UMA DECLARAÇÃO DE AMOR AO FIM DOS DRAGÕES!
Sabe, conheci o Guild Wars 2 em uma época que eu estava no auge de jogar World of Warcraft. Foi inclusive com o vídeo de um cara muito polemico que eu não sou muito fã então nem irie citar aqui. Mas enfim. fiquei curioso com a ideia de armas que trocam a jogabilidade e outros detalhes do vídeo.
Na época não existiam expansões, tínhamos que comprar o jogo em dólar mesmo, nem representante aqui tinha. Comprei de um site destes que vendem gema morrendo de medo de dar ruim, isto foi a oito anos atras.
Foi amor a primeira vista, eu não imaginava que o jogo contava história da forma que conta. Meu personagem assumindo protagonismo e ainda tendo voz? Pela primeira vez em um MMO eu realmente me senti fazendo parte de algo que ocorria… eu era o comander, eu era a narrativa.
Isso é uma ferramenta poderosa demais que vi sendo bem explorada primeiro no GW2, anos depois eu veria outro exemplo maravilhoso disso no estupendo FF XIV.
A Living story do GW2 é um tesouro precioso que o jogo tem, ela veio mudando com o passar dos tempos até o modelo que temos hoje. Que eu achei uma vitória maravilhosa e algo muito único do nosso jogo. História em capitulo com todas as mini instancias rejogáveis. Que é algo que eu sempre critiquei em outros MMOs, que se eu quisesse reviver certa parte da historia so poderia fazendo um ALT.
Bem não vou fazer um resumo da historia do jogo porque é muito fácil de se achar na internet inclusive com legendas, traduzido e gente falando em português. Meu ponto aqui é falar da minha visão de nossa ultima expansão a EoD!
Uma visão de amor e dedicação. Sim é isso que eu vejo em EoD. Passamos por momentos de dificuldade monstro no planeta, pandemia se expandindo e crises nos vários mercados. EoD sofreu com os problemas socio econômicos atuais, sofreu bastante pelo que vimos no decorrer da Living World passada e o que vimos na Icebrood Saga, vimos que tinha mais a se fazer em termos de historia, mas vimos capítulos sem voz, pedidos de desculpas emocionados e pudemos voltar depois que as coisas melhoraram e revisitar os tao amados personagens.
Ai chego em End of Dragons. Eu não dava muito pela expansão em si, esperava as elites para fechar o pacote com 3 elites por profissão o que eu acho redondinho. Mas fui arrebatado e pego de surpresa por um detalhe.
Primeiro os mapas, eu sou apaixonado por mapas fantásticos orientais e andar pelos mapas do EoD é de tirar o folego, a arte do jogo é espetacular e em alguns detalhes me deixaram perdido olhando por hora.
Do mapa de início o Seitung province, com seu oriental clássico que me conquistou de entrada… passando por New Kaineng City que é a surpresa mais maravilhosa que eu tive até Echowald Woods com seu Goticismo beirando o emocional até o Mar de Jade que só pelo peso histórico ja é fabuloso.
Um parágrafo em especial devo falar sobre Nova Kaineng City. A ousadia de se fazer uma Metrópole Cyberpunk em um mundo de fantasia e transforma-la em um mapa funcional com desafios e tudo que um mapa precisa é digna de palmas, só este mapa ja vale a expansão inteira. Eu subo aqueles predios e fico bobo olhando todo o conteudo, os predios a desiguildade na cidade so andar por ela a historia ja grita em meus olhos.
Mas além do conteúdo de mapas eu deixei a parte que mais me deixou maravilhado. A história contada em EnD of Dragons. Eu tinha medo do peso que eles carregavam de terminar os contos dos Elders Dragons e isso virar só mais uma corrida armamentista para se matar o próximo Dragão. E que prazer eu estar completamente errado.
A história contada aqui me lembra um conto Noir com investigações e quebras de expectativas maravilhosas, risadas e muita mas muita lagrima, aqui a expansão brilha com força… onde é a GRANDE FORÇA DE GW2, contar histórias.
Sem entrar em spoilers, um Voice Act que a muito não vejo no jogo, apesar do aproveitamento de dubladores as vezes dar um ar de estranheza, TAIMII falo de voce.
Mas a história te torce no meio, com pequenos detalhes e conversas… o que eu posso falar que é uma historia intimista, fizeram o dever de casa… ao invés de extrapolar o universo olharam pra dentro dos personagens e o que vimos foi maravilhoso.
Mesmo o jogo não trazendo tanto conteudo para as opçoes mais hardcore do jogo como raids, trazendo apenas algumas Strike o principal objetivo de GW2, que é trazer mapas vivos que conversam contigo e uma História que te tira lagrimas foi cumprido com uma MAESTRIA que a muito eu não via.
Chego a dizer que me conectei mais com EoD por conta da história que com PoF e HoT, apesar de adorar elas também e entender que é por causa delas que temos esta finalização abissalmente maravilhosa.
Arte da Capa
Arte de Divulgação
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