ASSINATURA! UMA CARACTERISTICA DE ESTILO

janeiro 08, 2021 Vekariel 0 Comments


 

Quem le e acompanha todo o meu material tanto voltado ao M&M e quanto ao Defensores Alpha, sabe que eu tenho alguns campos muito meus em minhas fichas, que uso até quando eu jogo. Um campo em especifico eu ja expliquei em um artigo anterior o campo sobre Persona. Agora eu notei que as pessoas ficaram curiosas com um outro campo que eu não tinha falado em detalhes e agora é hora de corrigirmos isto e assinar em baixo. Vamos falar da Assinatura.


Uma das partes normalmente mais negligenciadas na criação de personagens para rpg são seus detalhes. Muitos jogadores acabam ou focando em fazer fichas extremamente eficientes mecanicamente ou com histórias e personalidades homericas mas que muitas vezes pecam por esquecerem que os detalhes são a casa do diabo.

No finado e muito maravilhoso Street Fighter the Storytelling Game, na ficha de personagem existia exatamente o campo que vamos tratar aqui a Assinatura. Uma assinatura do personagem nada mais é que um detalhe que chame muito a atenção que o jogador pode usar de cartão de aprensentação e abusar de seu uso nos jogos para dar identidade ao personagem.

A assinatura não tem que compensar regras, ela é um tipo de informação que pode ser usado em qualquer jogo sem precisar suforcar o sistema. Mas o que é essta tal assinatura de forma mais especifica Dio o jovem padawan me pergunta? Calma vamos lá.....

Pense em um jogo de luta, Street Fighter mesmo. Agora vamos pegar o personagem mais iconico e lembrado do jogo Ryu. Ryu é o carateca padrão, sempre em busca do mais forte. Quando luta e ganha uma partida ao terminar o round ele da uma amarrada na faixa e poe a mao pra cima, aquela comemoração seria uma assinatura.

Uma segunda assinatura do Ryu poderia ser a própria faixa vermelha que foi dada de presente pelo Ken quando eles ainda treinavam e eram jovens. Veja que são detalhes bobos, mas que se o jogador destacar passam a ter um peso. Se em toda luta o jogador de Ryu interpretar aquela mão pra cima, ou apertar a faixa vermelha com muita frequência aquilo começa a ficar marcado na interpretação do personagem e ajuda a compô-lo deixando-o mais único. 

Qualquer coisa simples pode ser uma assinatura como vamos ver mais abaixo, o importante é que o jogador ao escolher o que é a assinatura do personagem é que ele explore aqui em interpretação em jogo sempre porque ela vai ajudar a marcar o personagem na cabeça das pessoas.

A Assinatura é uma marca que o personagem deixa em cada um.

O Campo assinatura é de total responsabilidade do jogador e o que estamos fazendo aqui não é coloca la em regras e sim dar mais parametros para o jogador saber como criar a assinatura de seu personagem. Como disse o que difere uma assinatura de algum outro detalhe do personagem é a importância que o jogador da para aquele detalhe e o quanto ele destaca do personagem. 

Vamos para alguns exemplos abaixo.

  • Amarra sua faixa vermelha.
  • Tem uma franja grande e sempre a joga para traz.
  • Brinca com seu lobo de estimação.
  • Frase de Efeito "O mundo é um lugar melhor quando eu venço." (exemplo)
  • Liga para seu parceiro/a.
  • Da cambalhotas no ar.
  • Suas sardas muito encantadoras.
  • Tem mechas de cabelo carmesin entre a cabeleira branca.

Todos os exemplos acima sao exemplos de assinaturas, veja que se postos sozinhos podem ser bobos e sem sentido. Mas se o jogador explorar sempre esta mania, ou caracteristica curiosa, daqui a pouco seu personagem é lembrado mais pela assinatura o que o diferencia que sua classe ou função em jogo. Assinatura pode ser dividida em certos grupos bem amplos, mas não sao regra e qualquer detalhe o jogador pode definir como sua assinatura.

Ação ao ganhar um combate

Esta é a tipica ação de vitoria que vemos em jogos de luta e podem render assinaturas homéricas, principalmente se o jogador sempre repetir este comportamento em toda a luta que ele praticar.

Caracteristica corporal curiosa

Uma tatuagem, cor de cabelo exotica, manchas corporais que chamem a atenção ou mesmo cores dos olhos incomuns podem ser assinaturas muito boas, basta o jogador sempre dar enfase a este detalhe curioso do personagem.

Trajes e vestimentas

O personagem sempre veste de vermelho? Ta sempre com seu kimono surrado? Tem alguma peça de roupa curiosa? Vestuário sempre chamou a atenção das pessoas e um vestuario exotico pode muito bem ser usado como uma boa assinatura do personagem, como sempre o que a diferencia é a enfase que o jogador da em mostrar isto ao jogo e a outros jogadores sempre que tem a chance.

Frase de Efeito e Bordões

Seu personagem tem uma frase filosofica sobre a existencia? Um texto que sempre recita apos sair vitorioso de algo? Ou mesmo um comentario curioso sobre os colegas? Frases de efeito sao por si só são a assinatura classica. Jargões e frases de efeito praticamente construiram os herois de filmes de ação da decada de 80 e 90 e sempre tem um lugar quentinho em nossos corações. Entao faça sua frase e a use a exaustão para que seu personagem praticamente vire sua frase e seja feliz.

Como vimos aqui temos muitas formas de se criar assinaturas, com certeza temos muito mais que os grupos citados a cima. Mas o que os une é o tanto de importancia e destaque que o mestre da para a assinatura que ele criou para o personagem para ser um elemento de destaque, normalmente assinaturas não tem nenhum impacto em regras. Mas caso jogador e mestre quiserem podem usar a opção abaixo...


Assinatura em Mutantes e Malfeitores

A assinatura passa a ser um tipo de complicação, que o personagem sempre precisa especificar ela em momentos de vitoria ou sempre a citar, se sempre que a assinatura atrapalhar o grupo de alguma forma, como quando o personagem grita YESSS em uma missão silenciosa e se revela aos guardas, o jogador ganha um ponto heróico por ele.

Defensores Alpha, Tormenta Alpha

Assinatura é um atributo livre de 0 pontos que o personagem pode escolher que pode ser usado tanto para impulsionar o ganho de experiencia focada em ser usada na historia, quanto poder ser usada para se gastar este ponto. Ela vai lembrar muito os aspectos de Fate mas nao deve ser uma limitante de jogo. Quando ela atrapalhar de alguma forma o jogador deve ganhar um ponto de experiencia focado para ação (experiencia especifica é explicada no manual do Defensor). Ou o mestre pode permitir que um ponto destes seja gasto para melhorar uma jogada caso o jogador invoque sua assinatura em algum momento que ela melhore a interpretação.

Enfim assinatura deve se intrometer o minimo possivel nas regras, ela é mais um elemento de interpretação para tnetar marcar seu personagem e pode ser escrita em qualquer ficha a despeito de existir como regra ou não na campanha sendo jogada. Assinatura é um elemento de interpretação do jogador, uma ferramenta para ajuda-lo a dar mais individualidade para seu personagem.

Pois bem esta ai um resumo do que é a assinatura e do porque eu sou tão apaixonado por esta ideia brilhante e o porque eu carrego ela comigo em todo jogo que eu narro ou jogo.


Arte da Capa
Material de Divulgação








0 comentários: