MORTE! SEMPRE NECESSARIA?

janeiro 08, 2021 Vekariel 0 Comments

 


         Aproveitando o novo ano, uma nova chance nova renascensa e por ai vai hehe... tem um assunto que queria trocar ideias com a galera a um bom tempo já. Esta postagem é mais para jogos que possuem pontos de vida, ja que jogos como Mutantes e Malfeitores isto ja é melhor coordenado. E minha pergunta bem basica é....

         É preciso realmente se matar ao chegar a zero ou menos pontos de vida? Tem que ser tão complicado em regras se conseguir ataques que não sejam mortiferos para se conseguir capturar ou somente não assassinar mesmo?


         Desde o antigo Dungeons and Dragons la dos idos do século passado tem a ideia dos pontos de vida, traduzidos de forma erronea para o Brasil (no original HT ou Hit Points, literalmente Pontos de Acerto), tem-se a ideia que estes pontos estão ligados diretamente a saude do personagem o que nao deixa de estar muito longe da verdade.

         Os Pvs ou HPs como no original deveriam ter sido interpretado como uma especie de resistencia generica que descreve o tanto que o personagem permanece em jogo e ainda é relevante para a história. Mas com o passar do tempo este conceito virou muito mais apenas uma questão de saude do personagem e toda vez que estes mesmos pontos são zerados o alvo morre.

         Assim, todo combate acaba terminando com a morte iminente dos alvos e para se ter alguem capturado os testes para conseguir isto são tão chatos ou restritivos que é mais facil achar um necromante e falar com sua alma do além. 

         Falo sobre este assunto aqui não por achar os jogos violentos demais ou coisas assim, jogos violentos e limites merecem uma postagem por si propria, mas sobre um pouco mais de escolhas nos jogos. Não é porque se joga fantasia medieval que se joga com genocidas, as vezes o paladino não que rmatar ou mesmo o ladino do grupo é apenas um ladrão que odeia a morte de qualquer ser, as variantes sao infinitas.

         Não quero também trazer aqui uma ideia de regras novas e maravilhosas para substituir as regras existentes em seu rpg, eu apenas trago um adendo muito simples e que pode valorizar momentos de morte tornando-os realmente dramáticos.

         Funciona de forma realmente simples.

         EM QUALQUER COMBATE AO SE ZERAR PONTOS DE VIDA O PERSONAGEM ESTA FORA DE CENA SEJA DESMAIADO OU SEM ESPIRITO DE LUTA.


         Simples assim, desta forma o mestre ou o jogador precisam declarar a intenção assassina para se matar alguem, assim as regrs normais de morte entram em jogo, mas se a declaração não for feita assim que o personagem fosse morrer pelas regras normais ele apenas sai de jogo e dependendo da situação esta a mercê do inimigo. Outras regras funcionam de forma normal.

         As vezes tu pode achar que isto é muito irreal, mas um ponto a se pensar que vale uma postagem também é que se jogar rpg não tem necessariamente que se lidar com a realidade a menos que seja um jogo extremamente simulacionista e sim o compromisso do rpg é em amarrar uma historia boa que vai surgindo ali na cara dos jogadores.


         Mutantes e Malfeitores já funciona assim e funciona maravilhosamente bem e é por isto que resolvi escrever esta postagem. Neste modo de jogo os jogadores podem ser capturados mais vezes e o famoso TPK (total party kill ou morte total do time) não ocorra onde ele seria mais prejudicial ao time e história que ajuda. Se os jogadores sairem declarando combate mortal a tudo que forem ai é problema deles. E nem toda luta precisa ser assim o próprio mestre de jogo pode declarar que algumas lutas sao assim, cmo ao se enfrentar inimigos muuuuuuuuuuuito poderosos e mortiferos como dragões, e mesmo em combates onde a morte espreita as regras de morte normal devem ser usadas e fugas ainda são possíveis.

         Veja não é que todos ficam imorríveis e sim que se tem mais opções de forma menos difíceis de se terminar um embate sem envolver bacias de sangue. No próximo combate antes de sair derramando todo sangue da vila goblin mais proximo, inclusive de  filhotes goblins (que eu ja vi ocorrer) os jogadores podem pensar duas vezes e talvez usar uma força mais ajustada com o perigo.

         Bom 2021 com muitos combates variados e inventivos em suas mesas presenciais ou não de rpg...


Arte da Capa
Anime Wallpapers

0 comentários: