DADOS PRA QUE TE QUERO

junho 14, 2021 Vekariel 0 Comments

 



        Já pensou em dar 1D8 de dano em seu ataque especial, ou mesmo ter um martelo de 1D10, como em outros jogos? Tá cansado de simplicidade do D6 e quer fu… ops não pera…. Dar a ideia de uma experiência inovadora e refrescante para seu mestre ou mesmo enlouquecer ... nãooooo ignora, dar um frescor de novidade para suas mesas?

         Então vem com o pai…. Yeahhh finalmente usei isso...ops.

        3D&T usa dados de seis faces pela simplicidade de acha-los em qualquer canto e em qualquer lugar, sério eles se reproduzem como coelhos.

        Sabemos que o jogo atingiu um grau de maturidade (se acha que tá inchado vap pra $-$&-_-_, Giooo para compostura cara), em que já se fala em uma nova edição. Mas podemos brincar com ele ainda e tirar muito de seu vasto conteúdo, como por exemplo ver como ficam usar aquele dados exóticos para dar um charme a mamis ao sistema, menos você D20, sai vai pra lá 

Então para começarmos temos que definir algumas coisas aqui.

  • Primeiro precisamos do manual do Defensor, se tu não tem vai comprar. O PDF eh baratinho.
  • Bem com ele em mãos vamos por algumas regras dele como Canon para o que queremos fazer.
  • Usar testes contra dificuldade no jogo inteiro. Esqueça os testes normais de perícia.
  • Usar dois dados para FA e FD. 
  • Usar as regras de acerto critico e acerto devastador
  • Permitir acertos críticos e devastadores para perícias.

         Bem quanto a dificuldades a testes de pericia usando o sistema de dificuldade o Manual do Defensor discuto bem sobre, vamos focar agora em como socar ... opa pera não, passar a poder usar novos dados para nossos jogos serelepes de RPG.

        Em primeiro lugar ja que vamos usar dois dados em tudo, bora dar uma nomeclatura legal para eles. Dar nomes e descrições a algo faz este algo poder se referenciar em regras muito facilmente, aprendi isso quando tentei desastrosamente aprender a programar.

        Enfim, um dos dados é o DADO BASE, este dado representa o personagem e sempre será 1D6, a menos que tu como mestre seja mais aloprado que eu, ai vai a teu gosto. A unica caracteristica de se nomear este dado assim é esta, a de que ele não muda.

        O segundo dado é o que chamamos de DADO EFEITO, que é o dado que representa o esforço externo para se gerar um efeito ou fazer uma ação no jogo, seja em perícia, uso de armas especiais ou mesmo poderes. Este dado podera sim ser manipulado, aumentado ou mesmo acrescentado em certas circunstancias. que é o que veremos agora nesta jovial matéria.

        O ato de se aumentar um Dado ou diminui-lo (de D6 para D4, de D6 para D8 por exemplo) vamos referenciar como Progressão. Se meu ataque especial fizer 1d6+1d8 +bonus de dano ele estará em progressão 1. Como o D6 é a base do sistema ele é PROGRESSÃO ZERO, e o D4 seria mais uma desvantagem representando progressão -1. Assim como somos civilizados e vamos esquecer o D20 para lá (sim padawan esqueça contenha essa gula), e progressão não abraça multiplos dados, chegamos à conclusão que temos 3 graus de progressão positiva de dados neste pequeno setup.: D8 é uma progressão, D10 duas e D12 a terceira e ultima progressão de dados. Assim podemos ver uma pequena tabelinha abaixo:

  • D4 para progressão -1
  • D6 para progressão 0
  • D8 para progressão 1
  • D10 para progressão 2
  • D12 para progressão 3

         Pronto, agora definimos as bases de regra para podermos colorir nossos jogos com todo tipo de dado (D20 não ja falei pra segurar seu dedo). A idéia na verdade é não usar este conceito nas regras e manobras basicas do jogo e sim trabalhar algumas vantagens estrategicas para usar nossos novos dadinhos. Não usar este conceito na base do sistema o deixa ainda compativel com o jogo base e fichas que usam os dadinhos magicos podem ser facilmente ajeitadas para sómente usarem d6. Agora tudo explicadinho segue o bonde:

         Vamos revisitar algumas vantagens então e acrescentar nosso grande e maravilhoso parque de diversões de Dados (ESQUEEECE ESSE NEGOCIO DE D20 EU JA FALEIIII, ops desculpa caps. =P)


ATAQUE ESPECIAL

Progressão (1 ponto, +1PM): Aumentar o dado de Efeito do Ataque especial pode parecer menos vantajoso que aumentar sua progressão direta que ja te da +2 pontos diretamente. Mas lembre-se que a progressão ja pode ser aumentada na primeira compra da vantagem o que não pode ser feito com a progressão normal do ataque especial. Vamos lembrar também que um Dado maior significa um Critico mais dificil de ser conseguido ja que o numero maximo diminui em porcentagem de ser sortedado. Estas características por si ja balanceiam o uso de dadinhos diferentes (SEM D20 PLEASE).


ATAQUES MÚLTIPLOS

Ataques múltiplos contam com uma regra especial caso queira usar os dados diferentes para FA, o jogador que possui a vantagem pode aumentar seu dado de efeito sem precisar comprar apenas pagando o valor extra de +1PM para cada progressão até a terceira (LARGA ESSE D20 AEEE P$%¨... ops foi mal).

TOQUE DE ENERGIA

Você pode pagar +1PM pra aumentar a progressão de um dos dados do ataque, aumentar outros dados precisa-se gastar este mesmo valor. Cada dado precisa ser aumentado separadamente.

GENIALIDADE

O mestre pode permitie que novos graus de genialidade possam ser acessados aumentando a progressão do Dado de Efeito toda vez que uma perícia for usada, cada progressão aumenta em um nível o tipo de dado normalmente. Caso o mestre ache muito forte, ele pode cobrar 1PM sustentado para usar a versão aprimorada.

         Outras vantagens podem ser afetadas por progressão, converse com seu mestre e veja se ele permite ou não seu uso. (AGORA POR MOR, NÃO PEÇA D20 NUNCA, NEVER, NEBAA... ops desculpe me excedi de novo =P). Mas agora vamos tratar de algo especial para usar nossos dadinhos magicos... Em ìtens Mágicoss (tá tudo bem eu nao queria o trocadilho mas ja que veio).

ÍTENS MAGICOS

         Ítens magicos podem ganhar muito com o acrecimo de progressão de dados, principalmente as amadas armas magicas, que podem ganhar e muito em variantes.

ARMAS MÁGICAS

Aprimorada (10 PEs): Progressão para armas magicas contam como um melhoramento, ou encantamento e ocupa uma das 3 vagas para poderes de uma arma feita de materia especial, cada nível de progressão exige 10 pontos de experiencia para ser usado, então uma poderosa arma magica +3 Aprimorada (D10) custaria caros 70 pontos de experiencia ou seja 7 pontos inteiros de personagem e talvez necessitaria da fortuna de um reino inteiro para ser contemplada. Caso uma arma aprimorada seja usada com um ataque especial com progressão use o maior dos dois dados envolvidos.

Destruidora (5PEs por progressão): Escolha um elemento, toda vez que esta arma causar dano e conseguir um acerto destruidor (dois valores maximos no dado), ela vai acrescentar um dado de progressão (D8, D10 ou D12) com um tipo de dano diferente da arma escolhido ao se criar a arma. Este dano não é multiplicado pelo acerto devastador.


ARMDURAS MÁGICAS

Aprimorada (10 PEs): Progressão para armaduras magicas contam como um melhoramento, ou encantamento e ocupa uma das 3 vagas para poderes de uma armadura feita de materia especial, cada nível de progressão exige 10 pontos de experiencia para ser usado. 

Protetora elemental (5PEs por progressão): Escolha um elemento, toda vez que receber dano do elemento escolhido esta armadura vai acrescentar o dado de progressão comprado. Este dado conta no acerto critico aumentando o multiplicador de defesa.


         Este ensaio é apenas uma idéia de que podemos fazer para acrescentar outros dados ao sistema, muitas outras coisas podem ser feitas usando este método. Só pelo Amor dos vint... não de todos os deuses do panteão... ESQUEÇA ESSA COISA DE D20 PLEAAAAAAAAAASE... ops me excedi. 


Arte da Capa
Artes de distruibuição









0 comentários: