ele nao abusa da cena ou demora demais para não deixar o jogo arrastado, de a ele uns 10 a 30 segundos para compor a cena e não impeça, deixe o jogador ser criativo deixe-o viajar no estilo do personagem.
Aqui chegamos então outro ponto que eu ja bati na tecla em outras postagens deste blog. No 3D&T e em varios jogos atuais um ataque não indica um golpe e sim uma cena de combate inteira. Então pensando desta forma sempre que um jogador fizer o seu ataque peça para ele criar a cena, esta cena pode variar muito de acordo com o gosto do grupo, deixe-o dar até 5 golpes, bloquear e combar na forma mais criativa o possivel tudo na mesma jogada de ataque, só nao deixe ele demorar demais para não arrastar o combate. Caso o ataque tenha ataque multiplo ou seja um acerto critico, deixe seu jogador ir muito mais longe, ai sim nesta situação dobre ou triplique o tempo para o jogador e peça para ele arrasar em seus combos insanos enquanto o inimigo kicka em sua arma.
Uma boa inspiração de como interpretar cada turno de combate é assistir aos videos de Combo Mad, principalmente de Devil May Cry e Bayonetta
Outra questão, não proiba e não limite, Stylish combat prima pelo exagero sem responsabilidade com ataques devastadores e bonitos de se ver, eu aconselho inclusive o narrador premiar os jogadores mais estilosos com pontos de experiencia limitados apenas a usos em combate para se ativar efeitos especiais, só não exagere mas deixe seus jogadores a vontade para terem seu Dante.
Seja impiedoso com seus chefes de fase ou seus inimigos mais poderosos também, como você deu toda a liberdade no turno de seus jogadores, tome a narrativa total em seu turno, seja justo com isto teus jogadores irão aceitar. Faça seu vilão tão estiloso quanto seus jogadores, narre com detalhes como ele voa pelo campo de batalha com sua espada possante deixando trovoes e separando seu grupo enquanto os lança em paredes e demolindo sequencias nervosas e maravilhosas.
Sempre deixe, se não fui claro ainda no texto seu jogador fazer TODO o turno de combate dele inclusive a forma de se defender de seu alvo, deixe seu npc nas maos do jogador, ele esta contando um pedaço da história então deixe-o brilhar naquele turno.
O contrário também é valido, seu jogador não pode reclamar porque em sua vez você toma total controle da cena dele inclusive do personagem do jogador, vocês estão construindo uma história em conjunto então o time e o mestre devem cooperar para criar uma narrativa de combate estilosa e inesquecível.
Separe os testes da narrativa, faça parte da rodada somente com os testes, até antes de se narrar a cena em si, use metagame sem medo se trazer vantagens ao jogo, deixe os jogadores falarem a parte de jogo bem mecanica bem certa e façam seus testes sem medo.
Depois deixe seus jogadores brilharem interpretando estes números como falamos acima e estã plantado a semente para um jogo de Stylish combate sem precisar de nenhuma regra nova ou adaptação do sistema. Estas dicas podem ser usadas em qualquer sistema aliás, eu uso 3D&T Alpha como exemplo aqui, porque estou pensando em Outona, meu cenário para Arton que linka com meus mundos pessoais e porque ele tem a maior cara de stylish combate dos jogos nascidos em nossas terras e parece que as mesas classicas do jogo esquecem disto.
DESPEDIDAS COM ESTILO
Imagens de Divulgação
0 comentários: