NÍVEL DE PODER É TUDO!

dezembro 03, 2021 Vekariel 0 Comments

 


 Se existe algo que eu ja bati na balança tantas vezes, e que continuo batendo é sobre o NP. Todo novato do sistema que eu conheço que tem duvidas normalmente questiona o Nível de Poder do jogo como se fosse um problema. Bem estamos falando de Mutantes e Malfeitores, e NP não é um problema ele é um coração para o jogo, então como todo bom coração ele deve ser muito discuto, então vamos lá novamente...


Mariana estava sangrando, mas não era pouco, as gotas vermelhas estavam a cegando, mas ela sorria, ela sorria muito. Sua inseparavel Sangrenta, a Longa Espada Vermelha que grita ao ser usada estava ali riste a sua frente. Ela finalmente descobrira alguem para defender, e ninguém passaria por ela para pegar a pequena Sam. Ningúem, nem que ela precisasse vencer todo aquele pequeno exercito. Mesmo que para isto precisasse quebrar TODOS OS LIMITES DE PODER, mesmo que isso a levasse a morte… 

Mariana estava sangrando, mas ela sorria, sorria muito…


Quando falo em Mutantes e MALFEITORES como sistema generico talvez seja este o assunto em qu eu mais esbarro. MM tem um sistema de equilíbrio chamado Nível de Poder, que é um teto em que nenhum poder de dano ou defesa podem passar. Muitos jogadores novatos do sistema esbarram nel né tentam elimina lo de todas as formas.

Já falamos aqui quase a exaustão sobre sua importância mas vamos lá dar umas ideias para jogos fora do super heróis clássico.


Primeiro ponto, as regras de NP foram feitas pensando em cenários de supera clássicos. Eu aconselho para a mesa manter ou jogar pelo menos algumas formas assim principalmente usando o NP 10. Jogos de heróis usam o total da campanha o tempo todo, seus personagens estão sempre Full charge. Lembre se deste conceito, vamos precisar dele futuramente.


NP 10 É O FIEL DA BALANÇA


Continuando o raciocínio ali de cima, aqui vemos que o NP 10 eh a base de tudo no jogo, ele foi totalmente pensado para jogos neste nível de poder.  Pensando nas variações de dificuldade mais incentivadas do jogo sendo +2 e +5, chegamos em mais uns pensamentos interessantes abaixo. Mas a primeira coisa é Mutantes e MALFEITORES é um jogo de NP10.


Agora pensando no que eu falei ali em cima sobre variações preferiveis de nível de dificuldades podemos fazer uma reguinha de NP pondo o 10 noeio. Assim teríamos a seguinte variação:

NP 5,  NP8, NP10, NP12, NP15.

BEM vamos então tomar estás variações como as principais no jogo. Tudo será pensado em cima da ideia de +2 e +5.


Um ponto mais meu mesmo eh a pontuação por NP, apesar do jogo não deixar aclaro como é deixado na segunda edição a pontuação de NP é mais uma sugestão a uma imposição.  Aqui neste parágrafo, a sugestão então é totalmente minha. Vamos trabalhar com 3 níveis de pontuação. CIDADAOS 10 PTOS. por nível de poder. HERÓICA 15 PONTOS por Nível de Poder e ELITE 20 PTOS. por Nivel de poder. Se cruzarmos estes dois conceitos somente aí o jogo nos entrega 15 estilos de campanha diferentes sem precisar ficar em nada no sistema.


Mas agora bora focar no que importa mesmo. Lembra ali em cima que eu falei que o sistema trabalha no seu limite máximo sempre? 

Entao, aqui vive nosso pulo do gato. A maioria de outros temas não funcionam assim e tem limite de capacidade de dano bem abertos porque eles não deixam este limite escancarado. Mas ele existe, só que agora bora focar no MM. Como eu disse limite máximo. Se voltarmos no maravilhoso MECHA & MANGA, ele nos apresenta um conceito de NP múltiplo para jogos como Mecha onde os robozoes possuem NP muito maior que os personagens. Saca o que eu digo? Usar está variação mata as principais reclamações só sistema onde surtos de poder ou buffs são absurdamente raros. Mas muito comuns em outros jogos de outras temáticas.


BRINCAR COM MULTIPLOS NPS ABRE O MULTIVERSO DOS JOGOS GENÉRICOS.


Está é a verdade que ninguem comenta ou conta. O pulo do gato é a mesa conversar e combinar um padrão para o jogo.

Defina um NP máximo que é o NP da campanha, e outro NP menor que onde os jogadores operam, depois defina como os jogadores conseguem usar poderes do no máximo ou atingilo de alguma forma como:

  • Somente com equipamentos,
  • Somente esforço heróico, 
  • Mechas, 
  • Buffs, 
  • Uma exigência em certas falhas,
  • Somente com o tempo evoluindo.

O uma combinação delas e depois do combinado o jogo deve seguir está padrão para todos até mesmo para npcs. Isso dá consistência só jogo. E caso a mesa quiser dá para se trabalhar múltiplas camadas de NP até o máximo estipulado e mesmo está maxo pode mudar com o tempo, as possibilidades são absurdamente infinitas.


Mas tenha cuidado e bom senso também, trabalhar com múltiplas camadas de NP adciona mais complexidade ao jogo podendo tornar ele mais moroso. Cabe mesa se vale a pena o investe tô ou o uso de um RPG mais apropriado ao tema pretendido.


Bem misturando somente as ideias encontradas aqui temos uma variedade absurda de opções para temas diversos fora os supera tradicionais. E olhe que este é apenas um ensaio arranhando o assunto, cabe a sua mesa decidir o quão afundo vocês querem ir neste oceano.


Arte da Publicação

Artes de Divulgação, Dragonlance e Millarworld


0 comentários: