SUSTENTANDO O SUSTENTADO!

dezembro 10, 2021 Vekariel 0 Comments


        

         Já que estamos falando de sistema, e estamos brincando com recursos eu tirei um tempinho pra vir aqui falar sobre e dar opções de uma regra de magia que sempre achei esquisita e torci o nariz. Vamos falar de poderes e magia sustentada e pra mim a maior bizarrice a SUSTENTADA POR TURNO.


         Mas como assim Gio diriam uns, porque vai falar sobre? Bem gafanhoto vamos la...  A regra de sustentado esta no sistema a muito tempo desde que o 3DeT se ve como 3DeT. Sério a  ideia de travar os pontos ali e só poder recuperar a hora que liberar o poder como sempre não é uma invenção do 3DeT mas casou bem com a simplicidade do sistema, realmente eu gosto.

Mas Mas Mas cade a treta então?


Ahhh jovem padawan, agora eu vou te explicar o que me irrita neste sistema. 

         Como sabemos existem poderes que sao meio que considerados muito fortes para serem sustentados indefinidamente, então nossos amados autores criaram a variaçao. SUSTENTADO POR TURNO, tudo bem ter um gasto de pm por rodada, ta bom, mas ai tu vai olhar a maioria das magias e elas GASTAM O MESMO VALOR DE SEREM INVOCADAS PARA SEREM SUSTENTADAS. Poxa mano, se tu gasta o mesmo valor... TU NÃO TA SUSTENTANDO NADA ESTA RECASTANDO TUDO, gente isso me irrita porque não faz sentido, fala direto que sao poderes de uso de um turno que se o cara quiser ele invoca ele de novo.

         A coisa se torna mais bizarra em histórias de super heróis, onde se presume que os personagens tem um acesso muito maior a seus poderes e os usa muito mais vezes que em um medieval comum.

         Aqui mora outro problema no 3Det Alpha, todas as escolhas do sistema foram feitas pensando em um cenario medieval D20tesco, Tormenta sendo mais especifico. Com esta ideia mesmo tentando encaixar o jogo como um jogo genérico pra tudo de anime, O JOGO TEM RESTRIÇÕES DEMAIS para caber em um jogo que abraça tudo. E boa parte DESTAS RESTRIÇÕES são para casar o jogo com uma fantasia medieval de D20.

         Só que este modelo de design ARREBENTA com outras pretenções de cenário, e o tal do sustentado por turno pagando o mesmo preço da invocação, somando com pontos de magia que o cara precisa de DORMIR EM UMA FUCKING TABERNA acaba de DETONAR ideias de lutas demoradas, com varias reviravoltas no mesmo cenario, onde as forças e poderes dos personagens não irão se esvair nas primeiras rodadas.

         Outro problema é que restrições como esta criam jogadores contidos e controlados em cenários onde a maiorias das histórias ODEIAM PERSONAGENS CONTIDOS. Sério em um jogo onde o Shonen deveria ser a principal pegada chega a ser irônico o sistema ficar segurando a ação dificultando o uso e gasto do principal recursos de poderes, no caso os PMs.

         Então depois deste pequeno protesto vamos dar uma olhada em variações para dar uma vida a estes ultimos meses de vida do Alpha (mentira eu sei que o Alpha não vai morrer como nenhum defensores morreu kkkk). O que eu proponho é que tenhamos formas mais legais e brandas de lidar com sustentados sem torna-los poderes INVOCADOS A CADA TURNO.

SEM TURNOS, APENAS SUSTENTADOS
         Esta é a versão mais seca e vai direto para as origens do sistema. Retire as exigências de sustentado por turno, você somente gasta os PMs e o poder fica la até tu resgatar estes PMs. Veja enquanto estes pontos estiverem sendo usados pra sustentar a magia nenhuma forma de recuperação de PMs pode traze-los de volta. Assim simplificamos novamente o sistema mas alguns poderes realmente podem dar uma dor de cabeça anormal ao mestre. Caso ele prefira também pode usar a variação destes pontos poderem ser sustentados até o final da cena, ou do Ato (já discutimos isso mas um ATO é mais ou menos um dia). Outras restrições podem ser usadas aqui.

MAGIA DE MANUTENÇAO, UMA FRAÇÃO POR TURNO
         Aqui proponho algo que faz mais sentido, se o poder vai ser sustentado o valor de manutenção dele tem que ser mais barato que o valor de invocação, principalmente para incentivar o cara a não entrar e sair do poder toda hora. Assim o poder tem o mesmo custo para ser invocado mas ele custa menos por turno para ser sustentado. Algo como 2 pm a menos, ou metade do custo ou mesmo 1 PM por turno, ai depende muito da historia a ser contada e da magia ou poder em especifico. O importante é que ele tenha um custo menor. Como na opção acima cada caso deve ser estudado em separado pois pode causar problemas.

MAGIA DE INVESTIMENTO, TRANCA OS TURNOS
         Nesta opção o jogador já define quantas rodadas ele quer a magia e ja paga o total de pontos de magia para todos os turnos em que ela ficará ligada. Caso seja usado espero que o custo extra seja menor que o custo da própria magia, ou o problema de gastos exagerados ainda é grande. A vantagem deste uso é que quando ele esta em efeito a magia pode ser recuperada normal.

CONCENTRAR PARA GERAR TEMPO, O METODO GOKU
         Nesta opção você deve ficar parado como a forma em que invocávamos poder oculto reunindo as energias para a magia sustentada. Para cada rodada gasta concentrando duas poderão ser usadas com a magia. Caso este método seja usado ele substitui o gasto extra da magia. O mago não pode sofrer dano como em poder oculto, ou ele perde todo o tempo que foi esperado. Uma variante também é o tempo necessario ser o custo da magia, ou uma fração disto.

         Estas opçoes ja permitem tantas variações que da pra ficar algum tempo brincando com isto. Mas o importante é botar na roda da conversa este que é um dos problemas da magia no 3DeT. Alguns poderes sustentados como força magica não deveriam ter custo por turno, mas isso ai deveriamos discutir caso a caso, talvez outro dia revisemos as proprias magias.




Arte da Publicação!
Divulgação dos animes Magic-kyun Renaissance e Arte autoral (anime magic)


0 comentários: