THE ONE! E SUA IMPORTÂNCIA

junho 05, 2020 Vekariel 0 Comments





E não é o Escolhido


Vamos focar um pouco nas regras do Defensores Alpha, para pavimentar mais meu material para este querido sistema. Bem eu ando frequentando muito mais os grupos de Facebook dedicados ao jogo e vejo o pessoal animado fazendo adaptações ótimas e material muito bom mesmo, mas uma coisa anda me incomodando, na verdade uma coisa muito pessoal minha mas que eu acho muito importante dividir com vocês. 

É sobre a quantidade de pontos que fichas são feitas e sua inflação, então resolvi vir escrever aqui um pouquinho sobre o valor de 1 ponto de personagem. Senta ai, tira as sandalias e curta o solo sagrado e vem com o tio, ops bordão errado kkkk... vamos la...


A principal questão que eu posso chamar a atenção aqui é que a gente não pensa mais talvez no que realmente significam os numeros no Alpha. Eu ouvi uma vez, não me lembro se foi do cassaro ou de alguma pessoa do Trio algo sobre os conceitos que ja vamos conversar, mas estas palavras ficaram gravadas na minha cabeça e faziam muito sentido, ainda fazem, na verdade.
Mas vamos direto ao assunto então. Quanto vale Um ponto de Personagem em Defensores de Tóquio Alfa e no Tormenta Alfa?

"Um ponto de personagem representa a vida de uma pessoa comum em toda sua plenitude."

Pode parecer simples esta frase e meio óbvia mas ela implica em varias itnerpretaçoes das fichas que criamos e como levamos estes pontos em consideração. Um ponto é o equivalente a uma vida humana, todas as realizações e alegrias, tristezas e infelicidades. Veja que varias pessoas nem gastam seu "ponto" de personagem, sendo aquela vida de trabalho familia e trabalho, uma vida comum e pacifica... a pessoa que investe um ponto em especialização se torna um prodígio em sua profissão, sendo referencia entre todos a volta, se tem um aliado esta pessoa sera fiel a vida toda, se poe em uma caracteristica aquilo vai marca-la.
Onde eu quero chegar?

Oras, não se deve gastar um ponto levianamente. Me deparo muito com construções enormes e escabrosas de NPCs e adaptações que exigem 30 ou mais pontos de personagem, não que nunca deva ser usado, mas quando uma pontuação destas entrar na mesa ela tem que valer cada ponto gasto.

Isso significa que alguém de 30 pontos deveria quase brilhar de energia a la Dragon Ball quando fosse confrontado, e um personagem feiot com mais de 100 pontos é um deus  em todas as suass implicações mesmo que não tenha feito testes ou passado pela epifânia de se conseguir um super kit.

Vejo o argumento que principalmente em adaptações as pessoas cobram uma reprodução acurada do personagem rendendo absurdos como npcs de 40 pontos acompanhando personagens de 5, quero dizer isso é totalmente contra produtivo até em design, é dificil narrar algo onde os npcs tem pontuações que os personagens Nunca conseguirão alcançar jogando toda semana a menos que joguem 30 anos seguidos sem parar. Uma viúva Negra da Marvel de 35 pontos desanima um jogador que fez sua heroína com 12, ele nunca vai chegar naquele patamar. Ao pensar no Design de seus NPcs os mestres deveriam também levar em conta o impacto nos jogadores e um pouco de verosimilhança em suas pontuações.

O Narrador tem que lembrar que boa parte do detalhamento da ficha não está diretamente em seus numeros e sim em como o personagem é explicado por aqueles numeros, tudo que é gasto na ficha tem que ser valorizado.

Perícias por exemplo, uma perícia comprada completa, principalmente quando se tem genialidade no meio não funciona como em outros jogos, que indica que o personagem tem treinamento nela, vai muito além. Um jogador não precisa comprar uma perícia para cozinhar, dirigir um carro por ai ou ter uma profissão, ou pelo menos nao deveria, isso deveria ser permitido diretametne na história dele.

Ao comprar uma perícia completa o personagem se torna o Einstein do que ele sabe, ele respira aquele ocnhecimento, ele é melhor que a vida, porque aliás a perícia gastou 2 pontos de personagem o equivalente a duas vidas inteiras de pessoas comuns bem vividas. É muito conhecimento para ser jogado como uma simples capacidade, por esta questão que eu permito caso o jogador queira, e eu uso isto para npcs também se comprar magias usando as perícias para suprir pre requisitos. Dar 3, 4 perícias completas para um NPC é dizer que ele é um deus do faz tudo e não é compatível com a maioria dos NPCs onde isto é usado.

Não gosto de meter o dedo nas mesas de ninguém, mas observar o que o sistema pretende para construir NPCs mais compatíveis com seus jogadores para nãos os frustrar ou mostrar que eles nunca chegarão àquele patamar ou usar conhecimentos avançadissimos como se fossem triviais pode melhorar muito a interação e verosimilhança da mesa. Pense nisto antes de fazer o proximo personagem de 80 pontos, quando poderia ser feito com 15....


Arte da Capa - Material publicitario de divulgação:
Matrix (1999)
Cyberpunk 2077 (2020)









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