ESCALAS, QUAL ESCOLHER? (BAIT MASTER)

setembro 04, 2021 Vekariel 1 Comments



 

UMA BRIGA DE TITÃS

          Não é segredo para ninguém que eu não curti as novas regras de Escala para o novo 3D&T Victory, mas agora vamos falar mais um pouco sobre e saber se realmente eu gostei ou não? Então tira as sandalias que agora entras em terreno sagrado...


        " Toreto havia acabado de transformar sua Dragster no Dragster Mor, um Mecha caçador de Tormentas com uma Trombeta do capeta, quando leva uma paulada de chifre de Dragão ancião e titubeia, seus pes quase pisam em cima de Tony Cruiser, o Vingador dos Poderes que sempre luta usando sua super capacidade de correr, sim ele batia tao rapido e corria tao rapido que se gravasse um filme não usaria um duble....
Cruise da uns Gritos e Toreto acena quando levanta com sua maquina e somente dispara uma massiva onda de energia com seu canhão VELOZ E FURIOSO."

          As regras de Escala irão mudar na nova fase do Defensores de Tóquio Terceira Edição o Victory, talvez das mudanças de regra esta seja a mais diferente de todas. Não é segredo algum para ninguém que eu não curti o uso deste tipo de regra para escalas em geral. Mas o que eu não comentei é que as regras de escala do Victory são sim interessantissimas para acrescimo de poder, eu só não gosto na questão de escala pra tudo.

         Um dos motivos de eu nao gostar é primeiro que o acumulo de dados apesar de ser interessante não seria talvez o bastante para mostrar a diferença entre pessoas a pé e Mechas, que para mim é o ponto mais fraco destas regras, não me leve a mal eu sei que a diferença pode ser enorme, mas minhas experiencia com outros sistemas e jogadores que não decuplicam valores é que na maioria das vezes não é o bastante. Então eu parei para pensar, e demorei um mes pensando ate chegar na ideia...


         E se existir dois tipos de  Escalas para o 3D&T e se pudermos usar elas simultaneamente ou podermos escolher sobre qual usar? Então pensei, gente que ideia genial entao bora aqui desenvolver um pouco a ideia...

         Em primeiro ponto vamos nomear nossas Escalas para poder trabalhar com elas de forma mais facil, não precisamos pensar muito para chegarmos nos melhores nomes. A partir daqui teremos duas escalas no Defensores de Tóquio. A ESCALA ALPHA  e a ESCALA VICTORY. 

         Vamos agora dar uma olhadinha nos dois aplicados em nosso amado 3D&T Alpha, eu pretendo assim que o Victory for lançado também adaptar estes dois bonitinhos para o sistema novo, mas antes não sabemos nem se a ESCALA VICTORY vai passar da forma que esta.


ESCALA ALPHA

         Escala Alpha é a escala conhecida nos dias de hoje e mantem as mesmas regras, Com seus 4 niveis, NIGEN, SUGOI, KIODAI e KAMI. Onde sempre que duas escalas diferentes entram em confronto todo dano que ultrapassar a FD do adversario é multiplicado por 10.
         As regras normais de escala não mudam e podem ser encontradas nos manuais basicos do defensores Alpha. As regras de choque de energia também continuam as mesmas e nao vamos entrar em detalhes aqui. 
         Sobre a escala alpha eu quero falar mais sobre seus usos. Os numeros aqui sao muito mais brutais em choque, valores decuplicados  sao custosos para serem resistidos e uma pessoa de escala menor so vai conseguir sobreviver com sorte e muito preparo.
         Eu aconselho o uso de escalas Alpha em historias que envolvam Mechas e as diferenças do heroi a pe e o Mecha precisam de uma diferença muito grande e o mestre não quer construir mechas com numeros enormes. A escala é simples, sempre que se encontrar um Mecha ou criatura Sugoi é so multiplicar qualquer dano por x10 e pronto. Divindades também podem ocupar muito bem estas escalas assim como criaturas e entidades cosmicas.

ESCALA VICTORY

         A nova escala trazida pelas materias da nova edição do jogo. A escala Victory se baseia em somar dados enquanto a escala evolui chegando a verdadeiras baldadas de Dados. Apesar de ver um futuro para este tipo de progressão eu não gosto dela para criaturas geigantescas e series de Mechas, por esta causa eu ja havia descartado o uso deste tipo de Escala, mas pensei melhor e chegamos aqui a esta matéria.
         A Escala Victory trabalha com Dados de Escala, e cada vez que um personagem sobe de escala por qualquer motivo ele atinge um novo Degrau de escala que são... (Bem deixa eu dar um disclaimer aqui, eu usei nomes ocidentais para as Victory e os tradicionais Orientais para as Alpha para poder separar melhor, por favor não me condenem hehe)...

ESCALA COMUM (0-4 pontos, pessoas normais e coadjuvantes)
ESCALA HERÓICAS (5-25 pontos, a maioria dos heróis no Alpha ou seja a base do jogo)
ESCALA ÉPICAS (26-50 pontos, Heróis muito experientes e poderosos)
ESCALA LENDÁRIAS (51-100 pontos, Seres planetarios e das mais distantes lendas)

         Estas escalas trabalham com um modelo de regua onde a ESCALA HERÓICA fica ao meio e as outras distribuidas com a comum a esquerda e as outras subindo ao direita... Cada Escala de diferença acrescenta 2D para a FA ou FD em suas jogadas, estas jogadas também afetam teses de perícias. Uma sacada legal é que o mestre pode usar uma evolução de meia escala dando apenas um Dado de evolução. para a escala Victory funcionar bem, eu aconselho o mestre usar as regras de Teste sempre contra a dificuldade (Manual do Defensor), e a proposta do Victory onde as Perícias ao inves de darem +4 ao teste, somarem 1D sempre que forem testadas. Aconselho que desta forma use as pericias Combate e Misticismo do Manual do Defensor e quem não tiver esas pericias atacam com apenas 1D na FA para combates fisicos e de magia respectivamente.

         Algumas formas criativas de se usar a Escala Victory:

Transformar Ataques Especiais avançados: Para cada +7 de dano do avanço de um Ataque Especial permita que o jogador troque por +2D e avance uma escala no dano, caso queira usar meia escala permita que +4 seja trocado por 1D. Uma coisa a ser lembrada é que um dado contrario de Escala contraria como na FD deve cancelar um dado de Ataque ate que dois personagens com ataques na mesma escala não tenham diferença em seus danos.

Poder oculto de Escala: Ao invés de acumular poder oculto para aumentar algum atributo o jogador pode querer acumular os pontos e trocar por meia escala (5 pontos) ou uma escala completa (10 pontos), o mestre define se este uso pode aumentar mais aidna as escalas ou subir apenas uma. Outras regras continuam as mesmas.

Estes foram apenas dois exemplos de uso da escala Victory, é uma escala muito mais facil de ser aplicada a usos de pericias e aqueles aumentos de poderes vistos em anime, isso eu devo admitir, é uma regra muito maleavel que permite adaptar muita coisa. Por isto resolvi dar uma segunda chance.

E aqui chego ao final deste pequeno ensaio. Meu objetivo aqui é mostrar que podemos sim tirar proveito ate mesmo de regras que não gostamos de sairda. Eu gosto muito da forma que foi apresentado aqui, usar as duas escalas nos da chance de termos duas evoluções correndo em paralelo... heróis hiper poderosos coma  ESCALA VICTORY. Agora caso precisemos de um choque de titans impossiveis e nao quero confundir com a jogada de 300 dados para uma batalha de Mechas enquanto os cavaleiros cosmicos tretam ao lado jogando seus 2D de diferença de escalas, vamos de ESCALA ALPHA que pode ser chamada também de ESCALA MECHA. Assim para mim tudo cheira mais gostoso e com mais opções. 

Agora eu dou uma certeza, quando o Victory sair eu adapto a ESCALA ALPHA para o 3D&T VICTORY com detalhes e regras de uso. 

Abraços de asas nas almas de todos.


Arte da Publicação
Artes de Divulgação






Um comentário:

  1. Curti! No meu caso, estava pensando em chamar a Escala Alpha de Escala de Tamanho e a Victory de Escala de Poder, reduzindo para apenas +1d por escala superior, além de +1d pela Perícia. Obrigadão pela ideia para Poder Oculto. Achei excelente!

    ResponderExcluir