STYLISH COMBAT - MUSICA MELODIOSA PARA MEUS OUVIDOS
Com o lançamento da obra de arte chamada Devil May Cry 5, um estilo de jogo bem espefico veio a tona novamente mostrando que nĂ£o esta nem perto de estar morto, o Stylish combat, uma variante do Hack'n Slash trazida diretamente por Devil May Cry, que prima por dar mais importancia na estĂ©tica da luta e no estilo dos combos feitos ao trucidar ondas de inimigos do que na eficĂ¡cia de seus ataques. É um estilo que prima muito mais pela sua diversĂ£o ao lutar que chegar ao final ou zerar a histĂ³ria em si. Vamos dar uma olhada neste estilo de jogo e como ele pode nos ajudar em nossas mesas de RPG principalmente nossos jogos de 3D&T Alpha.
Se tem algo que me torce o nariz quando eu vou narrar ou assistir jogos em live ou gravados pelas nossas internets afora Ă© a forma que o combate em jogos de aĂ§Ă£o sĂ£o sucateados com narrativas quebradas e chatas, quando deveria ser a parte mais criativa deste tipo de jogo acaba sendo podado muitas vezes pelo proprio mestre preocupado com verossimilhĂ¢nça e realidade das lutas. Sempre achei esta forma muito problemĂ¡tica para mim, bem cada um joga como quiser mas eu sempre achei muito pouco divertido esta preocupaĂ§Ă£o toda por realidade.
Acaba que nossos jogos de mesa ficam fadados a ataques simples e movimentaĂ§Ă£o comedida com estratĂ©gia. EstĂ¡ certo que vĂ¡rios jogos de RPG primam por isto, mas nĂ£o deveria ser o padrĂ£o do Defensores Alpha, aqui os jogos deveriam ser viscerais, estilosos e exagerados ao extremo. Aqui entra o Stylish combate.
Esqueça a fisica, esqueça o sentido, em jogos de Stylish combate o herĂ³i massacra dezenas de inimigos dançando entre eles e praticamente voado com seu alvo para o alto quase flutuando onde golpeia o inimigo com todo tipo de arte e fazendo pose pra fotografia... quer coisa mais 3D&T ista que isto?
Como podemos entĂ£o trazer este tal Stylish para nossas mesas e deixar os combates mais estilosos e viscerais e fazer nossos herĂ³is voarem pela tela triturando inimigos com espadas enormes enquanto posam para fotografia.
ESTILO É TUDO! Pequenas dicas para socar com auto Selfie!
Esqueça a preocupaĂ§Ă£o exagerada com realidade e combates que façam sentido, primeira regra para trazer o clima de Stylish para suas regras Ă©: Se nĂ£o te der vantagem em regras, se nĂ£o afetar jogadas de ataques nĂ£o peça testes. Deixe seus jogadores darem pirueta, deixe seus jogadores fazerem seus malabarismos, se for apenas narrativa permita que seja feita. Corridas na parede, jogar inimigos pro ar e seguir os golpeando tudo Ă© valido desde que nĂ£o te vantagens mecĂ¢nicas. Apenas peça testes caso o jogador queira ganhar algum bonus de ataque e dano.
Segunda questĂ£o, nĂ£o quebre a narrativa, deixe seu jogador narrar a cena e o turno de combate inteiro dele, apenas veja se ele nao abusa da cena ou demora demais para nĂ£o deixar o jogo arrastado, de a ele uns 10 a 30 segundos para compor a cena e nĂ£o impeça, deixe o jogador ser criativo deixe-o viajar no estilo do personagem.
Aqui chegamos entĂ£o outro ponto que eu ja bati na tecla em outras postagens deste blog. No 3D&T e em varios jogos atuais um ataque nĂ£o indica um golpe e sim uma cena de combate inteira. EntĂ£o pensando desta forma sempre que um jogador fizer o seu ataque peça para ele criar a cena, esta cena pode variar muito de acordo com o gosto do grupo, deixe-o dar atĂ© 5 golpes, bloquear e combar na forma mais criativa o possivel tudo na mesma jogada de ataque, sĂ³ nao deixe ele demorar demais para nĂ£o arrastar o combate. Caso o ataque tenha ataque multiplo ou seja um acerto critico, deixe seu jogador ir muito mais longe, ai sim nesta situaĂ§Ă£o dobre ou triplique o tempo para o jogador e peça para ele arrasar em seus combos insanos enquanto o inimigo kicka em sua arma.
Uma boa inspiraĂ§Ă£o de como interpretar cada turno de combate Ă© assistir aos videos de Combo Mad, principalmente de Devil May Cry e Bayonetta
Outra questĂ£o, nĂ£o proiba e nĂ£o limite, Stylish combat prima pelo exagero sem responsabilidade com ataques devastadores e bonitos de se ver, eu aconselho inclusive o narrador premiar os jogadores mais estilosos com pontos de experiencia limitados apenas a usos em combate para se ativar efeitos especiais, sĂ³ nĂ£o exagere mas deixe seus jogadores a vontade para terem seu Dante.
Seja impiedoso com seus chefes de fase ou seus inimigos mais poderosos tambĂ©m, como vocĂª deu toda a liberdade no turno de seus jogadores, tome a narrativa total em seu turno, seja justo com isto teus jogadores irĂ£o aceitar. Faça seu vilĂ£o tĂ£o estiloso quanto seus jogadores, narre com detalhes como ele voa pelo campo de batalha com sua espada possante deixando trovoes e separando seu grupo enquanto os lança em paredes e demolindo sequencias nervosas e maravilhosas.
Sempre deixe, se nĂ£o fui claro ainda no texto seu jogador fazer TODO o turno de combate dele inclusive a forma de se defender de seu alvo, deixe seu npc nas maos do jogador, ele esta contando um pedaço da histĂ³ria entĂ£o deixe-o brilhar naquele turno.
O contrĂ¡rio tambĂ©m Ă© valido, seu jogador nĂ£o pode reclamar porque em sua vez vocĂª toma total controle da cena dele inclusive do personagem do jogador, vocĂªs estĂ£o construindo uma histĂ³ria em conjunto entĂ£o o time e o mestre devem cooperar para criar uma narrativa de combate estilosa e inesquecĂvel.
Separe os testes da narrativa, faça parte da rodada somente com os testes, até antes de se narrar a cena em si, use metagame sem medo se trazer vantagens ao jogo, deixe os jogadores falarem a parte de jogo bem mecanica bem certa e façam seus testes sem medo.
Depois deixe seus jogadores brilharem interpretando estes nĂºmeros como falamos acima e estĂ£ plantado a semente para um jogo de Stylish combate sem precisar de nenhuma regra nova ou adaptaĂ§Ă£o do sistema. Estas dicas podem ser usadas em qualquer sistema aliĂ¡s, eu uso 3D&T Alpha como exemplo aqui, porque estou pensando em Outona, meu cenĂ¡rio para Arton que linka com meus mundos pessoais e porque ele tem a maior cara de stylish combate dos jogos nascidos em nossas terras e parece que as mesas classicas do jogo esquecem disto.
DESPEDIDAS COM ESTILO
Imagens de DivulgaĂ§Ă£o
0 comentĂ¡rios: