DESIGN DE RAÇA! LEGADOS DE SANGUE
"O chifre de Eriene estava quebrado, aquilo doia mais em sua estima que em seu corpo. O chifre doia e a maldita criatura nem arranhada estava. Escondida Eriene olhava no chao o fragmento de seu corpo inerte. O suor caindo em sua face, aquilo não deveria estar acontecendo... aquela raça de criatura não existia... O que era aquilo?
Cronicas de Capela
No RPG classico, principalmente os de fantasia nos costumamos dividir as varias vidas de personagens em raça, sempre foi assim desde que o RPG foi criado. Agora a wizards of the coast anda revendo estes valores e pretende trazer mudanças na forma de construção de personagens em seus jogos de Dungeons and Dragons.
Agora que eu achei a Liga para um de meus cenarios atuais principais resolvi pensar no assunto e dividir sobre como eu quero fazer. No manual do Malfeitor da segunda edição do M&M e em suplementos importados da terceira trata-se a raça do personagem como um modelo.
Modelos em M&M sao conjuntos de vantagens, perícias e efeitos que sao comuns em na raça especifica. Algo como:
Au-ra
Características: Prontidão +2, Força +1
Perícias: Sobrevivencia, persuasão
Vantagens:
Poderes: Proteção 1
Veja bem um modelo assim como um arquétipo sao sugestões de construção para os jogadores, e não ah nada de errado nisso é quisto que no M&M os jogadores tenham controle total sobre o que querem criar e tenham opçoes de sobra para isto.Mas eu Capela eu gostaria de ir diferente, tanto que eu queria que a escolha fosse impactavel no jogo e queria sentir em regras minhas escolhas.
Para isto eu mudei o jogo, primeiro que seguindo as tendencias atuais, abandonei o uso do nome Raça que pode levar a questõs racistas que mutias vezes pode dar conflitos interessantes em mesa de jogo na vida real não é algo que gostamos de abordar ou algo que gostaria de ter. Então para isto resolvi transformar a "Raça do Personagem" em um poder. Sim um poder, conjunto de efeitos que tem um objetivo em jogo. Como descrito logo abaixo ele define de onde o personagem vem e a força de seu sangue, a abordagem de usar como poder é interessante do fato que assim ele também vale como descritor direto e podemos ter outros poderes que são mais fracos contra a raça ou podem funcionar melhor contra ela, ou mesmo dar imunidade a qualquer coisa que venha desta raça.
Para este conceito criei:
LEGADO DE SANGUE
Este poder representa toda herança genética que teu personagem ganha de sua linhagem, cada linhagem de personagem tem um legado de sangue diferente, mesmo que o personagem seja híbrido ele deve ser construido com apenas UM legado de sangue que indica esta hibridização. Um legado de sangue normalmente costuma possuir o efeito Caracteristicas aumentadas, para representar os ganhos fisicos e mentais da linhagem, vantagens que seriam instintivas da linhagem assim como perícias base que existe no seio da sociedade da linhagem. Alguns poderes extras também podem compor uma Linhagem de Sangue, como imunidades, capacidades de camuflagens e qualquer outro poder que seria nativa da linhagem. Veja bem que o extra Inato só deve ser usado para caracteristicas que não podem sumir de forma alguma como o tamanho de um personagem, outras caracteristicas intrissecas muitas vezes nao recebem o extra por poderem ser desfeitas por objetos ou efeitos especificos contra o descritor de linhagem do personagem. Assim seguindo o Au-ra ali de cima ficaria assim:
LEGADO DE SANGUE (AU-RA) (9 pontos)
Caracteristicas aumentadas (Prontidão +2, Força +2),
Perícias aumentadas (sobrevivencia 2, persuasão 2)
Kitina exposta (proteção 1)
Em termos de regras nada muda, mas agora ja temos algo forte na ficha, é um poder intrinseco do personagem e caso o jogador queira em comum acordo com o mestre ele poderia aumentar os poderes da linhagem demonstrando que o personagem esta caminhando cada vez mais a fundo na contribuição com seu proprio sangue.
Esta pegada pode ser usada facilmente fora de Capela e aprendi ela basicamente no DC heroes da propria Green Ronin que usa um poder Kriptoniano para definir certas invulnerabilidades deles na terra. É genial usar um poder para determinar a herança genetica do personagem porque da uma forma muito ampla de se trabalhar com o tema como pode ser notado. Não tem muito mais o que se explicar de minha opção, mas é legal pontuar ela para quem quiser mestrar MM como um jogo medieval onde a linhagem do personagem faça grande diferença este poder pode ser de muita utilidade.
Arte da Capa
Nidhogg horns for male aura
0 comentários: