O PRINCIPIO DA VERDADE NARRATIVA! E uns fiascos por ai...

julho 21, 2021 Vekariel 0 Comments

 



         No domingo, dia 18 de Julho de 2021, eu comentei sobre Wushu e o principio da verdade narrativa e como esta forma de ver o jogar o RPG mudou minha perspectiva de ver nosso hobby como mestre. E uma pessoa me perguntou como seria isto, então me deu a ideia de vir aqui conversar um pouco sobre e demonstrar como é esta ideia do diab... ops não pera, tão inovadora...


"Josh mestrando para seu grupo pede a ação de Maria....
Maria então descreve. - Joselaine, salta pela sala os pes mal tocam a mesa enquanto ela enquadra um grande chute na cara de Don Canavero, Don Canavero voa pelo ar e Joselaine ainda o atinge com um soco  com as palmas das mãos as afastando como o vento, enquanto o déspota cai como um saco de batatas no chão.

 - Jogue os dados Maria.... Maria joga e tira um valor abaixo da FD de Don Canavero, não ferindo seu alvo. Mas tudo que Maria narrou simplesmente acontece, e o Mestre completa a Narrativa...

 - O baque seco no chão do corpo do vilão teria dado a luta como encerrada, mas antes de qualquer comunicação o vilão surge em pé, o estrago do ataque não parece ter sido tão potente assim....

 - E o combate continua."


         Conheci Wushu nestas andanças interneticas, e resenhas por ai, como minha memoria me falta acredito que foi em alguma resenha ja perdida do RPGISTA.com. Saudades das épocas onde lá bombava. Minha primeira leitura foi despretensiosa, mas depois quando eu peguei aquelas duas paginas e li com mais atenção algo ascendeu em minhas ideias, e nunca mais vi o rpg como antes. 

         Minha proposta aqui é trazer um pouco deste gostinho de coisa boa para nosso bom e velho 3D&T Alpha. Wushu é um sistema para jogos de artes marciais bem no estilo clássico chinês com direito a saltos que mais parecem voos e golpes impossíveis, mas acima disso ele homenageia o cinema de ação mundial dando ao jogador a chance de fazer o impossível com nada nas mãos ou apenas dois Hashis.

         Wushu funciona com um sistema de paradas de dados parecido com os jogos da linha do Mundo das Trevas onde cada dado pode contar um sucesso para uma tarefa, mas as semelhanças terminam aqui pois a forma de adquirir dados é totalmente diferente. Wushu trata de um conceito que para mim foi inédito no rpg e é sua jogada de gênio, O "PRINCÍPIO DA VERDADE NARRATIVA".


         Basicamente o Principio da Verdade narrativa dita que tudo o que for dito pelo jogador vai acontecer exatamente na forma em que ele disse, os dados não importam aqui. Os dados vão ditar apenas se estas ações levam ou não o jogo para frente. Então quando um jogador vai fazer um teste ele não ganha parada de dados pelos atributos que possui e sim ele ganha um dado por detalhe que ele poe na cena, a mesa e o mestre podem ditar um valor máximo de detalhes que podem ser usados por ação, mas em geral o limite é da mesa e não do sistema. Assim o jogador joga um dado por detalhe e os resultados que forem um valor menor que a característica passada conta como um sucesso e quanto mais sucessos melhor para o desenvolvimento da Trama... Vamos a um exemplo...

         Jocasta tenta negociar usando sua personagem Alura sobre uma carga importantíssima para sua rainha, a jogadora descreve os detalhes da conversa sobre sua astucia ao falar da qualidade da carga e de como ela deveria receber um desconto, com um brilho nos olhos e paixão de uma verdadeira negociante o vendedor quase baba perante seu magnetismo. 
Assim Jocasta jogara (astucia/qualidade da carga/desconto/brilho nos olhos/paixão), 5 dados... o que é um detalhe ou não pode ser diferente nas mesas. Assim ela tem um valor 3 no atributo testado e nos dados ela tira 2, 4, 3, 3, 5... ela possui 3 resultados iguais ou menores ao que ela testou assim ela possui 3 sucessos e a cena prossegue como pensou.
Agora se ela tira 4, 4, 4, 5, 6... ela não obteve nenhum sucesso, o vendedor ainda maravilhado vende a carga pra ela, mas do nada aparece a guarda da cidade confiscando a carga por ser contrabando.... Entende? A ação dela foi como ela descreveu o que os dados ditam são as consequências desta ação.

         Agora vamos tentar levar este maravilhoso conceito para nossos  jogos de 3D&T Alpha sem precisar alterar demais o sistema.


PRINCÍPIO DA VERDADE NARRATIVA


         Em objetivos Wush parece muito com o 3D&T Alpha, mas para mim ele mergulha mais no sonho que o próprio defensores. Para usar o Principio da verdade narrativa em defensores, vamos tentar algumas opções.

         A primeira delas não meche nas regras, apenas deixe seu jogador decidir ação e como ela acontece, e faça os testes apenas depois de ele declarar, o sucesso ou fracasso do teste determina o que acontece depois da ação do jogador, mas a própria ação ocorre exatamente como ele descreveu. Como cada jogador tem um jeito de contar as coisas e definir o que ocorre o jogo pode ganhar um tom bem caótico, e é esta a ideia mesmo.

         Agora temos mais uma opção usando paradas de dados como é feito na regra alternativa que se encontra na pagina 1D+46 do Manual do Defensor com uma pequena adaptação:

         O jogador vai testar normal contra a característica necessária, em combate não teremos FA... ele vai ter que atacar ou com F ou PDF. O jogador vai jogar um Dado para cada detalhe que ele descrever deste até o limite que a mesa desejar, eu aconselho metade H+F ou PDF em situações normais ou F o total da soma de F+PDF, mas o valor final é livre para escolha da mesa e pode variar dentro da própria aventura. Esta opção traz a forma de se fazer testes do Wushu para o jogo, ela traz a vibração da parada de dados mas também pode aumentar em muito o tamanho das jogadas.

         As duas opções são viáveis e interessantes, mas o importante é que o jogo passa a ser influenciado de forma muito mais monstruosa pela descrição dos personagens, o que em minha visão é extremamente correto ja que o RPG é uma narrativa compartilhada e não um jogo de marionetes onde os jogadores são NPCs de luxo com escolhas parcas.


O EFEITO FIASCO

         Agora para acabar, lembrei de algo que pode apimentar mais ainda uma mesa que resolva usar este principio em suas jogadas, ela vem do jogo Fiasco publicado aqui no Brasil pela RetroPunk, um jogo que aconselho a todos jogarem pelo menos uma vez na vida. Fiasco traz a experiência de se viver aqueles filmes de furada, tipo roubos ou outras situações que vemos muitas vezes nas seções da tarde ou telas quentes da vida. É um jogo sobre gente fudida fazendo coisas fudidas e se fudendo no final. O jogo se baseia em como as pessoas vão se fuder no final, aconselho muito.

         Mas nosso objetivo aqui é uma mecânica especifica de Fiasco, em Fiasco quando tu vai fazer uma ação os dados não sao jogados, na verdade o jogador tem que escolher entre NARRAR o que aconteceu ou se a AÇÃO teve sucesso, ele só pode escolher uma e a outra é definida pela mesa. Ai o jogo impõe um dilema, porque o jogo incentiva a todos sacanearem uns aos outros, ou seja, se tu decide o sucesso a forma de consegui-lo pode ser bem vexatória, mas se escolhe narrar pode ser que a mesa vete com um belo fracasso.

         Então em 3D&T usando o PRINCÍPIO DA VERDADE NARRATIVA, esta ideia pode botar pimenta em um jogo mais divertido que pode render inúmeras risadas e funciona assim:


         Toda vez que o jogador for definir sua ação ele deve escolher entre NARRAR COMO AS COISAS ACONTECEM ou definir SE TUDO DEU CERTO OU NÃO.... os outros jogadores e mestres sempre vão ficar com o que sobrar da escolha. Veja bem independente de dar certo ou não os dados são jogados para se definir as consequências, se os dados passam no teste as consequências sao boas e se não passam a ação trará problemas. Mas assim as ações passam a ser muito mas muito mais caóticas trazendo situações insólitas e malucas o que pode ser o ideal para muitas aventuras, mas não tão procuradas por outras. Fica novamente aqui o bom senso da mesa pra definir o uso destas regras.


         Com estas opções a mesa de jogo pode ter uma experiência completa do PRINCÍPIO DA VERDADE NARRATIVA e o que pode trazer com eles, eu aconselho tentar jogar assim pelo menos algumas vezes. É uma experiência riquíssima e muito recompensadora e pode fazer você rever a forma que enxerga o rpg. Também é importante e legal tentar jogar Wushu e Fiasco para provar estas regras em sua essência, Fiasco pode ser encontrado facilmente na retropunk em pdf por efêmeros 12 reais. O Wushu por ser mais velho é um pouco mais difícil, mas eu vou disponibilizar aqui no fim da matéria um link para o PDF do SDR dele, que por acaso é uma licença livre pra se desenvolver jogos para ele inclusive.

         Sempre acreditei que o jogador precisa ter poder de escolha e influenciar de forma mais visível a história, e depois que conheci estas duas perolas minha percepção sobre esta metodologia de jogo apenas ganhou força. Quebrar as correntes de controle e deixar o caos agir pode fazer maravilhas para a vida e saúde mental de muitos mestres, ou arrebenta-la de vez... hehehehehe... 

         Espero muito que gostem do ensaio e possam levar um pouco mais de escolhas e caos para suas mesas ou mesmo procurar mais sobre estes jogos maravilhosos. Lembrem-se não existe jeito certo de jogar RPG mas a gente vai inventando as formas de nos divertir...


Wushu – A Antiga arte do RPG de Ação



Arte da Postagem
Divulgação

0 comentários: