OS CLIMAS DE CAPELA! O QUE É CAPELA?
Ando muito recluso de escrever sobre Capela, mas quero aproveitar hoje pra tentar começar a botar o projeto realmente em andamento. Então vamos voltar a uma parte basica do cenário. O que realmente é Capela? Qual o clima de jogo? O que eu procuro?
O combate ja se tornara um fardo pesado, o que antes se resumia a sorrisos e provações leves agora era sangue e fuligem no meio da carnificina do exercito inimigo. Ela tinha certeza que sobreviveriam, por ela veio e os chamou, mas agora com tanto sangue e morticínio ela nunca se perdoaria. Nunca mais deixaria sua guarda e a guarda aos outros em segundo plano.
Em seu mais profundo pensamento ela ora por ele, chama seu escudo e usa sua poderosa chave... A poderosa Alexander aparece a sua frente, a fortaleza viva varre os bonecos de carne remanescentes do império dos horrores, Natalia havia conquistado sua vitoria. Mas o gosto se parecia mais com o Fel da morte por pantano, que os louros cantados por aqueles que perdera naquele dia.
Primeiramente, Capela é um jogo de Altissima Fantasia com toques de Cyberpunk que eu to produzindo para narrar usando exclusivamente o Mutantes e Malfeitores 3e. A idéia é que o jogo siga os paramentros da franquia Final Fantasy da Square, mesmo porque eu o considero um Final Fantasy.
Em Capela os jogadores sao personagens de fantasia (não ponho medieval porque não é acurado as pessoas falam medieval apenas por costumes) em um mundo castigado por uma nação Monoteista que acredita em sua crença de Ordem e não tem tolerancia a herois ou pessoas que se opoem a suas visões. Mas além disso os herois de capela sao muito mais parecidos com personagens de Videogame e Supers com skins de fantasia. Em capela ser um aventureiro é o equivalente praticamente a ser um super. Aventureiros evoluem suas capacidades a niveis incriveis e lutam pela liberdade final de seu planeta.
Em Capela usamos as regras basicas do M&M, claro com algumas adições e restriçoes escolhidas em mesa para mudar o gosto do jogo e localizar sua jogabilidade mais proximas às peculiaridades de um Final Fantasy.
Em Capela temos Cid, temos Chocobo, Temos algo parecido com materias, temos Invocações, Temos herois hiper personalizados e estilos unicos. Em capela temos mapas de relacionamentos, temos complicações proprias. Em Capela usaremos a regra de NPs multiplos do Mecha e Manga, na verdade Capela pretende beber fundo nos textos do MeMa que para mim é um dos melhores suplementos ja lançados em portugues.
Em Capelas coisas como Raça (Herança de Sangue), Classe (Job Souls, ou Almas de Job) e Equipamentos (Artefatos, Tiers e Reliqueas), dominam a narrativa e determinam os poderes dos personagens, suas decisões morais e momentos na historia determinam a economia de pontos heroicos (sim economia, aqui pontos heroicos sao moeda de troca de metagame).
Em capala cumprir seu legado significa evoluir e se tornar diferente, é ver o futuro com um surriso mesmo com o nervosismo de saber tão pouco...
Estou retomando Capela e espero te encontrar la. Além das materias de cenario em si pretendo trazer materias de mecanicas que vou tomar nojogo para que vocês também possam aproveitar em suas mesas.
Arte da Publicação
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