INDIVÍDUO, GRUPOS E RAIDS
Estamos acostumados a jogar nosso feijão com arroz em grupos de RPG. Aquele grupo clássico de mercenários tentando detonar um chefão do crime ou mago maligno.
Mas e se mexermos nisso aí e fazermos uma baguncinha aqui?
" Jazia ele do lado da vala criada pela baforada da criatura. Nunca havia visto uma Quimera como aquela, o bicho vociferava rosnados e entoava litanias de grosmados que prenunciavam a carnificina, e mesmo assim eles avançaram. Sabia que em muito poucos em 6 pessoas, mas achava em sua reles arrogância que eram poderosos o bastante. Sem pensar duas vezes marcharam para o Forte Tournabout, e na mesma fração de tempo haviam sido dizimados pela Quimera Rei."
Em suas dicas MM traz a ideia de horda de personagens . Fichas que representam grupos enormes de criaturas mais fracas oi capangas pra se agilizar o combate. Bem pra nossa receita de hoje vamos mexer nesse conceito.
Um personagem eh uma construção abstrata de uma unidade de narrativa, um objeto dentro da história. A partir disso vamos desenvolver algumas ideias de narrativa abaixo.
Normalmente na maioria dos jogos de rpg nos quais participamos, fazer um personagem não é nada mais que criar aquela pessoa que ira te representar na mesa de jogo e irá interagir com o cenário e historias narradas. Nada disto muda aqui, apenas vamos considerar personagem outras perspectivas de histórias que podemos aprender e vivenciar em nossas tardes de diversão.
MEUS NPCS SAO MEUS PERSONAGENS
Um fator existente principalmente em campanhas grandes é a comunidade que começa a se formar ao redor do personagem. Um aliado, contatos, amigos e outros personagens ligados por pontos com o jogador ajudam a definir o personagem principal. Muitas vezes é o mestre quem controla estes personagens. M
Mas e se os jogadores pudessem controlar sua rede de apoio, pois se pontos foram gastos nada mais justo que liberar o uso dos personagens. Muitos jogadores ficam com medo de nao darem conta por serem muitas personas, mas aqui vai uma dica e um bom truque que pode ajudar bastante nesta luta. Apenas o personagem principal precisa de toda profundidade e carga dramatica de interpretação. Outros personagens no grupo de vida do personagem podem ter somente um ou outro traço marcante e normalmente podem ser estereotipados, isso vai de jogador pra jogador. Pode parecer desafiador mas pode aliviar o mestre de uma carga de responsabilidade enorme e dar tempo para ele focar em desafios realmente criativos para a turma.
MEU EU, TEU EU
Uma variante divertida que me lembrei, faça um jogo onde cada núcleo ou seja cada personagem na verdade sejam dois, podem ser dois personagens ou qq coisa que tu imaginar, como o personagem e seu mascote ou sua arma magica inteligente, ai estes personagens coadjuvantes... pegue-os e jogue no colo de outro jogador. Cada jogador controla o seu personagem e o par de outro jogador, faça isso e veja o circo pegar fogo.
HORDAS E GRANDES GRUPOS DE PERSONAGENS
Raide em jogos de MMO (RPGs massivos onde milhares de pessoas jogam juntas formando um mundo de aventuras que nunca para), é um grupo grande de aventureiros que se unem para vencer um inimigo muito poderoso para apenas 4 ou 5 deles. Um grupo de Raide em videogame pode ir de cerca de 8 participantes (famosa full party do Final Fanfasy XIV) até 40 ou mais (antigas raides do World of Warcraft). Batalhas de Raide conseguem ser extremamente épicas e inesquecíveis, levando a aventura a história sempre a novos horizontes.
Mas ai tu me pergunta, mas Dio, o que minha mesa tem a ver com isto?
E eu te respondo, tudo jovem padawan. Mutantes e Malfeitores tem uma liberdade enorme de se desenvolver tipos de jogos e seus jogos de fantasia referenciam isto, então podemos sim aproveitar a mecanica de horda pra organizar raids.
Vamos la, uma mesa com 4 jogadores e um Mestre. Cada jogador deve desenvolver um pequeno grupo de aventureiros, com 5 integrantes e fazer suas fichas completas. O jogador não vai interagir com os 5 ao mesmo tempo, em historias normal cada jogador deve escolher um de seus integrantes para compor o grupo da mesa. Fica a cardo da historia, mestre e jogadores quando se pode trocar o personagem escolhido. Narre as aventuras assim e peça para os jogadores falarem como é o relaiconamento interno de seus grupos pessoais. Pode ser desafiador cuidar de 5 personalidades, mas como é um personagem por vez, pode ser um desafio delicioso.
Mas além de se criar 5 fichas, peça uma ficha com NP cerca de 3 níveis superior aos personagens, (uma boa idéia é usar os individuais em NP 7 e fazer os grupos em NP 10), esta ficha é a ficha do "Grupo", construa a ficha normalmente mas pense como seria o grupo como personagem, é importante ter efeitos de area e que afetem mais gente para simular que sao varias pessoas.
Assim o mestre pode determinar aventuras de Raide, historias maiores que podem afetar paises inteiros ou guerras colossais.
Este tipo de aventura ou dungeon leva as fichas de grupo e são usadas normalmente o que muda é a forma que cada jogador vai narrar a tragetoria de seu "Grupo Personagem", é a mesma forma de lidar com legiões de capangas, mas agora com um tanto de personagens de elite em ação. Não existem regras especiais aqui, apenas mude sua forma de ver o que faz na luta, sua ação na verdade é o esforço conjunto de todo o grupo. O mestre deve dar mais liberdade de narrativa para os jogadores para a luta ficar mais fluida, no mais usando este sistema consegue se enxugar uma quantidade absurda de numeros em uma luta que estaria envolvendo vinte personagens.
THE BIG BOSS, O EXÉRCITO DE UM SER SÓ
Com as regras normais do jogo, ja notou que o chefão final de uma historia normalmente não dura tanto ou não rende tanto que era necessário as vezes por questões de mecanica, como por exemplo por ele excecutar somente uma ação por turno e o grupo possuir 3, 4, 5 ou mais açoes de acordo com o numero de membros?
Um problema recorrente que pode ser resolvido de forma mecanica. Já pensou se a gente pega a ideia de hordas e invertessemos ela, para o "EXERCITO DE UMA PESSOA SÓ?". Explico.
A idéia é usar diferentes Fichas de Personagem para decretar facetas de um mesmo personagem muito perigoso, como se ele fossem varios personagens. Dentro da historia do jogo não mudaria nada, mas seria algo como:
A Hidra de Patierda é um oponente formidável com suas 4 cabeças cada uma de uma cor, o mestre poderia representar ela como um exercito de uma criatura só. com uma ficha para cada cabeça e uma para seu corpo por exemplo. o mestre teria 5 ações e 5 vezes mais saude para os personagens derrotarem deixando o bicho muito mais cruel e sendo uma hidra o mestre ainda estaria livre pra complicar mais para os jogadores determinando que não adianta matar as cabeças que elas regeneram, so cai se o corpo cair e o corpo tem só uma vulnerabilidade e por ai vai...
Ou mesmo um chefão do Crime dono de uma megacorporação avassaladora, o mestre poderia fazer fichas para:
- O PODER DO BOSS
- A RIQUEZA DO BOSS
- A ARROGANCIA DO BOSS
- A INFLUENCIA DO BOSS
- A PRESENÇA DO BOSS
Onyxia Raid Wow classic, arte de divulgação.
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