ATRIBUTOS e M&M
Você tem a mesma sensação que eu ao jogar jogos feitos por pontos sem poderes? Voce acha que é tudo igual demais? Que falta algo? Bem vamos falar um pouco mais a fundo aqui...
Se tem um detalhe em jogos voltados a super heróis e a maioria de jogos feitos por pontos, que me salta aos olhos de forma muito negativa, é que quando uma ficha não possui poderes ou vantagens exóticas ela acaba ficando muito parecida com outras fichas por aí.
Mutantes e Malfeitores não escapa desse problema. Na verdade ele mergulha de cabeça já que sua lista de perícias escolhe por ser mais enxuta e suas vantagens podem ser muito específicas.
Mas estava eu observando o material traduzido pela nossa turma e ao olhar o ótimo kit do Mestre traduzido pelo Lord Thiago Miami.
O kit do mestre traz um material para se gerar personagens instantâneos. Ele trabalha com um esquema de atributos tematicos, que são conjuntos de vantagens e perícias que fazem sentido juntas. Uma ideia bem básica até mas que faz um sentido absurdo no final. Depois de gerar um bom tanto de fichas, porque gerar fichas aleatórias é muito divertido, pensei eu com meus botões… ué porque não fazemos isso no próprio jogo?
ATRIBUTOS
Para isto vamos pensar nas regras de estilos de luta da segunda edição e que aparece aqui na 3e também no manual do narrador. Pela regra de estilos você escolhe entre 6 e 12 vantagens de combate para formar um estilo de luta, como por exemplo:
Kung-Fu - Ataque poderoso, Ataque imprudente, Esquiva sobrenatural
Aqui juntamos 3 vantagens de combate em um conjunto de Kung Fu deixando claro que o personagem sabe Kung-Fu. Em termos de regra Kung Fu é um descritor válido para ser alvo de efeitos como imunidades e complicações.
O pulo do Gato é expandir este conceito de gruppos temáticos para todas as vantagens e perícias do jogo. Vamos chama-los de Atributo. Um Atributosignifica agrupar vantagens e perícias que façam sentido juntas na definição do personagem e dar um descritor para elas.
Vamos ver alguns exemplos:
BARAO DAD RUAS
Contatos, Bem Informado
DETETIVE FORENSE
Percepção, investigação, especialidade: laboratório criminal
SORTUDO
Sorte de principiante, Esquiva sobrenatural, evasão.
Inclusive esta ideia para a construção de fichas ajuda muito a definir a profissão do personagem e valoriza ainda mais coisas simples de suas vidas. Quando voce faz sua lista de perícias por exemplo é meio ruim de se observar apenas com aquela lista sozinha de onde vieram estes conhecimentos e o que diferencia um atleta olimpico de um policial bem treinado tirando as graduações.
Se de repente dois personagens com tratamento possuem Atributos diferentes com a pericia, um sendo um enfermeiro treinado e o outro apenas aprendeu a se virar nas ruas nos passamos a ter caracteristicas bem diferentes sem precisar de efeitos para elas. E com essa chegamos a outro ponto importante do MeM.
VALORIZE SEUS DESCRITORES
Eu bato no mesmo ponto sempre e vou continuar batendo, não é uma ou duas vezes que vejo as pessoas menos prezando os descritores do jogo falando coisas como essas… Áh então é só descrição, vamo ter que nos virar inventando. Não cara não é só descrição é a ligação fundamental entre o faz de conta e as regras.
Descritores sao regras cheias e totalmente condicionadas ao jogo e devem ser levados a serio, eles que diferenciam dois Danos iguais e devem ser tratados diferentes. Em outros jogos descritores sao usados a rodo com suas regras mas não nos permitem tanta liberdade ao cria-los. Vide D&D que dizia que dois tipos não se acumulavam, eram descritores.
O que trazemos aqui é usar esta liberdade de descritores para fazer pequenos grupos de vantagens e perícias para assim personalizarmos e deixarmos o jogo ainda mais interessante e personalizado.
Então os exemplos acima demonstram com exatidão o que eu quero dizer. Sozinhos estás vantagens e perícias não diz muito. Mas quando eu agrupo elas e escrevo um título eles passam a ter uma origem e um porque tornando o personagem mais original e diferente do que seria ao se fazer tradicional.
Está técnica também pode ser usada para se criar um personagem de MeM quando a gente não consegue ter acesso ao livro.
Apenas construa o personagem com as características básicas e defesas escolhidas e ao chegar nas vantagens defina dois ou três temas para cada um, e quando se puder usar o livro o personagem já vai ser um conceito bem mais definido e fácil de terminar.
Caso ainda queira, de um conceito ao tema escrevendo algumas poucas linhas em cada um. Eu digo de tudo que o kit do mestre trouxe o conceito de temas foi a ferramenta mais poderosa para se dar mais individualidade a personagens sem poderes.
Mas e o mestre , tu me pergunta o pequeno padawan. Bem temas agem como descritores como falamos muito ali em cima, então mesmo que seu mestre não queira usá-los como regra eles ainda podem estar lá para te dar um norte interpretativo. Apesar que não vejo o porquê de não se usar estás regras ostensivamente em mesa.
Na verdade vou mais longe ainda falando que este conceito de descritor tema pode ser usado em tudo na aventura para personaliza-la de formas absurdas, mas este é tema para outra matéria.
O importante mesmo é que tenha a melhor experiência com seu personagem e ele seja único diferente de outros com valores próximos aos teus.
Arte da Publicação
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